Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sabia que Império Romano e Império Bizantino é a mesma coisa

Império Romano e Bizantino são a mesma coisa.
Está aí uma coisa que você talvez irá me chamar de louco, mas calma, não precisa de exaltar, afinal de contas a história toda original é muito interessante não é? Pois então, irei falar aqui agora sobre essa parada de que Império Romano e Império Bizantino são a mesa coisa, e você já vai saber porque.
Pois então, o Império Romano foi fundado em 27 a.c. por César Augusto, sobrinho de Júlio Cesar. Sim galera, quem fundou o Império Romano não foi Júlio César, foi seu sobrinho, o César Augusto. Quando o Império Romano foi fundado ele ainda estava em expansão e durante muito tempo o império prosperou e era o que poderíamos chamar nos tempo de hoje de "Potência", e neste caso uma potência da antiguidade. 
Em 323 o imperador Constantino vendo que a capital Roma ficava longe de tudo e de todos, devido ao fato da mesma se localizar numa península, ele teve a ideia de pegar um vilarejo conhecido como Bizâncio e construir no lugar deste vilarejo a nova capital do Império que ficou pronta em 330. A partir daí Bizâncio se tornou a nova capital do todo poderoso Império Romano, e pouco tempo após a morte de Constantino, a cidade de Bizâncio foi renomeada para "Constantinopla", em homenagem a Constantino e ficou assim por muitos séculos.
em 395 o imperador Teodósio resolveu dividir o Império Romano em dois, para seus sucessores, e que ficou conhecidos informalmente como "Império Romano do Ocidente" cuja capital era Roma e "Império Romano do Oriente" cuja capital era Constantinopla. Lembrando que na prática o Império Romano todo ficou sendo chamado somente de "Império Romano" e seus habitantes se consideravam apenas como "Romanos", tanto os habitantes do lado ocidental, quanto os habitantes do lado oriental. Ou seja, na prática o Império Romano era um único império que tinha duas capitais e dois imperadores, porém cada um governando até um certo limite territorial.
Império do Ocidente e Oriente.
Os anos se passaram e a "parte ocidental" do Império Romano, o "Império Romano do Ocidente" chegou ao fim em 476 após invasões do Bárbaros, que eram povos germânicos oriundos do norte da Europa. A partir daí a "parte oriental" do Império Romano, o "Império Romano do Oriente" sobreviveu ainda por mais mil anos, porém sua cultura foi marcada pela influência grega, enquanto que antes disso a cultura inteira do Império Romano era marcada pela cultura latina. E foi então que para diferenciar os dois lados do Império Romano, que os historiadores acabaram por chamar de "Império Bizantino" a parte oriental do Império Romano, e somente "Império Romano" a parte ocidental, que é de onde se originou o Império Romano lá em 27 a.c.
O Império Romano do Oriente, ou melhor, o Império Bizantino durou até o ano de 1453, quando ele foi conquistado pelos turcos e sua capital, a cidade de Constantinopla se tornou a capital do Império Otomano, permanecendo assim até 1923, quando o Império Otomano chegou ao fim, foi proclamada em seu lugar a República da Turquia e a capital foi transferida para a cidade de Ancara. Além disso um outro fato curioso é que em 1932 a cidade de Constantinopla mudou oficialmente seu nome para Istambul, e que hoje fica na Turquia, é uma das maiores cidades do mundo e a única cidade do mundo que está dividida em dois continentes, neste caso a Europa e a Ásia.

Então galera, é esta a realidade, o Império Romano e Império Bizantino é a mesma coisa, porém o nome "Império Bizantino" é usado pelos historiadores para se referir o Império Romano do ano de 476 que é quando de sua queda na parte ocidental, até 1453 que é quando de sua queda total perante os turcos.


This post first appeared on Comunique-ce, please read the originial post: here

Share the post

Sabia que Império Romano e Império Bizantino é a mesma coisa

×

Subscribe to Comunique-ce

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×