Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Outro projeto propõe fim de veículos a gasolina e diesel em 2060

Outro projeto propõe fim de veículos a gasolina e diesel em 2060

O futuro dos automóveis e demais veículos no Brasil está tramitando no Senado Federal, mas não apenas em um projeto de lei, como o PLS 304/2017, que está causando grande agitação no país.

Com limites bem próximos, como 2030 e 2040, o projeto acima assustou muita gente, embora ainda tenha um caminho longo a percorrer até virar lei, se isso acontecer um dia.

Contudo, existe outra proposta de mesmo teor, sendo ela o PLS 454/2017 de autoria do Senador Telmário Mota (PTB/RR). Este texto é bem diferente daquele do PLS 304/2017 e dá um prazo maior para restrição.

Essa proposta estabelece o fim da comercialização de veículos novos (sem definição de segmento) com motor a combustão em 1 de janeiro de 2060, excetuando-se os movidos exclusivamente por biocombustíveis, que seguiriam adiante.

O interessante é que o PLS 454/2017 estabelece ainda uma meta com redução gradual na participação de veículos movidos por gasolina e diesel no mercado nacional a partir de 2030.

Nesse caso, a cota para 1 de janeiro de 2030 seria de 90%. Ou seja, o mercado nacional teria que dispor de 10% das vendas de veículos abastecidos apenas com combustíveis renováveis e ecológicos.

Para 1 de janeiro de 2040, a meta seria de 70%. Então, teríamos 30% para os biocombustíveis. Por fim, em 1 de janeiro de 2050, a cota seria de apenas 10% dos veículos vendidos, que poderiam ser abastecidos com gasolina (flex incluso) ou diesel.

Outro projeto propõe fim de veículos a gasolina e diesel em 2060

No texto, o Senador Telmário Mota cita o aumento da frota de 32 milhões em 2001 para 93 milhões em 2016, e argumenta:

“Diante desse crescimento acelerado da frota circulante que se deu nos últimos anos, faz-se necessário repensar a utilização de combustíveis fósseis. Precisamos estimular o uso tanto de veículos elétricos quanto de veículos movidos exclusivamente a biocombustíveis, cujo processo de combustão resulta em menos poluentes lançados na atmosfera.”

Mota reitera: “Restringir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis é uma das medidas necessárias para reduzir o aquecimento global causado pelas diversas atividades humanas. Ademais, contribuirá para a redução de doenças causadas pela poluição atmosférica, especialmente em crianças e idosos, nos grandes centros urbanos.”

O senador também é favorável à substituição desses combustíveis fósseis por eletricidade, visto que o país possui produção de energia relativamente limpa. O PLS 454/2017 está em tramitação na Comissão de Meio Ambiente (Secretaria de Apoio) com o relator Senador Jean Paul Prates. Confira o texto na íntegra nesse link.

[Fonte: Agência Senado]

Agradecimentos ao leitor “Alemão”.

© Noticias Automotivas. A notícia Outro projeto propõe fim de veículos a gasolina e diesel em 2060 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Outro projeto propõe fim de veículos a gasolina e diesel em 2060

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×