Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

OMS lança versão em português de guia para prevenção do câncer de colo do útero

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou na quarta-feira (14) a versão em português da publicação “Controle integral do câncer do Colo do útero: Guia de práticas essenciais”. A tradução foi feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou com a colaboração do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde do Brasil.

O guia tem o objetivo de ajudar os países a prevenir e controlar um dos tipos de câncer de maior prevalência e mortalidade no Brasil e no mundo. No documento, há informações atualizadas sobre estratégias complementares para o manejo do câncer do colo do útero, além do destaque sobre a necessidade de colaboração entre os programas, organizações e associações.

Entre as principais diretrizes detalhadas no guia, lançado originalmente em dezembro de 2014, está vacinar meninas com idade entre 9 a 13 anos com duas doses da vacina contra o HPV para prevenir a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero.

Segundo a OMS, o esquema reduzido de duas doses da vacina mostrou ser tão eficaz quanto o atual, com três doses, enquanto a mudança facilitará sua administração. Além disso, reduzirá os custos, o que é particularmente importante para países de baixa e média renda, onde os orçamentos nacionais de saúde são limitados, mas a necessidade da vacina é maior.

Atualmente, meninas em mais de 55 países estão protegidas pela administração de rotina da vacina contra o HPV. De forma encorajadora, um número crescente de países de baixa e média renda está introduzindo a vacina contra o HPV em sua rotina.

O uso de testes de HPV para o rastreamento de mulheres com o objetivo de prevenir o câncer cervical também foi indicado. Com o teste, a frequência de rastreio diminuirá e, uma vez que a mulher for avaliada como negativa para o vírus, não deve ser rastreada por pelo menos cinco anos, mas deve passar por novo rastreamento em 10 anos. Isso representa uma grande economia de custos para os sistemas de saúde em comparação com outros tipos de testes.

A organização também recomendou a comunicação mais ampla da doença. Em vez de se concentrar principalmente no encorajamento do rastreamento de mulheres com mais de 29 anos, o guia recomenda a comunicação com um público mais amplo: adolescentes, pais, educadores, líderes e pessoas que trabalham em todos os níveis do sistema de saúde.

Estima-se que pelo menos 1 milhão de mulheres em todo o mundo vivam atualmente com câncer do colo do útero. Muitas delas não têm acesso aos serviços de saúde para a prevenção, tratamentos curativos ou cuidados paliativos.

Enfrentando as desigualdades

As taxas de câncer do colo do útero caíram no mundo desenvolvido durante os últimos 30 anos, em grande parte devido ao rastreamento e aos programas de tratamento.
Ao mesmo tempo, no entanto, os índices na maioria dos países em desenvolvimento aumentaram ou permanecem inalteradas, muitas vezes devido ao acesso limitado aos serviços de saúde, falta de conhecimento e ausência de programas de rastreio e tratamento.

Mulheres rurais e mais pobres que vivem em países desenvolvidos estão em maior risco de desenvolver de câncer invasivo do colo do útero. A publicação da OMS destacou a importância de abordar a discriminação de gênero e outras desigualdades relacionadas a uma série de fatores sociais (como riqueza, classe, educação, religião e etnia) na concepção de políticas e programas de saúde.

O guia da OMS fornece uma abordagem abrangente de prevenção e controle do câncer do colo do útero para governos e prestadores de cuidados de saúde. Também conhecido como “Pink Book”, o documento destaca os recentes desenvolvimentos em tecnologia e estratégias para melhorar o acesso das mulheres aos serviços de saúde para prevenir e controlar a doença.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

OMS lança versão em português de guia para prevenção do câncer de colo do útero

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×