Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Armário com Caixas de Feira

Tenho observado na rede algumas postagens sobre caixas recicladas. São realmente criativas e de muito bom gosto. E eu me recordei que, no início da ToaToa Artesanatos em meados de 2007, já havia bolado alguns projetos de reciclagem para caixas de madeira, pois a feira se passava do lado de casa, lá no interior, e haviam muitos produtos que ficavam na rua após o término dela. É claro que muitas coisas davam para reciclar e bolar lindas peças utilizando sobras da feira. E uma delas era a de caixas de frutas de diversos tamanhos e modelos. Eu já confeccionei várias peças no meu ateliê reciclando caixas e aqui já foram postados vários projetos com o passo a passo. Assim a gente pode continuar reciclando essas e outras coisas legais e ajudando a manter a cidade mais limpa. E muito mais que isso, fazendo peças de muita utilidade para o nosso dia a dia.

Hoje, nessa postagem repaginada daqui do blog mesmo, vou ensinar a fazer uma estante bem legal, utilizando caixotes de madeira reaproveitados. Veja como fazer:

Você vai precisar de: Tinta fosca de PVA nas cores marrom, branco e verde oliva; Um recipiente para distribuir a tinta (godê); Trinchas e pincéis (broxinha) médios; Estêncil (com motivo de folhas); Lixas nº 80; Furadeira elétrica; Parafusos pequenos (para fixar os caixotes e montar a estante); Pés de geladeira (para dar sustentação à peça ou rodinhas, se for mais conveniente); Verniz acrílico brilhante (para proteger a peça); Nessa peça vamos usar a técnica de pátina provençal e aplicação de estêncil.

Notas:  Se desejar, substitua o estêncil por algum molde que você pode baixar da internet ou recortar de alguma revista de sua preferência. Transfira-o sobre a peça com um carbono, papel vegetal e lápis e lembre-se de que o molde é vazado. Distribua os motivos de folhas harmoniosamente pela peça a gosto. As Etapas da Técnica:

 

1- Antes de iniciar o trabalho use a lixa 80 para retirar as imperfeições dos caixotes.

         

2- Aplique duas demãos de marrom com a trincha média. Intercale secagem de dez minutos entre as demãos.

        

3- Sobreponha duas demãos de tinta branca, usando a mesma trincha do passo anterior. Intercale secagem de 20 minutos entre as demãos.

       

4- Use a lixa 80 para realçar os veios típicos da pátina.

      

5- Fixe o estêncil ou o molde sobre a peça. Depois mergulhe a broxa em verde oliva e comece a dar batidinhas sobre a parte vazada. Aguarde 20 minutos de secagem.

     

6- Comece a fixar os caixotes. Primeiro use a furadeira elétrica para determinar os orifícios nas laterais de cada um deles. Depois encaixe os parafusos.

     

7- Encaixe os pés para dar sustentação à peça. Será preciso usar a furadeira no fundo do último caixote e, então, fixá-los.

       

8- Aplique uma demão de verniz brilhante para proteger a peça.

         

Ok, está pronta e poderá colocá-la em qualquer lugar da casa.

Copie, crie… use sua criatividade!!! Abraços… NillDumont

 


A Magia está de Volta

 

CURSO DE INICIAÇÃO À WICCA

SAIBA MAIS AQUI



This post first appeared on Vila Dumont, please read the originial post: here

Share the post

Armário com Caixas de Feira

×

Subscribe to Vila Dumont

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×