Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quais são as principais doenças que aparecem a partir dos 50 anos?

Há muito a comemorar quando você chega aos cinquenta anos. A aposentadoria se aproxima, os investimentos começam a trazer resultados e, como manda o ditado, com a idade vem a sabedoria.

Diante de tal situação, é importante cuidar da saúde para aproveitar bem a melhor fase da vida.

Portanto, conhecer as principais doenças que aparecem a Partir Dos 50 anos é fundamental. 

Quais são as principais doenças que aparecem a partir dos 50 anos?

Doenças de pele

Como no passado não era comum o uso do protetor solar diariamente, muitas pessoas com 50 anos de idade sofrem com as condições de sua pele.

As manchas são frequentes e em muitos casos, é fundamental visitar um dermatologista para que Ele Possa Avaliar o caso. 

Em muitas situações será necessário recorrer a cirurgia de mohs no nariz e em todo o rosto, para prevenir que a doença evolua e piore. Contudo, é apenas o profissional que poderá determinar isso.

Catarata

Este distúrbio de visão relacionado à idade afeta uma parte do olho, o cristalino, que com o tempo se torna cada vez mais opaco e não deixa mais os raios de luz chegarem à retina. 

Os sintomas de aviso de catarata (visão embaçada, brilho, percepção de cor suave) podem aparecer a partir dos 50 anos de idade sem causar desconforto significativo na pessoa em causa. Contudo, esta patologia tende a piorar para além dos 75 anos.

Distúrbios do sono

A partir dos 50 anos, o nosso corpo e a nossa rotina sofrem mudanças importantes, o que pode afetar especialmente o ciclo do sono.

Normalmente as pessoas mais velhas têm um sono mais leve e sofrem de distúrbios do sono como insônia, falta de sono, sono prolongado e falta de energia. Manter horários e bons hábitos de sono são fundamentais para evitá-los.

Doença renal crônica

Esta doença faz com que os rins estejam danificados e não filtrem o sangue corretamente, podendo causar um acúmulo de resíduos no organismo que pode resultar no aparecimento de problemas graves de saúde.

Osteoporose 

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos por falta de minerais. Geralmente começa por volta dos 50 anos e é mais comum em mulheres.

Diante disso, é preciso ter atenção redobrada às quedas. Caso ocorram, fraturas podem ser uma consequência que impedem a vida normal. 

Em caso de dor após uma queda, é fundamental visitar um ortopedista especialista em ombro para que ele possa avaliar o caso para determinar se houve ou não fratura e qual o melhor tratamento a ser seguido.

Diabetes

A diabetes é uma das doenças mais comuns. Uma pessoa diabética tem um alto teor de glicose no sangue. O estresse, os maus hábitos, uma dieta pouco equilibrada e o sedentarismo são algumas das principais razões pelas quais muitas pessoas de 50 anos sofrem com ela.

As pessoas diabéticas podem viver uma vida normal se seguirem adequadamente o tratamento indicado pelo médico.

Câncer

Embora o câncer seja uma doença que pode aparecer em qualquer idade, mais de 60% dos pacientes com câncer têm mais de 50 anos. Existem diferentes tipos e as causas podem ser genéticas e ambientais.

Além disso, vários estudos associam alguns tipos de câncer a maus hábitos como tabagismo, alcoolismo, má dieta ou sedentarismo.

Desequilíbrios alimentares

Relacionados com uma má dieta, os desequilíbrios alimentares são outra das patologias mais comuns aos 50 anos. Uma má dieta, além do sedentarismo, pode levar à obesidade, um distúrbio que afeta quase 35% dos homens e 40% das mulheres com mais de 50 anos.

Outro dos desequilíbrios alimentares que pode ocorrer é a desnutrição, decorrente da perda de apetite. Uma patologia que pode também causar anemia, desidratação, gastrite…

Ter uma dieta saudável e equilibrada será, portanto, a chave para levar uma vida mais saudável.

Estresse

O estresse foi batizado de doença do século XXI, e apesar de afetar nossa saúde emocional e psíquica, tem sérias consequências a nível físico. Milhões de pessoas ao redor do globo sofrem de estresse, que pode ter muitas causas. 

Uma forma muito comum de estresse é a que ocorre no trabalho, entre os quais se destacam, o burnout.

Este fenômeno ocorre quando o estresse se prolonga no tempo e causa exaustão emocional, despersonalização e falta de motivação (diminuição da autoestima pessoal, frustração de expectativas e manifestações de estresse a nível fisiológico, cognitivo e comportamental).

É sempre importante ir até o profissional da área para que ele possa avaliar o seu caso, mas os benefícios da acupuntura para o estresse já foram comprovados e pode ser uma maneira de você lidar com esse período da sua vida. 

Cáries

As cáries dentárias são muito frequentes entre a população, por isso estão dentro desta lista de doenças por serem uma condição muito comum. 

As cáries ocorrem porque os tecidos dos dentes são danificados pela presença de bactérias e pela desmineralização. Sua principal causa é a má higiene bucal, embora também parecem ser influenciadas por fatores hereditários.

Conclusão

A idade é o primeiro fator de risco para diferentes patologias. Com a idade, todas as capacidades do corpo diminuem gradualmente, o que não lhe permite garantir seu equilíbrio fisiológico.

As células do corpo têm uma vida útil máxima. O cristalino envelhece a partir dos 11 anos, os sistemas cardiovascular, cerebral, neurológico, sensorial e ósseo começam a envelhecer a partir dos 18 ou 20 anos.

São esses tempos de envelhecimento que definem o aparecimento de diferentes doenças, principalmente relacionadas à idade.

As principais doenças são doenças degenerativas, incontinência, osteoartrite, distúrbios visuais e desnutrição, que podem afetar as pessoas quando atingem uma certa idade. 

O plano emocional também é afetado com o surgimento de múltiplos sentimentos de inutilidade. Por isso, é fundamental ficar atento as doenças mais comuns a partir dos 50 anos de idade.

The post Quais são as principais doenças que aparecem a partir dos 50 anos? appeared first on Saúde Malta.



This post first appeared on SAÚDE EM ALTA - Qualidade De Vida, Alimentação,, please read the originial post: here

Share the post

Quais são as principais doenças que aparecem a partir dos 50 anos?

×

Subscribe to SaÚde Em Alta - Qualidade De Vida, Alimentação,

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×