Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Países que são repúblicas a mais tempo na história

Países em que são repúblicas a mais tempo.

Provavelmente você sabe que antigamente a Monarquia era unanimidade em todos os países certo? E isso é assim desde que o mundo é mundo, exceto pela República Romana, que durou entre 509 a.c. até 27. ac., porém a República Romana foi extinta e substituída pelo Império Romano, e que durou cerca de 500 anos. Além disso a monarquia perdurou em praticamente todos os países do mundo até o século passado, ou seja, o século XX, principalmente até a Segunda Guerra Mundial, pois logo após isso muitos países deixaram de ser monarquias para serem repúblicas em virtude de golpes de estado, ascensão do comunismo, além também da independência de muitos países da Ásia e da África que logo que se tornaram independentes optaram pela república. Mas você já se deve ter perguntado quais os países que deixaram de ser monarquias e viraram repúblicas a mais tempo? Não, pois aqui iremos mostrar a vocês quais os países que fizeram isso.

1 - San Marino - 301

A República de San Marino é hoje em dia a república mais antiga do mundo, ela foi fundada em 301, na época em que o Império Romano ainda existia. Embora não seja muito conhecida (Pelo menos no Brasil), a República de San Marino fica encravada na parte oriental da Itália e possui uma área territorial de apenas 60 km2 e é um dos menores países do mundo. A República de San Marino ocupa a primeira posição aqui da lista.

2 - Suíça - 1648

Em segundo lugar temos a Confederação Helvética, mais conhecida como Suíça. A Suíça é a segunda mais antiga república do mundo, tendo existido desde 1648 e é hoje em dia um dos países mais conhecidos do mundo, principalmente quando o assunto foi riqueza, qualidade de vida, entre tantos outros aspectos, além também de ser um paraíso fiscal. Além disso a Suíça tem uma das mais antigas constituições do mundo.

3 - Estados Unidos - 1776

Em terceiro lugar temos o famoso Estados Unidos da América, a república no país existe desde a época de sua independência, em 1776. Porém durante os primeiros anos os EUA tiveram que lutar numa guerra de independência contra sua antiga metrópole, a Grã Bretanha, e com a ajuda da França, os Estados Unidos consegue o reconhecimento de sua independência em 1783, e alguns anos depois em 1787 o país passou de fato a se organizar e já era uma república independente e jovem.

4 - França - 1792

Pouco tempo após os Estados Unidos foi a vez do quase milenar Reino da França também virar uma república. Tudo começou ainda durante a Revolução Francesa que aconteceu em 1789 e foi um desastre para o país, que mesmo assim ainda a monarquia foi mantida, porém alguns anos depois devido a problemas a monarquia foi deposta e proclamada a república no país em 1792 com o lema "Igualdade, Fraternidade e Liberdade". Foi também adotada a bandeira tricolor, Vermelha, Branca e Azul. Porém a república trouxe instabilidade na França pois permitiu Napoleão chegar ao poder e por fim a monarquia real do país foi restabelecida em 1815, tendo durado até 1848 e proclamada de novo a república, e depois voltando a monarquia imperial, desta vez sob Napoleão III em 1852 e tendo durado até 1870, quando a monarquia foi definitivamente extinta na França e a república restabelecida e que dura até os dias de hoje.

5 - Brasil - 1889

Infelizmente através de um vergonhoso golpe de estado a república no Brasil foi proclamada em 1889 substituindo a monarquia que trazia estabilidade para o Brasil. Certa vez o ministro da fazenda do Império do Brasil em 1888 havia entrado em contato com Leopold Rothschild para reduzir os juros de uma dívida que o Brasil tinha de 5%, o barão aceitou a redução do juros para 1%, porém com a proclamação da república em 1889 e devido a instabilidade que aconteceu no Brasil no momento, o barão estabeleceu a taxa de juros para 7%, maior até do que a anterior de 5% que já estava alta. Mas enfim esta foi uma das primeiras instabilidade que a república trouxe no Brasil ao longo dos mais de 130 anos de república que incluiu: 6 constituições (O Império do Brasil só teve uma constituição), Golpes militares, socialistas atrapalhando o Brasil entre outras crises que a república trouxe para o Brasil. 

6 - Filipinas - 1906

A Filipinas, antiga colônia espanhola passou a pertencer aos Estados Unidos após a vitória dos estadunidenses sobre os espanhóis na guerra Hispano-Americana em 1898. Pouco tempo após isso em 1906 foi proclamada a república na Filipinas.

7 - Portugal - 1910

Outro reino com tradição de séculos também sofreu um terrível golpe com a proclamação da república. Trata-se do Reino de Portugal, existente desde 1139 e fundado pelo rei Afonso Henrique. A princípio tudo começou quando membros de uma sociedade secreta de orientação maçônica chamada Carbonária assassinou o rei Dom Carlos I e seu filho mais velho, Felipe, em 1 de fevereiro de 1908. Lembrando que uma semana antes os republicanos haviam tentado dar um golpe de estado no reino português, e em 1891 foi também a primeira tentativa dos republicanos de proclamar a república, se aproveitando do polêmico Ultimato Britânico (Um ultimato em que a Inglaterra exigia que Portugal se retire de algumas terras da África sob ameaça de um castigo, o que Portugal obedeceu imediatamente). Os anos se passaram e após a morte de Dom Carlos I e seu filho, o seu filho mais novo, Manuel se tornou o novo rei de Portugal sob o título de Manuel II em 1908, porém dois anos depois os republicanos através de um violento golpe de estado derrubou a monarquia portuguesa e Manuel II foi para o exílio.

8 - China - 1912

Outro reino, só que desta vez milenar que deixou de ser uma monarquia e virou uma república foi a China, que era na verdade um império e havia sido fundado em 221 a.c.. O Império Chinês, que na verdade teve vários nomes oficiais e várias dinastias, mas que durante a última dinastia que governava o país se chamava oficialmente "Grande Qing" chegou ao fim em fevereiro de 1912, quando aconteceu a Revolução de Xainhai. A princípio tudo começou em fins de 1911, quando após décadas de decadência durante o século XIX (Fato este que ficou conhecido pelos chineses como o "Século da Humilhação") os republicanos fizeram uma guerrilha a fim de derrubar a monarquia, e rapidamente em poucos meses os soldados do império foram sendo derrotados, e por fim em 12 de fevereiro de 1912 a imperatriz regente Longyu assinou o fim do milenar império chinês.

Estes são os países que a mais tempo deixaram de ser monarquias, antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, pois foi com o fim da Primeira Guerra que a maioria dos impérios deixaram de existir, além também de que foi no período entre-guerras e após a Segunda Guerra Mundial que as repúblicas se consolidaram de vez no cenário mundial, e hoje existem cerca de 32 monarquias e cerca de 160 repúblicas no mundo.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

Países que são repúblicas a mais tempo na história

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×