Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Editor de Código – Sublime Text

Olá leitores do blog Estudante de TI, nós sabemos que podemos editar código em qualquer editor de texto por mais simples que possa ser, mas a maioria dos programadores preferem editores dedicado especialmente para edição de código, e hoje vamos falar de um bem popular o Sublime Text.

Quer ficar por dentro das novidades do blog? Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu email:

Acompanhe o blog diretamente no seu email
Coloque seu melhor email:



Entregue por FeedBurner

Os editores de código são a ferramenta que agilizam o processo de desenvolvimento, sendo destacando o código com algumas cores, facilitando com alguns complementos de códigos, ou alguma função que ajuda muito.

O problema é a variedade de editores que temos disponível na internet, e hoje vamos falar de um dos mais usados, o Sublime text.

SUBLIME TEXT – Configuração e visão geral

O Sublime Text pode ser baixado no site oficial do aplicativo em uma versão gratuita e uma versão paga para todos os SO em uma versão de instalação e portátil.

A versão gratuita, é chamada como versão de teste, mas pelo que observei parece mais uma coisa voluntaria e não obrigatória, para quem quiser comprar uma licença, está no valor de  $ 80 (No dia da criação desse post) podendo ser pago no cartão de credito e/ou Paypal.

O Sublime Text é um editor bem leve, após clicar em Download em poucos segundos o programa está baixado em seu PC.

(Para os detalhes informados abaixo foi utilizado um computador com Windows 7 instalado, então todas as informações são referente a esses SO)

Após o download, o arquivo para download tem em torno de 7,8 MB e depois da instalação o programa tem 20,6 MB.

A instalação é bem simples, nada além dos NEXT/PROXIMO e escolher o local que prefere armazenar os arquivos em seu HD, depois concluir a instalação.

Após a instalação, a primeira vez que executamos o programa nos deparamos com a seguinte tela:

Pagina inicial Sublime Text

Como podemos observar, não temos muitas informações para ler, introduções, nada disso. Temos apenas uma tela cinza e já podemos começar a desenvolver.

Mas, antes de começarmos a desenvolver vamos Abrir um projeto já criado, eu vou abrir um tema WordPress que já está desenvolvido.

Para abrir um projeto vamos em File > Open Folder > Escolhemos o caminho da pasta do projeto e selecionamos.

A principio não acontece nada, então vamos na guia View > Side Bar > Show Side Bar e então temos todas as subpastas e arquivos dentro do projeto selecionado.

SHOW SIDE BAR – Sublime Text

Esse é um dos diferenciais do Sublime Text, em outros editores cada vez que for abrir um arquivo você precisa abrir em uma nova aba, e voltar na pasta para abrir. No Sublime Text se você abrir a pasta inteira todas as subpasta e arquivos vão aparecer no side bar para serem aberto sem sair do programa.

Agora vamos ver algumas características e benefícios do Sublime Text

CARACTERISTICAS E BENEFICIOS

  • Uma das suas características é a autocompletação do código, apesar que hoje todos os editores de código moderno que se preze tem essa função.
  • O Sublime Text tem suporte nativo para algumas linguagens de programação
  • Ele também tem uma variedade de temas de cores diferentes.
  • Ele irá alertar sobre erros de analise em tempo real
  • Já trabalho em códigos grandes? Fica complicado navegar não é mesmo? O Sublime text acaba com essa dificuldade, já que ele tem um mapa que é criado no decorrer da sua programação e facilita a sua navegação pelo código.

Observe o mapa no canto direito da imagem

CUSTOMIZAÇÃO

O Sublime pode ser totalmente personalizado através de plug-ins. O gerenciador de pacotes integrado permite que os usuários encontrem rapidamente plug-ins, fazer instalação, atualização e remoção, normalmente sem reiniciar o programa.

Os usuários podem baixar pacotes de sites como o Github e Bitbucket, e ainda o Sublime possui um repositório próprio para a publicação de plug-ins que é fornecido pela comunidade que está por trás do Sublime Text.

São mais de 3000 pacotes de customização e com a ajuda deles você pode transformar um simples editor de texto em uma IDE, ou o ambiente que bem desejar para um desenvolvimento pleno.

Por exemplo, você pode adicionar a capacidade de sincronizar arquivos em um servidor FTP remoto.

LEVE E RÁPIDO

Algo que rapidamente fica aparente para quem usa o Sublime é a rapidez com que o programa faz as funções. Ele é desenvolvido em C/C++ e Python, e é muito leve.

Nos meus testes abrir e manipulei arquivos gigantes de códigos sem problema algum, sem travamentos ou demora em abrir o código, e usei uma maquina bem simples para os testes.

Já executei a versão portátil no PC da faculdade e executou perfeitamente.

EXCELENTE FERRAMENTA DE PESQUISA

Muitas vezes quando estamos desenvolvendo precisamos pesquisar trechos do código, nessa hora o Sublime text cai como uma luva.

Você consegue pesquisar trechos e substituir eles, além de fazer pesquisa sensíveis considerando letras maiúsculas e minúsculas.

CONCLUSÃO

O Sublime text é um editor simples, leve e rápido, mas pode ser tão poderoso quanto o seu projeto precisa.

Essas foram algumas das características que citamos, mas tem outras diversas que nem falamos, como trabalhar com painéis, telas, edição simultânea, entre outras diversas.

Indico para todos, inclusive para os desenvolvedores terem a versão portátil em seus pendrives, CD/DVD, Smartphones.

Esqueci de alguma coisa? Então utilize os comentários!

O post Editor de Código – Sublime Text apareceu primeiro em Estudante de TI.



This post first appeared on Estudante De TI, please read the originial post: here

Share the post

Editor de Código – Sublime Text

×

Subscribe to Estudante De Ti

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×