Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

eSocial vai calcular automaticamente afastamentos do empregado doméstico

O Esocial disponibilizou uma nova ferramenta para o Empregador, que facilita o registro de afastamentos do empregado doméstico, como licença maternidade e auxílio doença, e calcula automaticamente na folha de pagamento.

Com a reformulação, basta o empregador informar a data e o motivo do afastamento, que os cálculos de FGTS e previdência social relativos ao período serão realizados automaticamente nas folhas e gerados na guia de pagamento (DAE).

As mudanças ocorrerão já a partir da competência deste mês de dezembro, desde que a folha de pagamento esteja aberta. Para competências anteriores, o empregador deverá reabrir as folhas impactadas e fazer os ajustes manualmente.

Além de registrar o afastamento e o retorno ao trabalho, o empregador também poderá utilizar a funcionalidade para registrar alterações no afastamento (inclusive decorrentes de decisões do INSS, recursos e processos judiciais).

O eSocial também passa a levar em conta o afastamento no cálculo do 13º salário, inclusive considerando as parcelas a serem pagas pelo INSS.

Na hora do desligamento, o afastamento impactará os cálculos da rescisão, facilitando a tarefa do empregador na geração do Termo de Rescisão e da Guia de Pagamento do FGTS rescisório. Eventuais repercussões no período aquisitivo de férias também serão automáticas. 

por Portal Brasil, com informações do eSocial


Aqui Acontece



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

eSocial vai calcular automaticamente afastamentos do empregado doméstico

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×