Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Projeto desenvolvido no ICMC é contemplado em chamada da USAID

Armadilha inteligente que identifica Insetos Pelo Bater de suas asas ajudará no combate ao Aedes aegypt (Foto: Denise Casatti)

05 de setembro de 2016

Agência FAPESP – O Projeto de desenvolvimento de uma armadilha inteligente que Identifica Insetos Pelo bater de suas asas foi um dos 21 projetos selecionados em um desafio de combate ao vírus Zika lançado pela  USAID, a agência do governo dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional.

O projeto é coordenado por Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, e teve apoio da FAPESP. 

Trata-se de uma armadilha inteligente que identifica insetos pelo bater de suas asas. “A armadilha desenvolvida é capaz de identificar a espécie e o sexo do mosquito pelo movimento das asas. Quando o mosquito se movimenta, ele bate as asas em certa frequência e isso permite distinguir uma espécie de outra”, explica Batista. O sistema captura apenas a espécie desejada – no caso, o Aedes aegypti –, contabiliza os mosquitos e repassa essa informação para um aplicativo de smartphone, via tecnologia Bluetooth.

Nessa primeira etapa do desafio, com duração de dois anos, o projeto receberá um financiamento de US$ 500 mil. A informação é da Assessoria de Comunicação do ICMC. Segundo o pesquisador, a expectativa é de que, entre um e dois anos, já exista um protótipo de um produto que possa ser levado ao mercado.

A pesquisa teve início em 2011, durante o pós-doutorado de Batista na Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos, com bolsa da FAPESP.

O desenvolvimento do projeto Sensores inteligentes para controle de pragas agrícolas e insetos vetores de doenças contou com o apoio da FAPESP e da Fundação Bill e Melinda Gates, entre 2013 e 2015 (Para mais informações sobre o projeto leia http://agencia.fapesp.br/19377/)

Em 2016, o projeto de desenvolvimento de Ferramentas inteligentes para controle de vetores e orientação da população contra a dengue foi aprovado foi aprovado no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

Agência FAPESP



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Projeto desenvolvido no ICMC é contemplado em chamada da USAID

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×