Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

PSA vai eletrificar 208, 2008, DS 3 e Corsa até 2020 – Primeiro surge em Genebra

A PSA planeja eletrificar oito modelos até 2020, mas quatro deles serão 100% elétricos. Destes, três são vendidos no Brasil. O outro já foi vendido, mas ainda na era da General Motors. Se virão ao mercado sul-americano, em versões elétricas inicialmente é pouco provável, mas o recente movimento de alguns fabricantes no sentido de trazer ao país carros com essa tecnologia, aumenta as chances de uma nova estratégia para o grupo francês reverter as perdas na região e crescer.

Em Genebra, comenta-se na Europa que o primeiro modelo dessa nova estratégia estreará com baterias de lítio a bordo. Este será o Peugeot 208, mas não o atual, a nova geração que chegará com a Plataforma Modular CMP, desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, que também é acionista do grupo. Essa nova base será feita na Argentina, em recente investimento anunciado pela PSA na região.

O Novo 208 terá uma versão elétrica para bater de frente com o Renault Zoe no mercado europeu. Chamada eCMP, a plataforma terá baterias de lítio de até 50 kWh, suficientes para alcançar uma autonomia superior a 400 km, talvez chegando a 500 km no padrão NEDC, visto que o Zoe ZE40 tem células com 41 kWh. Além disso, o hatch da concorrente francesa não porta uma plataforma modular, que geralmente é mais leve e eficiente.

Apesar de ser mostrado em Genebra, o Peugeot 208 elétrico só chegará ao mercado europeu no segundo semestre de 2019. Além dele, a próxima geração do 2008 também terá uma versão 100% elétrica e será igualmente lançada no mesmo período ou mais tardar no decorrer de 2020. O crossover igualmente será feito sobre a eCMP. Esta também sustentará a segunda geração do DS 3, que deve chegar como um crossover de quatro portas, que já está sendo visto em testes na Europa.

Por fim, o quarteto elétrico da PSA será fechado pelo aguardado Opel Corsa 2019. O hatch alemão também terá a CMP para as versões comuns e a eCMP para a elétrica. O plano de lançamento é o mesmo dos demais, entre 2019 e 2020. Já os outros quatro modelos eletrificados serão híbridos plug-in.

Destes, sabe-se que dois terão autonomia de 60 km no modo elétrico, sendo eles o Peugeot 5008 – que chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre desse ano e o Citroën C5 Aircross. Ambos farão suas estreias em 2018 com esta tecnologia, montados ainda sobre a plataforma modular EMP2.

Por fim, o plano estratégico da PSA envolve outros dois híbridos plug-in, sendo o Opel Grandland X e o DS 7 E-Tense, sendo ambos feitos sobre a EMP2 e com estreias programadas para o próximo ano. Com isso, a empresa espera cortar muito da emissão de CO2 de sua frota, visto que a partir de 2021, a legislação europeia ficar mais rígida e a média de poluentes precisa cair.

Por aqui, devemos esperar mais um ano até a chegada dos novos 208 e 2008 com a CMP. A fábrica de Porto Real-RJ já está atualizada, agora a de El Palomar na Argentina também estará pronta para operação no próximo ano. O objetivo da PSA é produzir carros apenas sobre a CMP e isso significa que modelos como 308 e 408 devem se despedir em breve. C3 e Aircross atuais também devem entrar na lista, substituídos por produtos novos sobre a CMP, lembrando que os equivalentes europeus ainda sustentam a PF1. Por mais interessantes que sejam, já nasceram desatualizados ante a futura base.

© Noticias Automotivas. A notícia Psa Vai Eletrificar 208, 2008, DS 3 e Corsa até 2020 – Primeiro surge em Genebra é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

PSA vai eletrificar 208, 2008, DS 3 e Corsa até 2020 – Primeiro surge em Genebra

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×