Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Insuficiência renal: o que é, sintomas, causas e tratamento

A insuficiência Renal é a condição em que os rins perdem a sua capacidade para filtrar o sangue e eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo, como ureia ou creatinina. 

A alteração no Funcionamento Dos Rins pode acontecer devido à desidratação, uso de drogas nefrotóxicas, choques, sepse, lesão nos rins por presença de pedras, tumores, alterações dos vasos sanguíneos renais ou doenças autoimunes.

A insuficiência renal, que mais recentemente é chamada pela maioria dos nefrologistas de falência renal, pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a velocidade com que há perda do funcionamento dos órgãos:

  • Insuficiência renal aguda ou injúria renal aguda: há uma rápida redução da função renal com sintomas que surgem de forma súbita;
  • Insuficiência renal crônica ou doença renal crônica: há perda gradual da função dos rins, levando a sintomas que se agravam ao longo do tempo. Geralmente acontece como complicação de outra doença, como diabetes, hipertensão e obesidade.

A insuficiência renal, ou falência renal, nem sempre tem cura e, por isso, em alguns casos, o tratamento pode incluir hemodiálise ou transplante de rim para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar.

Sintomas de insuficiência renal

Os principais sintomas de insuficiência renal são:

  • Pouca urina;
  • Urina com cor amarela escura e com cheiro forte e espuma;
  • Cansaço frequente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dor na parte inferior das costas;
  • Inchaço das pernas e pés;
  • Pressão alta;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cãibras frequentes;
  • Tremor, principalmente nas mãos;
  • Formigamento nas mãos e nos pés;
  • Pequenos caroços na pele;
  • Alteração do nível de consciência.

Ao observar estes sintomas é aconselhado que a pessoa consulte o nefrologista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e possam ser solicitados exames que ajudem a avaliar o funcionamento do rim e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.

O diagnóstico da insuficiência renal ou falência renal é feito por meio de exames de sangue, como dosagem de creatinina, ureia, sódio e potássio, e exames de urina com o objetivo de identificar a presença de proteínas na urina, o que é indicativo de alteração no funcionamento dos rins. Além disso, o médico pode indicar a realização de exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética, cintilografia renal ou tomografia computadorizada para a gravidade da alteração.

Qual médico consultar

O médico mais indicado para tratar a insuficiência renal ou falência renal é o nefrologista, que irá avaliar os sintomas, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas

A insuficiência renal ou falência renal pode acontecer como consequência de algumas situações que a curto, médio ou longo prazo podem prejudicar o funcionamento dos rins, sendo as principais:

  • Diminuição da quantidade de sangue no rim, devido a desidratação, mau funcionamento dos rins ou obstruções das artérias renais;
  • Lesão dos rins, devido a pedras nos rins ou substâncias tóxicas como medicamentos;
  • Interrupção da passagem de urina, causada por aumento da próstata ou presença de tumor;
  • Sepse, em que bactérias conseguem chegar ao rim e outras parte do corpo, podendo causar danos ao órgão;
  • Doença policística renal, que é caracterizada pela presença de vários cistos no rim, podendo prejudicar o seu funcionamento;
  • Uso de medicamentos e suplementos proteicos em excesso, pois podem causar danos ao órgão ou interferir em uma de suas funções;
  • Síndrome hemolítico urêmica, que é uma doença causada por uma toxina produzida por algumas bactérias e que resulta em lesão dos vasos sanguíneos, anemia hemolítica e perda progressiva da função renal.

As pessoas que possuem maiores chances de desenvolver insuficiência renal ou falência renal são aquelas que são diabéticas ou hipertensas e que não seguem o tratamento adequado indicado pelo médico.

Além disso, antecedentes familiares de problemas renais ou pessoas que já passaram por algum transplante antes ou possuem mais de 60 anos de idade também têm mais chance de desenvolver esta doença. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para insuficiência renal ou falência renal deve ser orientado pelo nefrologista e pelo nutricionista, podendo ser feita em casa ou no hospital, dependendo da gravidade da doença.

Na maioria das vezes, o tratamento é feito com o uso de remédios anti-hipertensivos e diuréticos, pois assim é possível favorecer a eliminação de substâncias tóxicas que possam estar acumuladas no organismo.

Nos casos mais graves, principalmente na doença renal crônica pode ser necessário realizar transplante de rim ou fazer hemodiálise, que é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando todas as impurezas que os rins não conseguem filtrar.

Além disso, durante o tratamento para falência renal, é importante que a pessoa siga uma alimentação indicada pelo nutricionista, que deve ser dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio, pois assim é possível prevenir a sobrecarga no rim. 

Como prevenir a insuficiência renal

Para evitar que os rins percam sua função, é fundamental ingerir bastantes líquidos e apenas tomar medicamentos com orientação médica, pois muitos remédios são eliminados pela urina e podem sobrecarregar as funções dos rins.

Outra recomendação importante é adotar um estilo de vida mais saudável, mantendo uma dieta pobre em sal e gorduras, além de praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana para evitar o sobrepeso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro.

Além disso, nos casos de pressão alta ou diabetes, deve-se fazer acompanhamento médico regularmente e tomar os remédios receitados pelo médico para evitar danos nos rins que possam causar a falência renal.

De: Tua Saúde



This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Insuficiência renal: o que é, sintomas, causas e tratamento

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×