Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saúde bucal: descubra como a falta de cuidado pode afetar a sua saúde emocional

Os cuidados com nossa saúde física são essenciais para manter a boa integridade da saúde mental, e o contrário também é verdadeiro. Ou seja, quando o emocional está equilibrado, nosso corpo também tende a ficar mais saudável, em todos os sentidos. Neste artigo descubra como a falta de cuidado com a saúde Bucal pode afetar o emocional.

Mas, você já parou para pensar que todo esse cenário também envolve a saúde bucal? De fato, existe uma tênue ligação entre a saúde emocional e a bucal, de maneira que, a depender do quadro do paciente, os distúrbios psicológicos podem causar o surgimento de cáries, o agravamento de doenças periodontais e até bruxismo.

Para você entender como o cuidado com os dentes está ligado à sua saúde emocional é que desenvolvemos este artigo exclusivo. Acompanhe!

Qual a relação da saúde bucal e a saúde emocional?

De maneira bem simplificada, existe uma certa tendência de pessoas com baixa autoestima a negligenciar seus hábitos pessoais diários, e a higienização dos dentes é a primeira a ser deixada de lado, o que não é o ideal, especialmente quando se faz uso de aparelho ortodôntico.

Além de que suas escolhas alimentares se tornam menos saudáveis, e envolvem alimentos ricos em açúcares, gorduras e contém poucos nutrientes essenciais para fortalecer a dentição. Quando em excesso, e por vezes sequer conta com uma boa escovação após a refeição, os riscos de surgimento de cáries e de perdas dentárias se tornam elevados.

Inclusive, uma revisão de estudos feita com mais de 5 mil pacientes psiquiátricos aponta que eles tinham 2,8 vezes mais chances de perder seus dentes, quando comparados com pessoas que não possuem nenhum tipo de transtorno emocional.

Saúde bucal: descubra como a falta de cuidado pode afetar a sua saúde emocional

Como a ansiedade e outros problemas psicológicos podem afetar a saúde bucal?

De acordo com a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Aliás, é preciso saber que a ansiedade afeta a saúde bucal em duas frentes: a primeira delas diz respeito à ansiedade gerada por quem está realizando tratamentos dentários e manifesta a fobia odontológica, o que pode ser preocupante por gerar receio no paciente e o impede de visitar o dentista quando necessário.

Contudo, a segunda frente merece um pouco mais de atenção, pois a ansiedade como transtorno leva um indivíduo a escovar os dentes inadequadamente e de maneira rápida, resultando em cáries e gengivite.

O oposto também acontece em portadores de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), que realizam a escovação com muita força e frequência, machucando a gengiva e desgastando o esmalte dental.

Há ainda as alterações metabólicas causadas pela ansiedade e por quadros de estresse que acionam o sistema nervoso central, desenvolvendo o bruxismo, condição caracterizada pelo ato de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante o sono.

Em pessoas com depressão, o desânimo causado pela doença resulta na falta de cuidados, cuja consequência é o surgimento de cáries, além de infecções, inflamações na gengiva e perda de dentes, que ocorrem caso o problema não seja tratado.

Para encerrar, lembre-se: a saúde começa pela boca, portanto, cuide de sua saúde bucal, realizando consultas de rotina com seu dentista. E se notar algo incomum em seu emocional, não hesite em buscar a ajuda de um profissional.

The post Saúde bucal: descubra como a falta de cuidado pode afetar a sua saúde emocional appeared first on Saúde Malta.



This post first appeared on SAÚDE EM ALTA - Qualidade De Vida, Alimentação,, please read the originial post: here

Share the post

Saúde bucal: descubra como a falta de cuidado pode afetar a sua saúde emocional

×

Subscribe to SaÚde Em Alta - Qualidade De Vida, Alimentação,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×