Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 factos divertidos sobre cães

5 Factos Divertidos Sobre Cães

Os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem, e com razão. São companheiros leais, divertidos e muitas vezes surpreendem-nos com o seu comportamento único. Mas quão bem conhece realmente o seu amigo de quatro patas? Hoje olhamos para cinco factos divertidos sobre os cães que, provavelmente, o vão deixar a sorrir e talvez aprender algo novo sobre o seu companheiro peludo.

Vamos lá

Os cães conseguem “cheirar” o tempo

Sabia que os cães podem, de certa forma, sentir a passagem do tempo? Embora os cães não usem relógios, têm um sentido de olfato tão apurado que conseguem perceber pequenas mudanças no ambiente. Com o tempo, os cheiros vão-se dissipando, e os cães conseguem detectar essas mudanças, permitindo-lhes entender a hora de certos eventos. É por isso que o seu cão parece saber exatamente quando chega a casa ou quando é hora de comer. Alguns especialistas sugerem que os cães podem até “cheirar” a aproximação de uma tempestade antes de ela acontecer, graças à sua sensibilidade a mudanças na pressão atmosférica.

Impressionante, não é?

O nariz de um cão é único, tal como uma impressão digital

Cada cão tem um padrão único de rugas e linhas no seu nariz, semelhante às impressões digitais dos humanos. Não existem dois cães com um nariz igual! Este facto é tão surpreendente como útil, sendo que algumas organizações já começaram a usar impressões nasais para identificar cães, da mesma maneira que usamos impressões digitais para identificar pessoas.

Além de serem únicos, os narizes dos cães são verdadeiros “super sensores”. Eles podem distinguir entre milhares de odores diferentes, o que explica porque são tão bons a seguir pistas e detectar cheiros específicos, como drogas, explosivos ou até doenças em humanos.

O cães sonham (e têm pesadelos!) como nós

Talvez tenha reparado que o seu cão treme, move as patas ou emite sons enquanto dorme. Isso é porque, tal como os humanos, os cães sonham. Os estudos mostram que os cães passam por fases de sono semelhantes às dos humanos, incluindo a fase REM (Rapid Eye Movement), durante a qual os sonhos ocorrem. Acredita-se que os cães sonham com atividades do dia a dia, como brincar, correr ou caçar. E, assim como nós, eles podem ter pesadelos!

É por isso que não é incomum ver um cão a “correr” enquanto dorme, ou até emitir um latido abafado. Quem sabe, talvez estejam a sonhar com aquela vez que perseguiram um coelho, com o gato do vizinho… ou com um aspirador gigante!

Os cães “fingem” estar doentes para conseguir atenção!

Este facto é uma verdadeira mistura de diversão e inteligência. Os cães são mestres em captar a nossa atenção, e muitos donos relatam que os seus cães “fingem” estar doentes ou mancar para ganhar mais carinho e mimos. Este comportamento foi observado em vários cães que, depois de perceberem que uma doença real lhes rendeu mais atenção dos seus donos, começaram a repetir o comportamento mesmo depois de estarem totalmente curados.

É claro que nem todos os cães fazem isto, mas para aqueles que o fazem, é um sinal de quão inteligentes e sensíveis eles são às nossas reações. Certamente uma boa maneira de garantir mais uns minutos de carinho extra (mesmo que já tenham existido muitos minutos nesse dia!)

Os cães também podem ser destros ou esquerdinos

Assim como os humanos, os cães também têm uma pata dominante! Estudos mostram que cerca de 50% dos cães têm uma preferência por usar a pata direita ou esquerda para realizar tarefas específicas, como dar a pata ou segurar brinquedos. Há até investigações que sugerem que a pata dominante pode ter um impacto no comportamento do cão, com cães “destros” a serem mais calmos e cães “canhotos” a serem mais propensos a ansiedade.

Se nunca reparou nisso antes, da próxima vez que brincar com o seu cão, tente observar qual é a pata que ele tende a usar mais. Pode ser divertido descobrir se o seu cão é destro ou canhoto!

O que podemos concluir sobre os nossos amigos patudos?

Os cães são, sem dúvida, animais fascinantes e cheios de surpresas. Desde o seu incrível olfato que lhes permite “cheirar o tempo”, passando pelo seu padrão único no nariz, até à sua capacidade de sonhar e, claro, de manipular os donos com um truque ou dois, os cães nunca deixam de nos surpreender. Eles são mais do que simples companheiros; são criaturas inteligentes, emotivas e sempre dispostas a dar-nos uma boa dose de diversão e amor.

Agora que conhece estes factos, talvez olhe para o seu cão com novos olhos (e talvez com mais carinho, quando fingir uma pequena dor ou quando lhe “contar” sobre o seu último sonho!).

Fontes para os factos

  • Stanford Report – “Dogs’ Sense of Smell Over Time”
  • AKC (American Kennel Club) – “The Unique Nose of Dogs: Like Fingerprints”
  • Harvard Medical School – “Do Dogs Dream?”
  • The Telegraph – “Dogs Fake Being Sick to Get Attention”
  • Journal of Veterinary Behavior – “Laterality in Dogs”
  • BBC Earth – “Are Dogs Left or Right Pawed?”

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

The post 5 factos divertidos sobre cães appeared first on Pinhos Armazém Agrícola.



This post first appeared on Pinhos Armazém Agrícola - Loja De Produtos Agrícolas, please read the originial post: here

Share the post

5 factos divertidos sobre cães

×