Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Motor com turbo por cilindro é criado por ex-engenheiro da Ford

Turbo-3-2 Motor com turbo por cilindro é criado por ex-engenheiro da Ford

Ele trabalho no desenvolvimento dos motores Modular V8 e Duratec V6 enquanto esteve na equipe de engenharia da Ford, entre outros projetos de lá. Agora, Jim Clarke deixa o anonimato ao apresentar um projeto de Motor de três cilindros com três turbos! A ideia de um turbocompressor para cada um dos cilindros parece absurda, mas quando se busca mais performance com menos consumo de combustível, os fabricantes possuem poucas alternativas a não ser reduzir o tamanho do propulsor e aumentar sua potência.

De acordo com o projeto, que também tem a participação de Dick Fotsch, que já foi ex-presidente da Navistar e da Kohler Engines, com um turbo por cilindro, quase posicionado junto ao cabeçote, permite que os gases de escape saíam diretamente para a turbina, permitindo assim ao propulsor tenha um preenchimento rápido da mistura ar-combustível em baixas rotações e isso significa um torque elevado quase que imediatamente. Clarke explica: “Quanto mais perto você colocar um turbocompressor na válvula de escape, mais energia atinge a turbina para acelerá-la”.

Para reduzir a inércia rotacional, os três turbos serão bem pequenos, 20% menores que os compressores comuns. Eles também apresentam 50% menos fluxo de gases, podendo assim ser acionados com mais rapidez por uma carga bem grande. Os desenhos mostram um pequeno motor de três cilindros com compressores interligados e outros itens ainda não explicados. Clarke comenta que serão três turbos e seis aceleradores ao invés de apenas um.

Turbo-3-1 Motor com turbo por cilindro é criado por ex-engenheiro da Ford

O engenheiro lembra da condução de um BMW M que ele dirigiu nos anos 80 e que o mesmo tinha resposta imediata ao acelerador. O bólido tinha motor de seis cilindros, mas compressor individual por cilindro. Isso permitiu reduzir a quantidade de ar entre o compressor e a válvula de admissão. Agora, ele quer repetir o que viu com esse novo motor triburbo.

Segundo Clarke, que registrou a patente, o propulsor de três cilindros com três turbos é muito mais eficiente que um motor turbo comum e que ele elimina o famoso turbo lag, o mal dos motores turbinados. O projeto ainda não foi materializado e a patente tem desenhos apenas genéricos, com a função de mostrar como funcionará o modelo definitivo. Este, por sua vez deve demorar bastante, já que nenhum protótipo foi feito até o momento.

Na BMW, o motor diesel 3.0 Twin-Power tem uma variante com três turbos, que entrega 381 cv, mas cada um alimenta dois cilindros e no ciclo diesel, o lag não é problema por conta do alto torque em baixa rotação.

[Fonte: Car and Driver]

© Noticias Automotivas. A notícia Motor com turbo por cilindro é criado por ex-engenheiro da Ford é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Motor com turbo por cilindro é criado por ex-engenheiro da Ford

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×