Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que acontece com o cérebro quando estamos a dormir

Dormir é uma parte muito importante do Nosso dia e todos ansiamos pelo momento em que podemos cair na cama e esquecer o mundo durante umas horas. Descansar é essencial para que o cérebro possa guardar informações e dados acumulados durante todo o dia. Cada vez mais existem pessoas que têm problemas para Dormir, o que se tornou num verdadeiro problema de saúde pública. Dormir é muito importante para que a pessoa leve uma vida saudável e equilibrada. Neste artigo, vamos explicar o que acontece com o nosso cérebro e com o nosso corpo quando estamos a dormir!

O cérebro descansa, mas não para!

Pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago mostram-nos que apesar do cérebro também descansar enquanto dormimos, não deixa de estar a trabalhar. Os neurónios, durante o sono, ativam-se em sincronia para que toda a informação recolhida durante o dia seja processada. Durante o sono, o cérebro forma mielina de uma forma mais intensa, uma substância rica em lípidos muito importante para a boa conservação das fibras nervosas.

Desintoxicação do cérebro

Pesquisas levadas a cabo pela Universidade de Rochester indicam que o cérebro ativa todos os mecanismos que ajudam a limpar os resíduos prejudiciais que se alojam lá durante o dia. Este mecanismo, chamado de sistema linfático, elimina os beta-amidaloides que se encontram na região do cérebro.

Os nossos olhos mexem-se!

Se pensava que dormia apenas de olhos fechados e muito sossegado, está completamente enganado! Quando entra nos primeiros níveis de sono, os olhos rodam e quando o sono é profundo, eles comprimem-se.

A pele regenera-se

A nossa pele é coberta de células mortas que caem ao longo do dia. A velocidade com que as células mortas caem, aumenta enquanto estamos a dormir. Do mesmo modo, produzem-se mais células saudáveis. Dormir bem faz com que de manhã tenhamos um melhor aspeto!

A garganta fica mais fechada

É por causa disto que as pessoas ressonam! A musculatura do pescoço continua ativa durante todo o período em que dormimos, para que possamos respirar corretamente. Contudo, esta fica mais estreita, fazendo com que o tão desagradável ronco exista!

Grande libertação de hormonas

O sono em estados profundos tem a função de libertar hormonas importantes para o crescimento, fundamentais para a reprodução e para a regeneração celular. Durante o sono também libertamos prolactina, que tem a função principal de regular o nosso sistema imunológico, para que as nossas defesas estejam sempre no nível máximo.

Pressão arterial mais baixa

Como o nosso corpo tem uma baixa movimentação muscular e está em total repouso, a pressão arterial diminui bastante durante o sono. É também por isso que quando se levanta de repente após ter estado a dormir, se sente zonzo e sem forças!

O cérebro toma decisões

O nosso cérebro é capaz de processar informações e tomar decisões até quando a pessoa está a dormir. O nosso cérebro é tão complexo e bem construído que é capaz de fazer novas descobertas durante o sono.

E o que acontece com o cérebro quando não dormimos?

Não dormir faz muito mal ao nosso cérebro. O hipocampo é uma estrutura em forma de lua que temos no cérebro e que é responsável pela criação e armazenamento de memórias. Essa gestão das memórias acontece quando estamos a dormir e se não o fizermos corretamente, começaremos a ter problemas de memória. A falta de horas de sono faz também com que a pessoa fique com mais raiva, que fique mais pessimista e propensa a criar atritos com outras pessoas. Se não dormirmos, deixamos também de conseguir entender os assuntos facilmente, pois a fala de sono vai afetar os nossos processos cognitivos, fazendo com que o cérebro funcione mais lentamente. Um dos problemas mais graves causados pela falta de sono, é a perda de volume em regiões do nosso cérebro, como lóbulos frontais, temporais e parietal. E certamente que o encolhimento do cérebro é algo bastante prejudicial para nós!

Dormir é essencial para o nosso corpo e para a nossa mente. Quando não conseguimos descansar corretamente, sentimo-nos muito cansados e facilmente irritáveis. Além disso, quando não dormimos o tempo suficiente, o nosso organismo produz ghrelina e inibe e produção de leptina. Esta última tem a função de reduzir o nosso apetite, enquanto a primeira estimula o nosso apetite até níveis irracionais! Assim, é importante que durma as 8 horas por noite para manter um estilo de vida saudável e equilibrado!

O post O que acontece com o cérebro quando estamos a dormir aparece primeiro no Insônias.



This post first appeared on Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor, please read the originial post: here

Share the post

O que acontece com o cérebro quando estamos a dormir

×

Subscribe to Insonias - Causas, Tratamentos, Como Combater E Dormir Melhor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×