Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Países se comprometem a doar US$ 75 bilhões para acabar com a pobreza

Criança recebe leite e água em uma comunidade pobre no Camboja. O país é um dos 75 elegíveis ao financiamento do Banco Mundial para erradicar a miséria no mundo. Foto: Banco Mundial / Masaru Goto

Um coligação de mais de 60 países, entre doadores e mutuários, comprometeu-se a disponibilizar 75 bilhões de dólares para a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), o fundo do Banco Mundial para os países mais pobres. O montante financiará iniciativas ao longo do 18º ciclo de atividades do fundo, que se estenderá de julho de 2017 a junho de 2020.

Com o orçamento, o Banco Mundial espera levar serviços de saúde e alimentação para 400 milhões de pessoas e garantir o acesso à água tratada para 45 milhões de indivíduos. O dinheiro também será utilizado para vacinar de 130 milhões a 180 milhões de crianças.

A verba ajudará ainda a formar até 10 milhões de professores, e a expectativa do Banco Mundial é de que a capacitação permita aos docentes beneficiar mais de 300 milhões de estudantes. Quarenta e oito países prometeram enviar recursos para a IDA.

A agência da ONU também espera usar a soma prometida por doadores para fornecer serviços financeiros a cerca de 5 milhões de pessoas; fortalecer a governança em 30 países através de melhorias das capacidades de pesquisa estatística dessas nações; e gerar 5 GW a mais de energia a partir de fontes renováveis. Quarenta e oito países prometeram enviar recursos para a IDA.

“O enfoque da IDA em questões como as alterações climáticas, igualdade de gênero e prevenção de conflitos e violência irá também contribuir para uma maior estabilidade e progresso em todo o mundo”, explicou o diretor-geral interino do Banco Mundial e copresidente das negociações para o 18º ciclo do fundo, Kyle Peters.

Atualmente, 75 nações de baixa renda, de diferentes partes do mundo, podem solicitar financiamento do fundo. Confira a lista completa aqui.

Financiamento inovador

Para implementar o pacote de ações, a IDA propôs uma mudança inédita na forma como seu orçamento é financiado. O fundo utilizará recursos próprios e outros obtidos nos mercados de dívida. Com isso, o Banco Mundial espera um aumento considerável da verba que será encaminhada aos países clientes da Associação.

“O pacote financeiro inovador oferece uma excelente aplicação do dinheiro, em que cada dólar das contribuições dos parceiros gera cerca de três dólares para as autoridades que efetuam despesas”, disse o vice-presidente de Financiamento para o Desenvolvimento do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg.

O financiamento adicional permitirá à IDA duplicar os recursos para responder a contextos de fragilidade, conflito e violência — que deverão chegar a mais de 14 bilhões de dólares. Cerca de 2 bilhões serão mobilizados para iniciativas de assistência a refugiados e comunidades de acolhimento que recebem vítimas de guerras e desastres naturais.

Outros 2,5 bilhões serão destinados a programas que estimulam o desenvolvimento do setor privado em ambientes pouco favoráveis. O Banco Mundial avalia que, nessas situações, empresas são fundamentais para criar emprego e transformar a economia.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Países se comprometem a doar US$ 75 bilhões para acabar com a pobreza

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×