Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

UNESCO envia missão para avaliar sítio arqueológico no Iraque

Site arqueológico de Nimrud, no Iraque. Foto: UNESCO

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) enviou na semana passada uma missão de especialistas para inspecionar os sítios arqueológicos de Nimrud, no Iraque.

A área, que fica no estado de Níneve, sofreu danos e destruições causados pelos terroristas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ISIL, também chamado de Daesh em árabe.

Em comunicado, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, afirmou que os locais arqueológicos “foram destruídos de forma sistemática, deliberada e em larga escala” nos últimos dois anos.

A agência da ONU prometeu trabalhar em conjunto com as autoridades iraquianas para garantir a salvaguarda das esculturas que restaram e iniciar a recuperação da área.

Bokova disse que “isso é importante para o povo iraquiano, para a segurança e estabilidade da região e para a história da humanidade”. A missão busca identificar também medidas de emergência para proteger e evitar mais perdas arqueológicas em Nínive.

As ações para salvaguardar o material e de recuperação de longo prazo vão ser apresentadas pela agência da ONU e debatidas com o governo iraquiano e parceiros nacionais e internacionais numa reunião marcada para fevereiro do ano que vem, em Paris.

Nimrud, também conhecido com Kalhu, é um dos principais sítios arqueológicos do período assírio no Iraque, estabelecido no século 13 a.C. A cidade foi criada entre os anos 1274 e 1245. As escavações arqueológicas começaram em 1845, sendo descobertos palácios, templos e várias tumbas reais.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

UNESCO envia missão para avaliar sítio arqueológico no Iraque

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×