Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estudantes são beneficiados com novo método para produção de TCC

Por nove anos consecutivos, Amilton Quintela foi professor especializado em orientação de trabalhos acadêmicos. Estima ter auxiliado mais de 12 mil alunos neste período a apresentarem monografias e artigos científicos em geral (incluindo o TCC), com notas máximas em boa parte dos casos. Com a experiência e convívio diário com universitários, percebeu a dificuldade que estes tinham em compreender conceitos técnicos, resumos ou interpretar textos científicos. É unânime no meio estudantil a impressão de que produzir um TCC é algo extremamente complexo. A maioria não se sente capaz de fazê-lo, mesmo estando em seu último ano de formação.

Pensando em auxiliar essa categoria, o professor dedicou seu tempo e conhecimento para criar um método que desmistificasse o processo e empoderasse os formandos, dando a estes a oportunidade de fazer um TCC em poucas semanas. Para Amilton, este é um prazo totalmente viável para a entrega de um trabalho acadêmico, desde que se apliquem as técnicas de estudo corretas. Basta otimizar o tempo, sem perder energia em referências bibliográficas desnecessárias ou pesquisas sem objetivo pré-definido.

A iniciativa é louvável se considerarmos alguns números do Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Inep/MEC em 2017: a evasão nos Cursos Universitários atingiu o patamar de 23%, número que têm se mantido praticamente o mesmo nos últimos 10 anos. Quando separado por tipo de curso, os percentuais podem ser mais agravantes. Como no caso dos cursos tecnológicos, que atingiram uma média de 41% de matrículas trancadas. Segundo o mesmo estudo, as instituições privadas são as que mais sofrem desistências na grade curricular.

Com o objetivo de entregar uma orientação acadêmica de melhor qualidade que, ao mesmo tempo, tivesse o ritmo e linguagem dos estudantes, Amilton Quintela criou o curso online, Tcc Sem Drama. A ideia era tornar o conteúdo acessível para o maior número de alunos, tanto no Brasil como no mundo. Assim, “falta de tempo ou um professor-orientador desinteressado deixarão de ser empecilho para a obtenção do diploma”, garante o professor.

No site do curso existem uma série de depoimentos de pessoas que adquiriam o método e foram beneficiadas, relatando sua experiência com o conteúdo. Boa parte são universitários que estavam às vésperas da apresentação do trabalho e não sabiam mais o que fazer. Alguns sequer tinham o tema e o problema de pesquisa definidos porém, conseguiram concluir suas teses de 2 a 4 semanas. Além de evidenciar a defasagem no ensino superior brasileiro, esses relatos mostram que não precisam grandes sacrifícios para concluir um TCC. Como diz o professor Amilton: “Informação demais atrapalha, tempo demais também.”

Essa nova forma de encarar o Trabalho de Conclusão de Curso é benéfica para os dois lados. Em primeiro para o estudante, ser social adulto, que concilia rotina de trabalho, filhos, família e lazer com os estudos. Para estes, fazer mais em menos tempo é fundamental. As Faculdades por sua vez ganham com a qualidade dos trabalhos apresentados e motivação dos alunos e professores, além da redução de desistentes ao longo do semestre.

O ensino universitário pode ser descomplicado, falar a língua do estudante e colocar o Brasil em um novo patamar e nível de ensino. Se iniciativas privadas e isoladas como essa da criação do treinamento TCC Sem Drama são capazes de melhorar a vida de milhares de estudantes, o que poderemos esperar quando os poderes públicos também implementarem mudanças na educação convencional?

Para saber mais sobre o curso Tcc Sem Drama e o trabalho do professor Amilton Quintela, acesse: http://tccsemdrama.net

Website: http://tccsemdrama.net

Tags:
, Uncategorized



This post first appeared on ICrowdNewswire -, please read the originial post: here

Share the post

Estudantes são beneficiados com novo método para produção de TCC

×

Subscribe to Icrowdnewswire -

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×