Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

100 Jogadores que podem marcar 2023 (1-50)


    Ontem publicámos os primeiros 50 nomes da nossa lista para 2023, e hoje fechamos a centena com aqueles que nos parecem poder vir a ser os maiores destaques do mundo futebolístico neste novo ano. Recordamos que a rubrica "100 Jogadores" é uma tradição anual no Barba Por Fazer (podem consultar no nosso arquivo as edições de 2015 até 2022).
    Dos jogadores elencados, alguns poderão proporcionar transferências sonantes, outros poderão desempenhar um papel crucial nas conquistas dos seus clubes, afirmando-se jovens valores e sendo outros tantos os desconhecidos que dirão adeus ao quase-anonimato, passando a ter o seu nome nas bocas dos quatro cantos do planeta futebol. Com o Mundial bem fresco na memória, situação inédita em Janeiro, este primeiro mercado do ano pode presentear os adeptos com um volume de transferências acima da média, correndo vários clubes atrás das sensações da competição no Qatar, e procurando outros antecipar-se à concorrência. Seja como for, o dominó de movimentações será intenso, também porque são muitos os jogadores apetecíveis que terminam contrato em Junho de 2023.
    Sem grandes competições de seleções a desviar atenções (acontecerá em Junho a final four da Liga das Nações com Países Baixos, Espanha, Itália e Croácia, mas o desfecho será apenas uma nota de rodapé na temporada), o foco em 2023 estará a 100% nos clubes. Conseguirão os sensacionais Arsenal, Nápoles e Benfica segurar as suas lideranças ou irá alguma destas equipas "acusar" a divisão da época em duas partes? Será o Manchester City capaz de quebrar o seu bloqueio de rendimento na Liga dos Campeões? Individualmente, será algum jogador capaz de roubar aquela que, pós-Mundial 2022, parece encaminhar-se para ser a oitava Bola de Ouro de Lionel Messi?

    Há um ano listámos no nosso Top-50 craques como Haaland, Lewandowski, Vlahovic, Tchouaméni, Luis Díaz, Koundé, Isak, Kalvin Phillips, Gravenberch, Bissouma, Adeyemi ou Raphinha antes das suas transferências e questionámos se Messi iria entrar em modo GOAT no Mundial do Qatar. Sem mais demoras, os 50 destaques para 2023:



1. Lionel Messi (PSG) - Aos 35 anos, Lionel Messi subiu ao topo do mundo. O astro argentino, melhor jogador de todos os tempos, está bem encaminhado para conquistar a oitava Bola de Ouro. Temos muita curiosidade para ver o futebol de Messi, agora de Mundial no currículo e liberto da pressão acumulada ao longo de tantos anos.

2. Kylian Mbappé (PSG) - Se Messi não vencer a próxima Bola de Ouro, o colega de equipa e finalista vencido no Qatar, Mbappé, o rapaz que vai fazer seus todos os recordes de golos em mundiais, surge logo depois no favoritismo. Não deve deixar Paris no Verão, mas nunca se sabe. 

3. Jude Bellingham (Borussia Dortmund) - O médio inglês, impressionante com apenas 19 anos, vai garantidamente tornar-se uma das transferências mais caras e mais sonantes ao longo de 2023. Real Madrid, Liverpool e Manchester City parecem ser os destinos mais prováveis.

4. Erling Haaland (Manchester City) - O matador norueguês promete "limpar" muitos recordes em 2023. Haaland soma 21 golos em 16 jogos pelo Man City na Premier League, e na Champions com os seus 5 tentos está a apenas dois de distância dos líderes Mbappé e Salah. Bater os 34 golos marcados numa só época em Inglaterra por Shearer e Andy Cole parecia difícil, mas Haaland tem tudo para ir aos 40.

5. Khvicha Kvaratskhelia (Nápoles) - E se um jogador georgiano pudesse conquistar uma Bola de Ouro daqui a uns anos? Kvaratskhelia, ou Kvaradona para os adeptos do Nápoles, não deve demorar a tornar-se um dos jogadores da moda. Um dos maiores dribladores da actualidade, imaginativo como poucos no 1 para 1. Gostávamos muito de o ver numa equipa de Guardiola.

6. Vinícius Júnior (Real Madrid) - Até percebermos o que Endrick faz com o seu potencial, e embora Neymar ainda tenha 30 anos (quase 31), Vini Jr. é aos 22 o jogador brasileiro com melhores condições para se tornar principal figura do país e embaixador do futebol canarinho na Europa. Este ainda é o Real Madrid de Benzema mas começa a ser cada vez o Real de Vinícius.

7. Josko Gvardiol (RB Leipzig) - O defesa central mais elogiado no Qatar, excepto quando Messi fez o que quis dele, renovou recentemente com o Leipzig, pondo fim ao rumor de que o Chelsea o garantiria e passando a ter uma cláusula de 110 milhões de euros. O croata confessou que o Liverpool sempre foi o seu destino de sonho.

8. Enzo Fernández (Benfica) - O melhor jogador jovem do Mundial 2022 colecciona interessados, mas os encarnados garantem que só sai pela cláusula (120 milhões). A novela Enzo parece ter acalmado, bem gerida por Roger Schmidt e Rui Costa, e embora não seja impossível o 13 das águias deixar a Luz em Janeiro, o mais certo é transferir-se apenas no Verão, como estava escrito a partir do momento em que aterrou em Lisboa.

9. Rafael Leão (AC Milan) - O MVP da última Serie A tem tudo para ser um dos rostos principais da Seleção versão Roberto Martínez. Já foi associado ao Chelsea e ao Manchester City, mas também pode continuar como príncipe de Milão.

10. Mykhaylo Mudryk (Shakhtar Donetsk) - O extremo esquerdo ucraniano pode provocar intensa luta em Londres pelo seu passe. Há poucos jogadores na atualidade com o seu potencial, e nesta fase da carreira importa que escolha um emblema onde possa consolidar-se sempre titular. 

11. João Félix (Atlético Madrid) - O craque português está prestes a despedir-se de Madrid e de Simeone, um casamento que nunca correu como ambas as partes desejariam. Segue-se aventura na Premier League, um campeonato onde Félix pode "triunfar" se entrar rapidamente no ritmo/ intensidade muito peculiares do futebol inglês. Tornar-se-á o empréstimo algo definitivo?

12. Jamal Musiala (Bayern Munique) - O prodígio alemão de 19 anos contabiliza 12 golos e 8 assistências esta época, não sendo exagerado pensar que pode chegar a algo como 20 golos e 20 assistências no gigante de Munique. Sublinhamos, tem 19 anos e fará 20 em Fevereiro. Um dos jogadores com futuro mais risonho no mundo.

13. Neymar (PSG) - Entrou num nível soberbo em 2022/ 23, mas o pós-Mundial pode convidar Neymar a um estado depressivo e desligado. Messi e Mbappé devem entrar em 2023 com tudo, e será determinante para um bom PSG europeu (recordamos que há PSG-Bayern nos oitavos da Champions) que Neymar esteja focado.

14. Kevin De Bruyne (Manchester City) -
O médio belga continua a ser o jogador mais especial na equipa de Pep Guardiola. Embora haja Haaland, caso o City impeça o Arsenal de vencer uma Premier que foge há muito ou caso o City conquiste finalmente a Champions, a responsabilidade de KDB será muita de certeza.

15. Christopher Nkunku (RB Leipzig) - Está presentemente lesionado (um azar que o retirou do Mundial 2022 a dias da competição arrancar) mas em 2023/ 24 será, tudo indica, jogador do Chelsea. E que grande reforço que a Premier League vai ganhar.

16. Cody Gakpo (Liverpool) - Brutal no PSV (13 golos e 17 assistências em 24 jogos), o extremo esquerdo neerlandês brilhou no Mundial e Klopp não hesitou em desviá-lo de Old Trafford. O clube de Anfield parece indicado para o seu futebol, faltando perceber qual será o trio preferido do técnico alemão ao longo de 2023.

17. Declan Rice (West Ham) - O melhor jogador fora do Top-6 inglês já adiou o salto 1 ano ou 2 a mais do que esperávamos. Sempre tivemos curiosidade de o ver no Manchester United, e mesmo com o plantel presente seria compatível com Casemiro, mas Rice é fã do Chelsea e os blues estão carregadinhos de dinheiro.

18. Robert Lewandowski (Barcelona) - O polaco goleador já caiu para a Liga Europa mas na La Liga o seu impacto foi imediato com 13 golos em 16 jogos. Tal como Mbappé e Kane, não deve ter capacidade para impedir Haaland de conquistar a Bota de Ouro. 

19. Mohamed Salah (Liverpool) - Muito abaixo do seu nível de 2021, o craque egípcio esteve irregular em 2022, acusando a derrota na final da CAN e modificando o seu papel na equipa com as dinâmicas renovadas com os ingressos de Díaz e Darwin, e com a saída do sempre altruísta Sadio Mané. Em 2023 teremos Mo versão '21 ou '22?

20. Cristiano Ronaldo (Al-Nassr) - Há um ano atrás chamaríamos louco a quem nos dissesse que CR7 estaria a jogar na Arábia Saudita em 2023. O novo ano do jogador mais mediático do mundo levanta novas questões: chegará ao fim o seu percurso na Seleção? Procurará regressar à Europa no Verão?

21. Karim Benzema (Real Madrid) - O último Bola de Ouro terá sempre uma palavra a dizer na defesa do título na Liga dos Campeões, e a sua disputa com Lewandowski (vantagem para o polaco) pelo estatuto de melhor marcador em Espanha promete ser animada.

22. Phil Foden (Manchester City) - Em 2023, o desafio para Foden é tornar-se titular indiscutível no onze de Guardiola, e disparar em termos de números que o aproximem dos registos que Vini Jr consegue em Espanha.

23. Bukayo Saka (Arsenal) -
Há um ano ou dois imaginávamos Saka um jogador perfeito para explodir nas mãos de Pep Guardiola. O inglês continua a sê-lo, mas esse salto do Arsenal para o City já não terá que ser dado, mediante a brutal subida de rendimento colectivo do clube de Londres. Quem tem Saka, Odegaard e Martinelli pode (e deve) sonhar.

24. Victor Osimhen (Nápoles) - O sonho napolitano vive nos golos do mascarado nigeriano Victor Osimhen. É fácil adivinhar que será um dos "9" mais cobiçados no próximo Verão. Até lá, há um troféu de melhor marcador para o qual é, a par de Immobile, um dos favoritos.

25. Milan Skriniar (Inter) - O central eslovaco do gigante de Milão foi uma das recomendações de Luís Campos ao PSG. A transferência não aconteceu, mas Skriniar fica livre no fim da época. Em princípio, um novo amigo para Marquinhos no trio de centrais.

26. Federico Valverde (Real Madrid) - Carlo Ancelotti voltou a fazer das suas e descobriu no uruguaio Federico Valverde um médio goleador. Jogador de jogos grandes, médio potente e autor de golos de levantar o estádio, terá que dizer presente na luta pela La Liga com o Barça e muito que o Real Madrid precisará da sua polivalência na fase a eliminar da Liga dos Campeões.

27. Martin Odegaard (Arsenal) - Um dos jogadores que nos dá mais prazer jogar actualmente. O capitão dos gunners é um craque de todo o tamanho, com a mentalidade certa para carregar o Arsenal nos momentos dificeis. É candidato a constar entre os 5-6 escolhidos para finalistas de Jogador do Ano da PFA.

28. William Saliba (Arsenal) - O centralão francês tem sido um dos melhores defesas centrais na Premier, e terá que continuar no mesmo nível para que o Arsenal de Arteta atinja aquilo que seria impensável há alguns meses atrás.

29. Florian Wirtz (Bayer Leverkusen) - Ainda sem qualquer minuto em 2022/ 23, tendo terminado recentemente a recuperação de uma lesão grave, Wirtz tem 2023 para nos recordar pouco a pouco porque é que é o jogador mais parecido com Kevin De Bruyne na capacidade de transporte e na definição no último terço.

30. Miguel Almirón (Newcastle) - O paraguaio do Newcastle podia ficar quieto até ao final da temporada e, mesmo assim, a distinção de Most Improved Player desta Premier League seria provavelmente dele na mesma. Continuará em 2023 na mesma toada da segunda metade de 2022?

31. Diogo Costa (Porto) - Não ganhou pontos no Mundial (pelo contrário), mas ainda estão frescos na memória os seus extraordinários desempenhos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Tem 23 anos, é o melhor guarda-redes em Portugal e não deveria haver pressa em vendê-lo. Mas apostamos que estará noutro campeonato em 23-24.

32. Aleksandar Mitrovic (Fulham) - Depois de apontar 43 golos no Championship, Mitrovic quebrou a maldição e está finalmente a replicar na Premier League o que sempre conseguiu fazer no segundo escalão inglês. Com 28 anos e sendo uma garantia de golos, uns atrás dos outros, fica a dúvida: continuará sob o comando de Marco Silva? Dará o salto em Inglaterra? Ou viajará para um dos primeiros classificados de outro campeonato?

33. Marcus Rashford (Manchester United) -
O extremo/ avançado britânico do Manchester United está com a confiança a tocar nas nuvens. Marcou 3 golos no Mundial, não pára de marcar pelos red devils e a saída de Cristiano Ronaldo deve traduzir-se na continuidade da actual tendência.

34. Ilkay Gündogan (Manchester City) - Um treinador em campo, Gündogan está prestes a terminar contrato com o Manchester City e, aos 32 anos, deve terminar um percurso de azul celeste que iniciou em 2016. Segue-se Munique?

35. Lovro Majer (Rennes) - O seu ciclo no clube actual parece estar a chegar ao fim, mas não será fácil retirar o sucessor de Modric do Rennes.

36. Kim Min-Jae (Nápoles) - O Fenerbahçe de Jorge Jesus aceitou negociá-lo por 18 milhões (contratação incrível do Nápoles) e os seus desempenhos ao serviço do 1.º classificado da Serie A têm roçado a perfeição. O sul-coreano é, neste momento, um dos melhores centrais do mundo.

37. Benjamin Sesko (RB Salzburgo) - O herdeiro de Haaland no Salzburgo já acertou o seu próximo passo, rumando à Bundesliga em 23-24 para representar o outro emblema da Red Bull, o Leipzig. O esloveno de 1,94m tem apenas 19 anos mas é um diamante com potencial gigante, e a Bundesliga parece ser o palco perfeito para as suas características.

38. Youri Tielemans (Leicester City) - Esteve com um pé no Arsenal no Verão passado, mas o negócio não se deu. Daqui a uns meses pode assinar a custo zero por qualquer equipa. Quem o convencer, garantirá um médio super completo nos melhores anos da sua carreira.

39. Alexis Mac Allister (Brighton) - O médio da Argentina viu aumentar muito a sua cotação no Mundial, emergindo juntamente com Enzo Fernández como titulares num meio-campo que meses antes parecia entregue a Lo Celso e Paredes. Jogador com bom remate à entrada da área e forte na marcação de livres, Mac Allister deve resistir à cobiça e continuar a crescer no Brighton.

40. Endrick (Palmeiras) - Tem apenas 16 anos mas já tem tudo acertado para se juntar ao Real Madrid em 2024, seguindo os passos de Vinícius Júnior ou Rodrygo. Assim, em 2023 importa apenas acompanhar a sua evolução no Brasileirão.

41. Bruno Guimarães (Newcastle) - O futebol nunca é 100% linear, mas estamos convictos que o Brasil teria aumentado exponencialmente as suas chances de vencer no Qatar se Tite tivesse priorizado ter Bruno Guimarães junto a Casemiro no miolo da canarinha. O craque que veste a camisola 39 em homenagem ao táxi do seu pai será seguramente alvo do interesse dos maiores clubes do mundo no Verão, mas BG39 parece de cabeça e coração no Newcastle, onde é cabeça-de-cartaz do projecto.

42. Marco Asensio (Real Madrid) - Nunca conseguiu agarrar o lugar com Ancelotti e termina contrato com os merengues este ano. Qual é a próxima paragem do jogador que em 2017 e 2018 parecia vir a marcar uma década?

43. Lisandro Martínez (Manchester United) - Quando chegou a Inglaterra, Carragher e Neville duvidaram da sua capacidade para competir na Premier League, por se tratar de um defesa central de 1,75m. Esqueceram-se de avaliar o mais importante: o ex-Ajax é uma força da natureza em termos de competitividade e um defesa muito inteligente a ler o jogo e posicionar-se. Acabou 2022 como campeão do mundo e poderá acabar 2023 como um dos defesas mais respeitados em Inglaterra.

44. Kieran Trippier (Newcastle) -
Um dos jogadores mais consistentes nesta Premier League 22-23, Trippier (jogador obrigatório no Fantasy) caminha a passos largos para merecer integrar a lista de candidatos a Jogador do Ano em Inglaterra.

45. André-Frank Zambo Anguissa (Nápoles) - O camaronês Anguissa é um daqueles casos raros de jogador a que não falta quase nada. À imagem de Moussa Dembélé (ex-Tottenham), um médio que consegue driblar quase todos os adversários, mas quase intransponível para todos os que o tentam fintar.

46. Rafa (Benfica) - O extremo encarnado, com Schmidt jogador para actuar nas costas do ponta de lança, é um dos mais fortes candidatos a MVP da Liga Bwin.

47. Randal Kolo Muani (Eintracht Frankfurt) - O jogador que quase deu o Mundial à França (foi seu o remate que Emi Martínez defendeu no final do prolongamento) tem crescido a olhos vistos. Brilhou no Nantes, não pediu licença a ninguém para fazer estragos na Bundesliga e, parece-nos, não deve permanecer muito tempo em Frankfurt.

48. Ivan Toney (Brentford) - Sobre Ivan Toney, a principal história em 2023 é mesmo perceber se irá ou não ser suspenso, e por quanto tempo, na sequência do escândalo de apostas em que se viu envolvido. Até que seja comunicada uma decisão, deve continuar a ser a grande estrela do Brentford.

49. Azzedine Ounahi (Angers) - Na antevisão do Mundial 2022 escrevemos que seria o jogador da seleção de Marrocos que mais mercado poderia ganhar na competição. Assim foi. O Nápoles parecia o destino perfeito para o seu futebol nesta etapa da carreira, mas Hakimi parece ter conseguido desviar o seu compatriota para o PSG.

50. Mehdi Taremi (Porto) - O avançado iraniano do FC Porto continua sem colher o crédito merecido face à sua brutal qualidade. Em 2023, deve disputar com Gonçalo Ramos o título de melhor marcador da Liga Bwin e à partida o facto do ataque do Benfica dividir mais os seus golos pode beneficiá-lo.





This post first appeared on Barba Por Fazer, please read the originial post: here

Share the post

100 Jogadores que podem marcar 2023 (1-50)

×

Subscribe to Barba Por Fazer

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×