Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

100 Jogadores que podem marcar 2023 (51-100)

 Novo ano civil significa 9.ª edição da tradição anual (podem consultar no nosso arquivo as versões de 2015 a 2022) do Barba Por Fazer de antecipar um conjunto de jogadores que têm condições para deixar assinalável impressão digital no mundo do futebol em 2023.
    Com o Mundial bem fresco na memória, situação inédita em Janeiro, este primeiro mercado do ano pode presentear os adeptos com um volume de transferências acima da média, correndo vários clubes atrás das sensações da competição no Qatar, e procurando outros antecipar-se à concorrência. Seja como for, o dominó de movimentações será intenso, também porque são muitos os jogadores apetecíveis que terminam contrato em Junho de 2023.
    Sem grandes competições de seleções a desviar atenções (acontecerá em Junho a final four da Liga das Nações com Países Baixos, Espanha, Itália e Croácia, mas o desfecho será apenas uma nota de rodapé na temporada), o foco em 2023 estará a 100% nos clubes. Conseguirão os sensacionais Arsenal, Nápoles e Benfica segurar as suas lideranças ou irá alguma destas equipas "acusar" a divisão da época em duas partes? Será o Manchester City capaz de quebrar o seu bloqueio de rendimento na Liga dos Campeões? Individualmente, será algum jogador capaz de roubar aquela que, pós-Mundial 2022, parece encaminhar-se para ser a oitava Bola de Ouro de Lionel Messi?

    Há sensivelmente um ano, constavam nos primeiros 50 lugares da nossa lista jogadores como Kvaratskhelia, Julián Álvarez, Darwin, Antony, Matheus Nunes, Botman, Schlotterbeck, Vitinha, Sinisterra ou Samuel Lino antes de darem o salto para clubes/ campeonatos mais reputados. 

   Hoje lançamos os jogadores da 100.ª à 51.ª posição, e dentro de alguns dias a primeira metade de 2023. Temos em destaque:


50. Mohammed Kudus (Ajax) - O médio ofensivo ganês foi um dos atletas mais entusiasmantes durante a fase de grupos no Mundial do Qatar. Com apenas 22 anos, capacidade de obter números e bastante polivalência em termos tácticos (já jogou em Amesterdão como falso 9, mas pode também fazer qualquer posição do ataque), é bem capaz de ser uma das próximas grandes vendas do Ajax.

51. António Silva (Benfica) - Um fenómeno. Aposta de Roger Schmidt, António Silva viveu um sonho nos últimos meses. As lesões dos restantes centrais encarnados conduziram à sua titularidade, e não mais saiu do lado de Otamendi, enfrentando Mbappé ou Vlahovic na Champions League e acabando entre os 26 escolhidos da Seleção Portuguesa. Com apenas 19 anos, estamos curiosos para ver se mantém o nível, e quão assediado será no próximo Verão. Se Enzo sair, será sem margem para dúvidas ele o jovem jogador do ano em Portugal.

52. Xavi Simons (PSV) -
Em 2022, a sensação das redes sociais Xavi Simons virou jogador profissional de futebol em toda a linha. Formado em Barcelona e com passagem no PSG, o jovem neerlandês "encontrou-se" ao dar um passo atrás, rumando ao PSV de van Nistelrooy. Conseguirá manter a inesperada veia goleadora? Deixar de ter Gakpo por perto terá impacto negativo no seu rendimento ou, pelo contrário, assumirá ainda mais as responsabilidades?

53. Dominik Livakovic (Dínamo Zagreb) - Há muito tempo que não compreendemos como é que Livakovic (28 anos acabadinhos de fazer) continua no campeonato croata. Foi o guarda-redes mais consistente no Mundial, e é um achado a baixo custo para quem deseje um upgrade na baliza.

54. Marcus Thuram (Gladbach) - O filho de Lilian Thuram está nas bocas do mundo. Entrou a todo o gás na Bundesliga, somando 10 golos em partidas, valorizou no Qatar, e termina contrato no fim da época. A dúvida é apenas se sai já, amealhando o Gladbach uns quantos euros, ou se faz as malas apenas no término de 2022/ 23.

55. Sofyan Amrabat (Fiorentina) - O melhor médio defensivo do Mundial, peça-chave na equipa sensação. Não tem a cotação nem o potencial de outros médios da moda como Bellingham ou Enzo, perdendo inclusive para o compatriota Ounahi, mas pode ser uma opção interessante para quem não queira entrar em loucuras.

56. Leandro Trossard (Brighton) - O homem que festeja com binóculos foi desrespeitado no Qatar (criminoso Roberto Martínez ter insistido em Eden Hazard quando tinha Trossard no melhor momento da carreira), mas na Premier é uma das principais figuras do Brighton. Poucos jogadores podem gabar-se de ter feito um hat-trick ao Liverpool. Termina contrato em 2023, e aos 28 anos está no ponto para acertar o grande contrato da sua vida, mas não afastamos o cenário de renovar com o Brighton de De Zerbi.

57. Gonçalo Ramos (Benfica) - O ponta de lança do Benfica deu-se a conhecer aos mais desatentos quando marcou 3 golos à Suíça nos oitavos-de-final do Mundial. O seu hat-trick esteve aliás perto de ser o único da competição, até um certo Kylian Mbappé fazer o mesmo na final. Para Ramos, os próximos 5 meses devem ser os últimos de águia ao peito. Conseguirá sagrar-se melhor marcador da Liga Bwin ou vai perder para Taremi?

58. Daichi Kamada (Eintracht Frankfurt) - Namorado pelo Benfica no Verão passado, o craque nipónico do Eintracht não saiu da lista de desejos de Roger Schmidt. Seja o Benfica, seja o Dortmund, alguém vai ganhar um médio ofensivo completíssimo a curto/ médio-prazo.

59. Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund) - Um prodígio precoce, Moukoko já vai para a terceira época de Bundesliga e tem apenas 18 anos. Jogador esquerdino, de potencial gigante, é seguramente um dos melhores negócios disponíveis no mercado, considerando que termina a sua ligação ao Dortmund em Julho. Gostávamos que renovasse.

60. Anel Ahmedhodzic (Sheffield United) - Mora no Championship, 2.º escalão inglês, um dos centrais mais interessantes da actualidade. Internacional bósnio, nascido na Suécia, deverá tudo indica brilhar na próxima temporada na Premier League.

61. Wilfried Zaha (Crystal Palace) - Aos 30 anos, e depois de ver diversas vezes adiado o seu salto para um clube com outras aspirações, Zaha tem por fim o futuro nas suas mãos. Sai do Crystal Palace sem recompensar o clube londrino com 50 ou 60 milhões como podia ter acontecido noutros momentos, mas sai com estatuto de lenda e tendo dado muito desportivamente.

62. Evan N'Dicka (Eintracht Frankfurt) - Para que clube se transferirá o central francês de 23 anos e 1,92m? Não é fácil encontrar centrais esquerdinos com a sua qualidade, muito menos em vias de ficarem livres contratualmente.

63. Armand Laurienté (Sassuolo) - Desconhecido para muitos, um driblador nato e vertical, Laurienté viajou do Lorient (Ligue 1) para a Serie A e adaptou-se bem. Tem muito para evoluir, e o Sassuolo vai melhorar em 2023 com o francês num corredor e Berardi (regressado de lesão) no flanco contrário.

64. Danilo (Palmeiras) - O médio defensivo de Abel Ferreira tem a Europa à sua espera. Cheira a Premier League.

65. Álex Grimaldo (Benfica) -
Os dias passam e parece difícil Álex Grimaldo, um dos melhores cobradores de livres directos no futebol actual, renovar com o Benfica. O espanhol pode alimentar um dominó de transferências de laterais-esquerdos, juntamente com Raphaël Guerreiro ou Bensebaini. 

66. Nico Williams (Athletic Bilbao) - Para o irmão mais novo de Iñaki, não acreditamos que 2023 seja ano de transferência. Com apenas 20 aninhos, interessa que se estabeleça em Bilbao, crescendo em consistência e impacto no último terço.

67. Pedro Porro (Sporting) - O lateral/ ala direito do Sporting, elemento fundamental no esquema de Rúben Amorim, parece estar de saída. Para o bem dos leões, que isso aconteça apenas em Junho.

68. Kevin Danso (Lens) - O central austríaco de 24 anos tem sido um dos destaques na Liga francesa, e um dos principais responsáveis pela sensacional campanha do Lens.

69. Fabiano Parisi (Empoli) - No mediano Empoli, Parisi (22 anos) vem-se afirmando como um dos laterais esquerdos mais acutilantes do futebol europeu.

70. Giorgio Scalvini (Atalanta) - O menino gigante (19 anos e 1,95m) tem tudo para ser um dos centrais da próxima década. Mas há tempo para tudo, e em 2023 importa que cresça e se afirme como indiscutível no conjunto de Gasperini.

71. Terem Moffi (Lorient) - Para quem queira um avançado promissor sem precisar de gastar mais do que 25 milhões, o nigeriano Moffi é uma das boas opções. Possante, de remate fácil, um dos vários bons projectos do Lorient.

72. Máximo Perrone (Vélez) - Foi imediatamente associado ao Benfica aquando do interesse dos tubarões em Enzo Fernández, e rapidamente dado como desviado pelo Manchester City. A sua cláusula de rescisão (7 milhões e meio de euros) faz do esquerdino um dos negócios mais convidativos no actual panorama.

73. João Gomes (Flamengo) - Não tem atraído tantos olhares como Danilo (Palmeiras) mas é indubitavelmente um dos médios do Brasileirão que está melhor preparado para a velocidade do futebol europeu.

74. Ian Maatsen (Burnley) - O lateral neerlandês de 20 anos, emprestado pelo Chelsea ao Burnley de Kompany, soma 4 golos e 4 assistências no Championship. Pequenino (1,67m) mas imparável, em 23/ 24 estará na Premier League.

75. Evander Ferreira (Portland Timbers) - Depois de 4 épocas e meia a brilhar no Midtjylland, Evander deixou a Dinamarca para rumar à MLS. O craque brasileiro merece mais.

76. Iliman Ndiaye (Sheffield United) -
Jogador com um progresso inspirador nos últimos anos, o senegalês Ndiaye tem sido uma das máximas figuras do Championship. Deixou um ar da sua graça no Mundial e tem feito a diferença no ataque do Sheffield. Jogadores de Fantasy, vão gostar de o ter nas vossas equipas em 2023-24.

77. Folarin Balogun (Reims) - Emprestado pelo Arsenal ao Reims, Balogun soma 10 golos na Ligue 1, marca que o deixa nivelado com Jonathan David, Moffi e Lacazette, apenas batido por Mbappé e Neymar. Nketiah que aproveite para marcar pontos com Arteta, porque neste momento Balogun é mais jogador.

78. Vitinha (Braga) - Avançado enérgico, dor de cabeça para os defesas, o dianteiro do Braga, natural de Cabeceiras de Basto, é o exemplo perfeito de um avançado à medida de Sérgio Conceição. O segundo Vitinha mais conhecido da actualidade deve estrear-se na Seleção em 2023.

79. Dango Outtara (Lorient) - Com a saída de Laurienté para o Sassuolo, Ouattara subiu o nível. Num clube carregadinho de activos que prometem (atenção também a Enzo Le Fée), o miúdo de 20 anos, com 6 golos nas suas 11 internacionalizações pelo Burkina Faso, pode tornar-se um caso sério.

80. Samuel Iling-Junior (Juventus) - Formado no Chelsea, o extremo esquerdino da Juventus fez estragos na Luz quando entrou aos 70 minutos naquele vendaval de futebol que acabou em 4-3. Allegri tem um verdadeiro talento para limar nos seus quadros.

81. Gustav Isaksen (Midtylland) - A actuar num campeonato periférico, Isaksen pode ser um "achado" para clubes com boa visão de mercado. Países Baixos, Itália, Alemanha ou Portugal (encaixava no Benfica e no Sporting) poderiam ser, dependendo dos clubes, destinos apropriados às suas características.

82. Warren Zaïre-Emery (PSG) - Será que o PSG aprendeu com Nkunku, Coman e Diaby, ou será que também Zaïre-Emery vai ser negociado e "desperdiçado"?

83. Mama Baldé (Troyes) - O craque guineense, formando entre Sintrense e Sporting, brilhou em Portugal no Aves e tem explodido no Troyes. Está bem encaminhado para atingir números nunca antes vistos na sua carreira.

84. Andreas Schjelderup (Nordsjaelland) -
O prodígio norueguês surgiu na nossa lista de 2022. À data apontámo-lo ao Ajax, mas aparentemente o seu destino será mesmo o Estádio da Luz. Roger Schmidt vai fazer dele um senhor jogador.

85. Tiago Gouveia (Estoril) - O extremo que o Benfica emprestou ao Estoril é um daqueles jogadores que cativa e entusiasma, impressionando o facto de aproveitar todas as oportunidades e todas as temporadas para se tornar melhor. Já fez na Linha o suficiente para ser repescado pelos encarnados em Janeiro, mas é mais provável que esse regresso aconteça somente na próxima época.

86. Abakar Sylla (Club Brugge) - O central costa-marfinense de 20 anos, destaque superlativo na brilhante campanha do Club Brugge na Liga dos Campeões, está avaliado em 9 milhões. O Ajax estará interessado.

87. Alberto Moleiro (Las Palmas) - Depois de Pedri, Alberto Moleiro está na calha para ser o próximo talento a rumar do Las Palmas para Barcelona.

88. Arda Güler (Fenerbahçe) - Aos 17 anos, Güler não tem sido tão utilizado por Jorge Jesus quanto os adeptos gostariam. Tem 2 golos na liga turca (tendo actuado apenas 35 minutos) e marcou e assistiu quando foi aposta na Liga Europa.

89. Henrique Araújo (Benfica) - O jovem madeirense que dá ares no seu futebol do açoriano Pauleta não tem sido aposta frequente de Roger Schmidt, mas acreditamos que conquiste o seu espaço em 23-24 se Gonçalo Ramos for entretanto transferido.

90. Isi Palazón (Rayo Vallecano) - Tem 28 anos e "explodiu" tarde, tendo passado muito tempo nas divisões secundárias de Espanha, mas é um dos jogadores a seguir atenção no ataque dinâmico do Rayo.

91. Viktor Gyökeres (Coventry City) - Com 24 anos e 1,87m, o ponta de lança sueco do Coventry evoluiu muito desde 2021. Agarrem-no agora, mais baratinho.

92. Arnau Martínez (Girona) - Lateral com capacidade de jogar a central, Arnau Martínez tem claramente futebol para mais do que o Girona.

93. Roony Bardghji (Copenhaga) - Talento não lhe falta, muito pelo contrário. Mas 2023 será um bom ano para perceber até que ponto consegue manter a cabeça no lugar e justificar o salto para outro campeonato.

94. Leonardo Lelo (Casa Pia) - Uma das belas novidades da Liga Bwin. No sensacional Casa Pia, Lelo tem dado ares de Grimaldo. Temos bastante curiosidade para acompanhar o seu desenvolvimento, imaginando que em 2023-24 já não estará ao serviço dos gansos.

95. Zian Flemming (Milwall) - Dono de uma meia distância fantástica e exímio cobrador de bolas paradas, o neerlandês que o Milwall roubou ao Fortuna Sittard tem tudo para ser um dos jogadores em foco no Championship em 2023.

96. Ben Brereton (Blackburn) - Muitos acreditam que já não deveria estar no segundo escalão inglês. Big Ben, o chileno nascido em Stoke-on-Trent.

97. Rodrigo Ribeiro (Sporting) - Rúben Amorim gosta dele, e o potencial está lá todo. Ao longo de 2023, será natural que vá somando mais e mais minutos até encontrar o seu espaço.

98. Alexis Flips (Reims) - O Lille não o estimou, mas no Reims parece estar a amadurecer. Despertámos recentemente para a sua existência, mas a forma como conduz a bola e a sua técnica de remate deixam antever coisas positivas.

99. Mike Trésor (Genk) - Segue na Liga belga com umas impressionantes 13 assistências em 21 jogos. Vai-se afirmando finalmente em casa, depois de crescer no Willem II.

100. Oriol Soldevila (CF Intercity) - Apontou 3 golos ao Barcelona na Taça do Rei. Tem 23 anos, joga no 3.º escalão espanhol, e estaremos atentos ao salto que aquele hat-trick lhe pode proporcionar. Pelo menos, ninguém lhe tira a história para contar aos netos.



This post first appeared on Barba Por Fazer, please read the originial post: here

Share the post

100 Jogadores que podem marcar 2023 (51-100)

×

Subscribe to Barba Por Fazer

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×