Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Coreia do Norte: Conselho de Segurança da ONU condena tentativa de lançamento de míssil balístico

682704SecCouncil-1-1
Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/JC McIlwaine

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/JC McIlwaine

O Conselho de Segurança da ONU condenou fortemente na segunda-feira (17) a tentativa de lançamento de um míssil balístico promovida pela Coreia do Norte na semana passada (14).

Em comunicado à imprensa, os membros afirmaram que a investida representa uma “grave violação” das obrigações internacionais do país no âmbito das resoluções pertinentes do Conselho.

O Conselho deplorou ainda todas as atividades relacionadas ao lançamento de mísseis balísticos realizadas pela Coreia do Norte, e observou que tais ações contribuem para o aumento da tensão mundial.

Os membros do Conselho lamentaram também que as autoridades norte-coreanas estejam desviando recursos para o desenvolvimento e testes desses armamentos, enquanto os cidadãos do país enfrentam grandes necessidades.

No comunicado, os membros pediram que os Estados-membros redobrem os seus esforços para implementar plenamente as medidas impostas à Coreia do Norte pelo Conselho, especialmente as sanções no âmbito da resolução 2270 (2016).

O decreto obriga todos os Estados a inspecionar as cargas provenientes ou destinadas ao país em seus territórios, incluindo fazer vistoria em aeroportos, portos e zonas de livre comércio.

De acordo com o Conselho, a comunidade internacional deve informar o mais rapidamente possível sobre as medidas concretas que as autoridades estão tomando para aplicar efetivamente as disposições da resolução 2270.

Reiterando a importância de manter a paz e a estabilidade na Península da Coreia e no nordeste da Ásia em geral, os membros do Conselho expressaram seu compromisso com uma solução pacífica, diplomática e política para a situação.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Coreia do Norte: Conselho de Segurança da ONU condena tentativa de lançamento de míssil balístico

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×