Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como escolher um carro?

Tags: carro

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Preciso de um carro! Essa é a primeira coisa que um futuro comprador de automóvel coloca na cabeça, seja motivado por fator emocional ou necessidade mesmo. As razões pelas quais uma pessoa compra um automóvel são inúmeras, mas desde que se tenha em mente que um veículo precisa estar em sua posse, então alguns caminhos precisam ser percorridos com atenção e cautela.

Afinal, não se trata simplesmente de colocar o dinheiro em um bem não durável, existem muitos aspectos que podem transformar o desejo ou necessidade de ter um carro em pesadelo. Por isso, a escolha de um carro para comprar não é algo tão simples de ser resolvida. Muitas variáveis precisam ser colocadas na equação e no final, se tudo ocorrer como se espera, o resultado será satisfatório para quem definiu e executou a sua compra.

Alguns aspectos nesse processo de escolha de um carro precisam ser levados em consideração, sendo a primeira delas a necessidade. Preciso de um carro, mas para que? Ou melhor, por que? Desejo? Necessidade? Tudo isso é preciso ser analisado antes da busca por um carro.

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Processo de escolha do carro

Marca, modelo, segmento, motorização, cor, câmbio, número de portas, estilo, etc. Tenha em mente o que você realmente quer em um automóvel. Seja realista nessa parte e leve em consideração também o que o carro desejado poderá impactar em sua vida, se ele caberá em sua garagem, se poderá levar as pessoas que você quer transportar, por exemplo. Caso tenha escolhido um modelo de carro ou uma categoria, essa primeira parte já está resolvida.

Se não se decidiu sobre qual tipo de carro, peça a opinião de amigos e pessoas que tenham veículos e experiência nessa área. É muito importante saber o que vai procurar. Porém, se você procura um carro por utilidade prática, então a escolha precisa ser pensada com mais calma, pois o carro precisará cumprir alguns requisitos. Se precisa de espaço, pense nas categorias que oferecem tal atributo, tais como peruas ou minivans.

“Sou solteiro, mas preciso ir e vir diariamente”. Considere então os subcompactos ou compactos, que são pequenos e econômicos. “Preciso de um carro com capacidade de enfrentar vias esburacadas, sem pavimento ou simplesmente não quero um carro baixo, que raspe em lombadas ou ficar em alagamentos”. Então, pense em como os utilitários esportivos podem ser úteis.

Se você fará um uso comercial do veículo, picapes, vans, furgões e multivans são praticamente obrigatórios, mas se o mesmo envolver apenas o transporte de pessoas e malas, então pense nos atributos dos sedãs, hatches e aqueles que tenham um bom espaço para bagagens.

Família grande, pequena, viagens, uso diário, uso em fins de semana, lazer, fora de estrada, comercial ou negócio próprio, enfim, existem diversos aspectos que é preciso colocar na mesa e ponderar nessa hora. Cada um sabe o que precisa ou deseja e essa parada é exatamente importante para não se arrepender depois. Se até aqui você escolheu, então parta para o fiel da balança, o custo.

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Pesquisa e teste no carro desejado

Mas como fazer? Busque todas as opções, novas ou usadas. Pesquise muito na internet. Acesse sites especializados que possam oferecer suas opiniões e avaliações sobre o produto desejado. Procure saber o máximo sobre o produto. Entre também nos sites dos fabricantes. Outro caminho que precisa ser percorrido é em direção aos fóruns ou clubes do carro escolhido.

Procure observar as impressões dos donos, defeitos, vantagens, dicas, entre outros. O convívio com quem tem o mesmo produto que você quer ter na garagem será benéfico antes e depois da compra. Muitas vezes, o carro escolhido, seja por desejo ou necessidade, não traz boas notícias com as experiências dos donos publicadas por aí.

Nesse aspecto, é preciso levar em consideração cada um desses pontos negativos e se eles poderão impactar muito no seu convívio com o veículo após a compra. Consumo, defeitos, falhas de projeto ou vícios, performance abaixo do esperado, custo de manutenção elevado, falta de peças ou atendimento ruim da rede autorizada, por exemplo, podem te influenciar muito na decisão de compra.

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Visita lojas multimarcas ou concessionários atrás de usados ou novos. Vá até shopping automotivos, onde a oferta é bem maior e pode-se comparar melhor os preços. Feiras livres automotivas e feirões de fábrica também são boas oportunidades para fazer negócio, mas não se apresse. Não corra para fechar negócio, tenha mais de um carro em vista.

Sempre é bom ter uma ou duas alternativas de mesma categoria, para que você não fuja do seu objetivo. Outra dica importante é andar no carro. Faça um teste antes. Essa experiência é importante para ver como o carro é ao guiar e se isso vai lhe trazer benefício. Pode ser que aquele carro que você procura não te caia bem ao volante.

Ande num modelo novo, independente se for comprar usado. Se a compra for de usado, melhor ainda, pois quando for andar naquela oferta do mesmo modelo que escolheu, terá mais condições de saber em que estado o veículo está. Ande em mais de um se possível para fazer uma comparação entre os usados.

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Quanto quero pagar no carro

Quando falamos em custo, não estamos falando de preço inicial, apesar de que este último é realmente o início de tudo. Estabeleça um teto para gastar. Veja se seu orçamento é suficiente para comprar aquele carro. Se puder comprar à vista, sem comprometer as finanças, faça isso e ainda de quebra peça um bom desconto.

Caso não seja possível comprar à vista, junte o máximo de dinheiro possível para ampliar a entrada e reduzir os juros do financiamento. Verifique se cada parcela também não impactará na renda mensal. Prazos menores significam juros menores. Se comprar novo, exija o máximo de vantagens possível e confira todos os itens que foram oferecidos na hora de retirar o carro. A loja prometeu, tem que cumprir.

Se for usado, depois de andar, peça para fazer uma inspeção em oficina de confiança. Caso haja problemas, peça desconto ou parta para outro. Verifique a documentação e a procedência. Veja se existem restrições, problemas com leilão ou pendências judiciais. Peça para ver o manual de revisões do carro para ter uma noção de como ele foi tratado pelo antigo dono. Se tiver notas fiscais, melhor ainda.

Em caso de carro usado, inspecione a numeração de chassi e observe se o carro apresenta marcas de repintura ou funilaria. Desalinhamento de carroceria indica batida passada. No caso de quilometragem, observe o estado de pedais e volantes, que não podem aparentar muito mais que o km indicado no painel. Olhe o estado geral do carro para ver se está aceitável.

mulher-comprando-eua Como escolher um carro?

Custo de propriedade do carro

Busque informações sobre o custo de manutenção, seja no site do fabricante ou em busca pela internet. Uma boa dica para sair de apuros que nem necessitam de uma intervenção mecânica ou elétrica é o clube de proprietários do modelo escolhido. Além de indicações sobre revendas e oficinas que cumprem ou não o serviço, estes espaços reúnem diversas informações úteis para resolver pequenos problemas ou dúvidas sobre o carro.

Também leve em consideração o seguro a ser pago. Neste caso, seu perfil, endereço e histórico são fatores importantes para que o valor do seguro seja maior ou menor, mas o próprio modelo gera uma diferença enorme no preço. Se for muito visado, será bem mais caro segura-lo.

Lembre que a compra de um carro não representa apenas seu custo de aquisição. Há o custo de propriedade, onde, além do seguro e manutenção, são incluídos custos com lavagem, estacionamento, combustível, acessórios (se necessário), impostos como IPVA e DPVAT, entre outros. Ou seja, tudo o que virá após a compra do carro.

© Noticias Automotivas. A notícia Como escolher um carro? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Como escolher um carro?

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×