Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dica de leitura: Cem Anos de Solidão

Considerada a maior Obra de língua espanhola depois de Dom Quixote, o clássico Cem Anos de Solidão é, além de um romance primoroso, um livro que traz grande contribuição à compreensão da formação e do desenvolvimento da América Latina pós colonial.

Nesta obra, Gabriel García Márquez retrata cem anos de história do fictício povoado de Macondo (literalmente Banana, em idioma bantu), localizada em região pantaneira de um país também fictício e não nomeado, que pode simbolizar qualquer país da América Latina, embora haja na obra referências que o localizem mais especificamente na região do Caribe.

Ao longo da obra, García Márquez constrói o povoado desde sua formação, com a história centrada nas diversas gerações da família Buendía, a família do fundador José Arcadio Buendía. A narrativa tem características de estilo realista-fantástico, típicas da literatura latino-americana da segunda metade do século XX.

Geograficamente, Cem Anos de Solidão pode contribuir significativamente com a compreensão dos fenômenos socioespaciais latino-americanos. A obra retrata o que pode ser considerado um resumo de qualquer país latino-americano entre os séculos XIX e XX: economia agrária, crescimento populacional e expansão urbana, migração e imigração, revoluções e guerrilhas, disputas político-ideológicas, a presença da Igreja Católica na política e na vida cotidiana, e diversos outros aspectos de nossa história recente. Substituindo-se os nomes em espanhol por nomes em português, seria perfeitamente possível imaginar que a história se passasse no Brasil.

Creio que este livro possa sem bem explorado com turmas de Ensino Médio, numa abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Geografia, Literatura e História. No caso específico da Geografia, é possível explorar seu enredo cruzando o avanço da leitura com situações ocorridas na realidade em qualquer país do continente, investigando as consequências de tais fenômenos históricos sobre a espacialidade local.

Cem Anos de Solidão está disponível para download gratuito aqui.


Share the post

Dica de leitura: Cem Anos de Solidão

×

Subscribe to Geografia Para Professores | Um Blog Sobre Geografia Escolar, Com Conteúdos E Dicas Voltados Para Professores

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×