Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Projeto fortalece comunidade da Reserva Chico Mendes

Parceria firmada entre Icmbio e Instituto Federal do Acre prevê realização de oficinas sobre técnicas de fabricação de alimentos e produtos e desenvolvimento comunitário

Brasília (30/11/2016) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) firmaram acordo de cooperação para a realização do projeto Estreitando laços, na comunidade de São João do Guarani, na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes.

O projeto busca aperfeiçoar a relação entre os moradores e o ICMBio e o Ifac, por meio da realização de oficinas sobre técnicas de fabricação de alimentos e produtos e desenvolvimento comunitário. A ideia é transmitir conhecimentos sobre a manipulação dos frutos da reserva, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos moradores em relação ao território.

Na mais recente oficina, além de discutir o papel do ICMBio e do Ifac, os moradores aprenderam a confeccionar sabão caseiro com produtos residuais de atividades desenvolvidas pela comunidade. Antes, eles haviam participado de oficina de produção de queijo.

As oficinas são definidas a partir de levantamento feito pela comunidade. As atividades para o próximo ano já foram diagnosticadas e estão em fase de planejamento.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos e professores do Ifac das áreas de alimentos, assistência social, engenharia florestal, química, farmácia e biologia, entre outras, além de servidores do ICMBio lotados na resex. Cada etapa fica a cargo de um servidor, conforme a demanda da comunidade.

“A resex tem sofrido com o desmatamento ilegal e a ocupação irregular. O projeto tenta fortalecer a população e aproximá-la do ICMBio e do Ifac para que juntos possamos combater as irregularidades com formação que viabilize a permanência dessas populações na reserva”, diz a professora de biologia Tatiana Correa de Faria Clem.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Notícias



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Projeto fortalece comunidade da Reserva Chico Mendes

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×