Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

GM adia pedido de falência após acordo salarial na Coreia do Sul

A General Motors Korea conseguiu neste domingo (22) um novo Acordo Salarial com seus 3,2 mil empregados no país asiático. A aceitação de uma proposta da Empresa abre as portas para que a montadora tenha acesso a mais dinheiro para recuperar suas finanças, mas mesmo assim o pedido de falência ainda está sobre a mesa. A decisão teria sido apenas adiado a ideia de ir à bancarrota com a nova posição junto aos trabalhadores.

Com quase 75% das ações da GM Korea, a montadora americana não vai disponibilizar nenhum centavo para salvar sua filial deficitária, sendo que a única esperança da empresa é obter um novo recurso junto ao Banco de Desenvolvimento da Coreia do Sul, que tem 17% das ações. A outra acionista de peso é a chinesa SAIC, que também é sócia da GM na China. A empresa tem como objetivo produzir novos carros no país para ampliar as exportações e melhorar as vendas internas.

Porém, com os principais mercados abastecidos por outras plantas da montadora, a GMK se vê numa situação difícil mesmo assim. De qualquer forma, o otimismo ainda pode ser encontrado na empresa. Kaher Kazem, CEO da General Motors Korea disse: “Através do mais recente Acordo, a GM Korea será uma empresa de manufatura competitiva”.

Só de 2014 a 2016, a GMK perdeu nada menos que US$ 1,8 bilhão. Se conseguir reverter esse quadro, a filial escapará de ir à falência, um triste fim para uma empresa que quando era Daewoo instalou-se em diversas partes do mundo. Para a GM, no entanto, a situação na Coreia do Sul já passou do limite. Em histórico recente, a empresa simplesmente se retirou (em termos de produção local) de mercados importantes como Austrália, Rússia e Indonésia.

Além disso, fez o mais improvável, saiu da União Europeia, algo impensável há poucos anos atrás, vendendo a Opel/Vauxhall após ter retirado a Chevrolet depois de quase 100 anos. Como já demonstrou, a General Motors não tem problemas quanto à sair de mercados que considera não rentáveis. Atualmente, mais da metade da produção da GMK vai para exportação e a empresa comercializa as marcas Chevrolet e Cadillac no país.

Após anos de operação com custo elevado e dificuldades econômicas oriundas de má gestão, a GMK agora enfrenta o duro dilema de tentar sobreviver no pior cenário comercial automotivo. Os EUA, mesmo com o acordo de livre comércio com a Coreia do Sul, está comprando menos compactos e sedãs, mas emplacando mais SUVs, algo que a filial asiática já não pode contar com a exclusividade, pois o Trax agora é feito no México. Este país, por sua vez, arrebatou as exportações sul-coreanas e até importa de outras plantas do grupo.

[Fonte: CNBC]

© Noticias Automotivas. A notícia GM adia pedido de falência após acordo salarial na Coreia do Sul é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

GM adia pedido de falência após acordo salarial na Coreia do Sul

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×