Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Zotye, a história da chinesa que está chegando ao Brasil

zotye-z200-oficial-1

Zotye T200

Em 14 de janeiro de 2005, o grupo chinês Zotye Holding criou uma divisão de automóveis, chamada Zotye Auto. A empresa foi fundada em Yongkang, província de Zhejiang. Anteriormente, a companhia exportava peças automotivas.

No ano seguinte, a Zotye lança seu primeiro carro, o utilitário esportivo RX6400, um clone do Daihatsu Terios dos anos 90. O modelo foi rebatizado de 2008 e em seguida de Nomad. Hoje é conhecido como T200 Hunter. A exportação começou em 2008. No ano seguinte, surge a minivan M300, que nada mais é do que o Fiat Multipla.

zotye-m300

Zotye M300

O modelo havia sido descontinuado na Itália e um acordo teria sido feito com a montadora italiana para que tanto este quanto o Lancia Libra fossem fabricados na China. Inclusive o ferramental para tal foi adquirido. No entanto, de acordo com a Fiat, o contrato vencera em 2007, pois a empresa de Turim estava negociando com a Chery.

Paralelamente, a Zotye estava aumentando sua capacidade industrial com a aquisição da Jiangnan, que fabrica uma versão do Suzuki Alto dos anos 80 e tinha então o carro mais barato da China. Acredita-se que o modelo, rebatizado de TT, tenha sido o mais em conta do mundo, custando até menos que o Tata Nano ou uma Honda Titan.

jiangnan-tt

Jiangnan TT

A empresa NewDadi, que faz veículos comerciais leves, também foi adquirida pela Zotye. Em 2013, a montadora chinesa passou a produzir a versão mais atual do Suzuki Auto, rebatizando-a de Z100 Logic. A partir daí, a marca começou a identificar seus automóveis com a letra Z e os utilitários esportivos com T.

A empresa também começou a fazer cópias modificadas dos modelos Palio e Siena, os chamados Zotye Z200, que acabaram chegando ao mercado uruguaio, por exemplo. A empresa se aproveitou da política de patentes do governo e passou a produzir versões locais de Carros da Toyota, como o Z300, alegadamente um Toyota Allion (Corolla).

zotye-z200-uruguai-lancamento-1

Zotye Z200

Além de Fiat, Suzuki e Toyota, mais recentemente, a Zotye passou a copiar os estilos de carros do grupo Volkswagen, no caso da própria marca alemã, Audi e Porsche. O T500, por exemplo, foi inspirado Tiguan. O T600 no Touareg.

Já os SR7 e SR8 são semelhantes aos Q3 e Macan. O recém-apresentado X7 é quase um similar do conceito CrossBlue. O Z700 tem aspecto e acabamento interno igual ao do Audi A6. Hoje, a Zotye é uma das maiores fabricantes independentes de carros da China, tendo capital privado. A empresa também aposta em carros elétricos.

zotye-es-2

Zotye Z100 e T200 no Brasil

Brasil

Em 2014, um representante da Zotye anunciou a chegada da marca chinesa ao Brasil. O plano da marca é fabricar no país os modelos Z100 Logic e T200 Hunter. Logo depois, a empresa começou a negociar com a TAC Motors e acabou por adquirir a operação da marca catarinense, já estabelecida no Ceará.

zotye-goias-1

Zotye em Goianésia

A partir de então, a Zotye passou a negociar com os estados do Ceará e Goiás para construção de uma planta, pois a TAC não tem condições de fazer os carros pretendidos. Ainda sem vender nenhum carro, mesmo importado, a empresa fechou com Goianésia/GO, onde terá fabricação de carros comuns e elétricos, no caso o E200.

zotye-fabrica

Visual da fábrica da Zotye no Brasil

Além destes, a importação dos modelos Z300 e T500 foi confirmada. A fábrica terá capacidade para 20.000 carros por ano e vai gerar 700 empregos. Com investimento de R$ 150 milhões, a planta começará a funcionar em 2018.

A notícia Zotye, a história da chinesa que está chegando ao Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Zotye, a história da chinesa que está chegando ao Brasil

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×