Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dormir mais de 8 horas por noite é mau para a saúde?

Desde sempre que ouvimos dizer que devemos Dormir pelo menos 8 Horas por noite, para que na manhã seguinte os nossos níveis de energia estejam recarregados. Quando somos crianças queremos dormir pouco, mas à medida que os anos passam, vamos sentindo necessidade dormir as tão faladas 8 horas (ou mais!). Contudo, estudos recentes fazem-nos questionar esta verdade que passou de geração em geração. Será que é assim tão saudável dormir muitas horas?

Vamos perceber neste artigo os malefícios de dormir mais de 8 horas por noite!

Dormir muitas horas aumenta o risco de depressão

Um estudo realizado em 2004 concluiu que o excesso de horas de sono por noite aumenta os sintomas de depressão. Neste estudo, as pessoas que dormiam cerca de 9 horas por noite tinham maior tendência para desenvolver quadros clínicos depressivos do que aquelas pessoas que dormiam até 7 horas por noite. Quem dorme demasiadas horas tem maior tendência a sofrer períodos de melancolia e tristeza extrema.

Reduz a probabilidade de engravidar

Um estudo realizado em 2013 com mulheres que estavam a passar pelo processo de fertilização in vitro demonstrou que as mulheres que dormiam até 8 horas por noite tinham maiores chances de engravidar do que aquelas que dormiam cerca de 10 horas todos os dias. Isso acontece porque os hábitos de sono alteram a composição hormonal, que interferem diretamente na capacidade de engravidar.

Maior probabilidade de doenças cardiovasculares e risco de morte prematura

Há diversos estudos que demonstram que as pessoas que dormem em demasia têm mais 38% de probabilidade de morrer devido a doenças cardiovasculares. Ainda assim, importa salientar que as pessoas que dormem muito pouco também têm uma grande probabilidade de morrer devido a este tipo de doenças. As doenças cardiovasculares desenvolvem-se mais nas pessoas que dormem muitas horas devido aos problemas de ressonar e de apneia de sono. Estes estudos ressalvam a necessidade de consultar um médico sempre que uma pessoa sinta que precisa realmente de dormir mais de 8 horas por dia para se sentir bem e com energia. As doenças cardiovasculares e os AVC’s podem resultar em morte prematura e súbita, pelo que é preciso intervir sempre que existam suspeitas de doenças deste tipo.

Veja também: Dormir mal aumenta a probabilidade de sofrer doenças e morte prematura

Problemas de excesso de peso

Neste ponto, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite, pois os pesquisadores descobriram que tanto o défice como o excesso de sono provocam problemas de obesidade. Quem dorme muito tem maior probabilidade de engordar do que quem dorme o recomendável. E aqui é importante referir a necessidade de incluir exercício físico no nosso quotidiano. Evidentemente que quem dorme demasiado passa muitas horas deitado e isso, sobretudo quando é aliado a uma alimentação errada, causa problemas de excesso de peso.

Veja também: Falta de sono e excesso de peso: entenda a relação

Maior probabilidade de desenvolver diabetes

Um estudo realizado no Québec revelou que as pessoas que dormem mais de 8 horas por dia têm o dobro da probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e outros problemas relacionados com a tolerância à glucose.

Então, quantas horas é que devo dormir para levar uma vida saudável?

Para que se sinta bem, é preciso que leve uma rotina saudável, onde esteja incluído exercício físico e uma alimentação equilibrada. Existem estudos para todos os gostos, mas a verdade é que esta é uma questão muito pessoal. Há pessoas que se sentem bem com seis horas de sono por noite e outras que precisam de nove para se sentirem revigoradas. Contudo, é importante referir que uma das causas de precisar de dormir muitas horas relaciona-se com a má qualidade do sono. É essencial que durma num ambiente confortável, com iluminação e temperatura adequadas. Quando não consegue ter estas condições, o mais provável é que acorde várias vezes durante a noite, o que faz com que interrompa os seus ciclos circadianos. E cada vez que a pessoa acorda a meio da noite, tem a sua pressão arterial e frequência cardíaca aceleradas, o que causa desordens no organismo que podem desenvolver problemas sérios.O aconselhável é dormir de 7 a 9 horas por noite e recomendamos que procure ajuda profissional sempre que se sentir demasiado cansado de manhã, mesmo depois de ter dormido várias horas seguidas. O excesso de sono não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem!

Veja também: Quantas horas devemos dormir por noite

O post Dormir mais de 8 horas por noite é mau para a saúde? aparece primeiro no Insônias.



This post first appeared on Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor, please read the originial post: here

Share the post

Dormir mais de 8 horas por noite é mau para a saúde?

×

Subscribe to Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×