Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Frentistas dão dicas sobre como evitar golpe nos postos de combustíveis

Há um velho golpe continua envolvendo os postos de combustíveis. Um chip instalado dentro da bomba altera a placa eletrônica que informa sobre a quantidade de litros que estão sendo colocados no veículo e também o valor. Operado por aplicativo de smartphone ou controle remoto, ele faz com que menos combustível seja colocado dentro do carro, mas no final o cliente pagará a mais e levará bem menos.

Só no estado de São Paulo, 55 Postos foram flagrados em pouco menos de um ano, sendo 45 na capital e 10 no interior, segundo o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas). Ainda assim, não houve um padrão nas fraudes, o que deixa a situação ainda mais perigosa para o consumidor, que tem de desconfiar sempre.

De acordo com o Ipem, as fraudes em média reduzem a quantidade de combustível injetado entre 10% e 12%, fazendo com que perca-se 2 litros a cada 20 indicados na bomba. Como exemplo, um posto que vende 300 mil litros por mês, pode faturar a mais R$ 100 mil com a fraude. Mesmo com alguns funcionários envolvidos, os de confiança do proprietário do estabelecimento, muitos frentistas alertam para o golpe e dão dicas de como Evitar sair no prejuízo.

Dicas para evitar o pior

Uma das dicas é desconfiar do preço muito baixo da média do mercado. O barato pode sair caro. Muitos desses postos ficam vazios a maior parte do dia, o que é bem suspeito diante do preço tão baixo. Então, vá onde há movimento, pois as chances de fraude são menores devido a confiança os clientes, especialmente se houver veículos de frota, que são clientes regulares do local.

Outro alerta é ficar de olho no visor da bomba e conferir depois o nível no marcador do carro. Se você tem hábito de sempre colocar a mesma quantidade de combustível por um preço semelhante, a comparação é válida para perceber possíveis alterações.

Também é necessário saber a autonomia do carro e fundamentalmente a quantidade de combustível que vai no tanque. Casos de abastecimento com capacidade muito acima do tanque não são raros, indicando fraude. Se desconfiar, peça para fazer uma averiguação no balde específico do Inmetro, que too posto é obrigado a ter. O combustível colocado tem de bater com o marcador do galão.

Lembrando da sugestão sobre a mesma quantidade de combustível abastecido, faça sempre a reposição do tanque no mesmo posto. Lá, qualquer alteração é um indicativo de fraude, mas também se não houver, é uma oportunidade de evitar golpes em estabelecimentos desonestos. Por fim, suspeitou, denuncie para a ANP: 0800 970 0267. Outro número também pode ser usado: 0800 013 0522.

[Fonte: UOL]

A notícia Frentistas dão dicas sobre como evitar golpe nos postos de combustíveis é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.



This post first appeared on Notícias Automotivas - Noticias De Carros, please read the originial post: here

Share the post

Frentistas dão dicas sobre como evitar golpe nos postos de combustíveis

×

Subscribe to Notícias Automotivas - Noticias De Carros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×