Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dica de leitura: Holocausto Brasileiro

holocausto_brasileiro-2

Ontem, após algum tempo postergando esta Leitura, comecei a e terminei de ler o livro Holocausto Brasileiro, da jornalista mineira Daniela Arbex. O livro foi lido em menos de um dia, porque a narrativa prende a atenção do leitor, que fica cada vez mais estimulado a compreender os fatos ali expostos.

Daniela, filha do célebre José Arbex Junior, mostra com essa impactante Obra ser muito mais do que filha de um grande jornalista. Mostra que soube seguir os passos do pai e ir além, desenvolvendo um trabalho narrativo e investigativo fantástico.

Na obra, a autora conta a história do Hospital Colônia, o maior hospital psiquiátrico Brasileiro, situado em Barbacena (MG). Relata detalhes bárbaros da história recente brasileira, que começam com a internação compulsória de pessoas indesejadas pela sociedade do século XX, ou perseguidas por diversas razões, que eram jogadas no Colônia para ali serem esquecidas, abandonadas e morrerem uma morte lenta e sofrida. Expõe o lado negro da Psiquiatria, com sessões de tortura, eletrochoques de alta voltagem sem anestésicos, lobotomias. Escracha a condição em que viviam, até pouco tempo, aqueles que a sociedade determinava serem loucos: subnutridos, desprovidos de roupa e local para dormir, bebendo esgoto por não terem água, tratados como lixo por Quem Devia protegê-los, desumanizados e transformados em animais por quem devia intermediar sua reinserção na sociedade.

A partir de uma perspectiva humana, sensível e crítica, Daniela vai atrás dos sobreviventes do Holocausto Brasileiro. Apresenta ao leitor suas histórias de vida, suas lutas para reaver a dignidade e a humanidade que lhes foi tomada, e só recentemente devolvida por meio do movimento antimanicomial, que ganhou força no Brasil a partir dos anos 70, mas só no final do século passado conseguiu, de fato, alterar esta realidade.

Para nós, geógrafos e professores em geral, esta obra permite um mergulho profundo nas entranhas da sociedade brasileira, e uma observação de diversos aspectos de sua macabra organização. Sua leitura está disponível, na íntegra, no site do Observatório de Saúde Mental da UFF.


Share the post

Dica de leitura: Holocausto Brasileiro

×

Subscribe to Geografia Para Professores | Um Blog Sobre Geografia Escolar, Com Conteúdos E Dicas Voltados Para Professores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×