Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual foi a primeira guerra que o avião foi utilizado?

Cartaz da guerra Ítalo-Truca.
Primeira Guerra Mundial? Não, se em sua mente a primeira coisa que veio quando se lembra de qual a primeira guerra em que um avião foi utilizado você se lembra da Primeira Guerra Mundial, saiba que você está completamente enganado. Pois a primeira guerra em que o avião foi utilizado pela primeira vez foi na Guerra Ítalo-Turca, conhecida na Itália como "Guerra da Líbia". Esta guerra foi uma guerra travada pelo até então Reino da Itália (Atual Itália) contra o até então Império Otomano (Atual Turquia) pelo controle da Líbia, um território no norte da África e que hoje em dia é a República da Líbia. E neste caso foram os italianos quem utilizaram o avião pela primeira vez.

A princípio tudo começou quando em meados de 1911 o Reino da Itália que havia adquirido algumas poucas colônias na África oriental como a Somália e a Eritréia estava querendo adquirir mais territórios na África assim como o Império Britânico e a França que também tinha imensas terras na África. A primeira tentativa do Reino da Itália foi a conquista do quase milena Império Etíope (Etiópia) uma interessante nação africana tradicional que acabou sendo poupada pelas potências europeias da colonização em 1885 (Data da Partilha da África, um congresso em que as potências europeias dividiram o continente africano em vários territórios para seus domínios). Foi então que em 1896 o Reino da Itália tentou conquistar a Etiópia, porém não conseguiu.
Os anos se passaram e fins de 1911 o Reino da Itália percebeu que o território da Líbia, que na época era a província otomana de Tripolitânia estava vulnerável, visto que o Império Otomano havia perdido a província do Egito para o Império Britânico e aquela era o único território em que os otomanos conseguiam chegar na Tripolitânia por terra. Então o único acesso que os otomanos tinha para a Tripolitânia era pelo mar Mediterrâneo. Foi então que o Reino da Itália enviou um ultimato ao Império Otomano exigindo a posse da Líbia. O Império Otomano recusou mas disse que estava disposto a negociar. O Reino da Itália não quis papo e declarou de imediato guerra aos otomanos em 29 de setembro de 1911. A partir daí começa a guerra Ítalo-Turca, os primeiros soldados italianos desembarcam na costa da Tripolitânia, pouco depois tropas otomanas por mar chegam também a região. A guerra continua e os italianos inovam ao usar aviões contra os otomanos. Os meses se passam e em maio de 1912 cansado de tanto desastre militar, o homem doente da Europa (Apelido que o imperador Alexandre II da Rússia deu ao Império Otomano) pede pra sair e assina de imediato a rendição para os italianos e aceitam a perda da Tripolitânia para o Reino da Itália.
A partir daí a Tripolitânia passa a ser chamada pelos italianos de "Líbia", uma homenagem ao antigo nome que a mesma região tinha quando era parte do Império Romano (Antecessor do Reino da Itália). O Império Otomano que já havia sofrido imensas perdas territoriais em pouco tempo desde 1878 vê seu território reduzido de 2,2 milhões de km2 para 1,8 milhões de km2, e esse foi um fator pelo qual o Império Otomano entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado do Império Alemão, e após 1918 com a derrota de ambos, o Império Otomano acabou por perder o dobro de seu território que foi reduzido mais ainda de 1,8 milhões de km2 para apenas 700 mil km2 em 1923 e ainda vê extinta sua tradicional monarquia e passa a se chamar "República da Turquia".

Então galera, a história quando bem contada é interessante e lembre-se, a primeira guerra em que foi usado avião em combate foi a Guerra Ítalo-Turca, entre os anos de 1911 e 1912.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

Qual foi a primeira guerra que o avião foi utilizado?

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×