Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Motivação, Desmotivação!

26 de Março de 2015.

Bom dia/tarde/noite, tudo bem com vocês?


Esse texto será longo porque no inicio colocarei uma definição que gostei da palavra motivação em si e duas formas de motivação que quero abordar, que foram as que mais me chamou a atenção e que são as mais próximas do que eu realmente pretendo escrever. Para a desmotivação será uma analise totalmente pessoal.

Motivação (do Latim moveres, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "porquê o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" . "O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações".

Motivação intrínseca e motivação extrínseca
  • Motivação intrínseca: refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa;
  • Motivação extrínseca: refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição;
No entanto é falso dizer que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a intrínseca da pessoa, porque, como se verá, a motivação é sempre fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Importante também é observar que os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando a pessoa estuda um tema que a interessa (motivação intrínseca) e consegue com isso uma boa nota (reforço: motivação extrínseca) . Outro aspecto da relação entre motivação intrínseca e reforço é o chamado efeito de superjustificação ou de corrupção da motivação. Sob esse nome entende-se o fenômeno de que a motivação intrínseca do indivíduo em determinadas situações diminui, em que ele é recompensado pelo comportamento apresentado. 

Motivação é o estado de espírito por assim dizer onde o indivíduo faz as suas obrigações e seus afazeres da melhor forma possível. 

Motivação é quando por mais desgastante e desagradável possa ser suas obrigações você as faz com um certo prazer que em si é ilógico.

Como motivar alguém? Como ser ou está motivado?
Você motivará quando houver a presença das palavras PROPORCIONAR, RECONHECER nas seguintes sentenças. 
  • No trabalho, seria quando seu patrão(oa), encarregado(a), supervisor(a), coordenador(a) proporcionam condições dignas para exercer suas funções/atribuições da melhor forma possível, quando gratificam e reconhecem seus esforços pelo cumprimento das suas funções e atribuições visto inúmeras variáveis que possam existir para dificulta-las.
  • Em casa, haverá motivação quando se tem um ambiente saudável, um ambiente que te proporcione prazer em está ali presente, quando é reconhecido a sua conduta como membro da família.
  • No relacionamento, deverá proporcionar uma reciprocidade na confiança, na amizade, no respeito e reconhecer essa reciprocidade.
Você estará motivado no instante que essas condições e situações ocorrerem na sua vida, no seu ambiente de trabalho, no seu relacionamento, na sua casa. Eu diria também que no trabalho (na vida profissional) deve haver um tipo de bom senso visto que há variáveis que não dependem do patrão(oa) ou qualquer tipo de chefe/encarregado que tenha, pode-se sim haver um esforço para ter reconhecimento mas pode haver algumas complicações, pode-se ter intenções de proporcionar melhores condições de trabalho, de convivência, de vida, mas também haverá complicações.

A desmotivação para mim se dará quando há todas as condições possíveis para que haja reconhecimento, e quando há todas as condições possíveis para que seja proporcionado satisfação e prazer mas ainda assim não acontece. Para mim a desmotivação simples, compreensível e aceitável no descumprimento das condições acima sitadas sem razões lógicas ou até mesmo pela simples falta de vontade.

A desmotivação em si muitas vezes pode ser anulada, minimizada com um diálogo, uma conversa franca e sincera.




This post first appeared on MUDANDO DE VIDA EM 2014, please read the originial post: here

Share the post

Motivação, Desmotivação!

×

Subscribe to Mudando De Vida Em 2014

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×