Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Na Assembleia Geral da ONU, chefes de Estado de Israel e Palestina falam sobre conflito

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursando durante a 71ª sessão da Assembleia Geral. Foto: ONU / Cia Pak

Em seu discurso na Assembleia Geral na quinta-feira (22), o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, solicitou aos líderes mundiais reunidos na 71ª sessão que declarem 2017 como o “ano internacional para acabar com a ocupação israelense na Palestina”.

Ele pediu todos os esforços para pôr fim a décadas de injustiça imposta ao povo palestino, bem como para proporcionar uma oportunidade única à paz, à estabilidade e à coexistência na região.

Abbas declarou que “não há nenhuma maneira de derrotar o terrorismo e o extremismo, de alcançar a segurança e a estabilidade na região sem o fim da ocupação israelense na Palestina e sem garantir a liberdade e independência do povo palestino”.

“A nossa mão continua estendida para a paz”, continuou ele, questionando se há, em Israel, alguma liderança que deseja efetivamente alcançar uma verdadeira paz e abandonar a mentalidade da hegemonia, do expansionismo e da colonização – ou se “irá reconhecer os direitos do povo palestino e acabar com a injustiça histórica infligida sobre ele”.

O presidente disse que os Acordos de Oslo, de 1993, foram destinados ao fim da ocupação e a alcançar a independência do Estado da Palestina dentro de cinco anos, mas Israel os descumpriu e, atualmente, persiste com a ocupação e continua expandindo os empreendimentos dos assentamentos ilegais, que comprometem a realização da solução dos dois Estados com base nas fronteiras de 1967.

“Os assentamentos são ilegais em todos os aspectos e em qualquer manifestação”, disse ele, pedindo que os membros permanentes do Conselho de Segurança não vetem uma resolução sobre os assentamentos de Israel e o terror propagado pelos israelenses.

Abbas também destacou que Israel continua em suas tentativas de escapar de uma conferência internacional para a paz, proposta pela França, que recebeu o apoio da maioria dos países.

“Continuamos acreditando que tal conferência levará à criação de um mecanismo e um calendário definido para o fim da ocupação”, disse ele, pedindo apoio para a convocação desta reunião antes do final deste ano.

“Não há conflito entre nós e a religião judaica e seu povo”, disse Abbas, acrescentando que “o conflito é com a ocupação israelense em nossa terra”.

“Nós respeitamos a religião judaica e condenamos a catástrofe que se abateu sobre o povo judeu na Segunda Guerra Mundial na Europa, e vemos como um dos crimes mais hediondos cometidos contra a humanidade”, continuou.

Ele lembrou ainda que faz 100 anos desde a Declaração de Balfour, em que a Grã-Bretanha deu – sem qualquer direito, autoridade ou consentimento de ninguém – a terra da Palestina a outro povo, afirmando que isso pavimentou o caminho para a catástrofe (Nakba) do povo palestino e para as expropriações e deslocamento de suas terras.

Segundo Abbas, a Grã-Bretanha deve ter a sua responsabilidade “histórica, jurídica, política, material e moral para as consequências dessa declaração”, e pediu que as autoridades se desculpem com o povo palestino devido “às catástrofes, misérias e injustiças que criaram, e ajam para corrigir essa crise histórica e remediar as suas consequências, incluindo através do reconhecimento do Estado da Palestina”.

Conflito ‘nunca foi sobre assentamentos ou Estado palestino’, diz primeiro-ministro israelense

Tomando o pódio da Assembleia Geral logo após Abbas ter discursado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por sua vez, disse que o conflito entre Israel e Palestina nunca foi sobre assentamentos ou sobre o estabelecimento de um Estado palestino, declarando que “sempre foi sobre a existência de um Estado judeu […] em qualquer limite”.

“O Estado de Israel está pronto, eu estou pronto para negociar todos os status finais, mas uma coisa que eu nunca vou negociar é o direito a um único estado judeu”, disse ele, convidando o presidente palestino a falar com o povo de Israel no parlamento do país, o Knesset, em Jerusalém, e se oferecendo a falar com o Parlamento palestino em Ramallah.

Netanyahu ressaltou que “a questão dos assentamentos é uma realidade que pode e deve ser resolvida no âmbito das negociações sobre o estatuto definitivo”.

Além disso, disse que, quase 70 anos após o renascimento de Israel, os palestinos ainda se recusam a reconhecer os direitos israelenses – “o direito a uma pátria, a um Estado e a qualquer coisa”.

Segundo ele, este continua sendo o verdadeiro cerne do conflito – “a persistente recusa palestina a reconhecer o Estado judeu em qualquer limite”. Ele acrescentou: “O conflito não é sobre os assentamentos. Ele nunca foi”.

“Quando os palestinos finalmente disserem ‘sim’ a um Estado judeu, nós seremos capazes de acabar com este conflito de uma vez por todas. Veja bem, os palestinos não foram apenas presos no passado, seus líderes estão envenenando o futuro”, acrescentou, acusando-os de fazerem lavagem cerebral em seus filhos, com oficiais pedindo que os palestinos “cortem as gargantas de israelenses quando encontrá-los”, disse.

“Este conflito violento acontece porque, para os palestinos, os assentamentos reais estão em Haifa, Jaffa e Tel Aviv”, declarou ele.

“Abbas, você tem uma escolha a fazer. Você pode continuar a atiçar o ódio como você fez hoje ou você pode finalmente enfrentá-lo e trabalhar comigo para estabelecer a paz entre nossos dois povos.”

O primeiro-ministro de Israel também fez críticas às Nações Unidas e ao Conselho de Segurança.

“A ONU, que começou como uma força moral, tornou-se uma farsa moral”, declarou ele, citando que, no ano passado, a Assembleia Geral passou 20 resoluções contra Israel e apenas três contra todos os outros países.

“E o que dizer da piada do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Todos os anos condena Israel mais do que todos os outros países juntos”, acrescentou.


ONU Brasil



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Na Assembleia Geral da ONU, chefes de Estado de Israel e Palestina falam sobre conflito

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×