Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lichia: 7 principais benefícios e como consumir

A Lichia, conhecida cientificamente como Litchi chinensis, é uma fruta exótica de sabor doce e com formato de coração, com origem na China, mas que também é cultivada no Brasil. 

Esta fruta é rica em compostos fenólicos, como as antocianinas e flavonoides, e em minerais como potássio, magnésio e fósforo e vitamina C que têm propriedades antioxidantes que auxiliam no combate à obesidade e diabetes, além de proteger contra doenças cardiovasculares.

Apesar de ter muitos benefícios para a saúde, a lichia também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando consumida em excesso, e inclui hipoglicemia em que ocorre uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o chá feito com a casca da lichia pode causar diarreia ou dor abdominal. 

A lichia pode ser comprada em supermercados ou mercearias e consumida na sua forma natural ou enlatada, ou em chás e sucos. 

Os principais benefícios da lichia para a saúde são:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em flavonóides, proantocianidinas e antocianinas, que têm um potente efeito antioxidante, a lichia ajuda a controlar o colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias, e por isso, ajuda a prevenir a aterosclerose e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio ou derrame cerebral.

Além disso, a lichia ajuda a regular o metabolismo de lipídios e a aumentar os níveis do colesterol bom, contribuindo para a saúde cardiovascular.

O magnésio e o potássio da lichia também ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e os compostos fenólicos podem inibir a atividade da enzima conversora de angiotensina, ajudando a controlar a pressão sanguínea.

2. Previne doenças do fígado

A lichia ajuda a prevenir doenças do fígado como fígado gordo ou ou hepatite, por exemplo, por conter na sua composição compostos fenólicos como a epicatequina e a procianidina, que têm ação antioxidante, o que reduz os danos nas células do fígado causados por radicais livres.

3. Combate a obesidade

A lichia tem cianidina na sua composição, que é o pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, com ação antioxidante, o que ajuda a aumentar a queima de gorduras. Esta fruta não contém gorduras e é rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso e no combate à obesidade. Apesar de ter carboidratos, a lichia tem poucas calorias e baixo índice glicêmico, cada unidade de lichia tem aproximadamente 6 calorias, podendo ser consumida em dietas de emagrecimento.

Além disso, alguns estudos mostram que a lichia inibe enzimas pancreáticas responsáveis pela digestão de gorduras da alimentação, o que reduz sua absorção e o acúmulo de gordura no corpo, podendo ser um importante aliado no combate à obesidade.

4. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que a lichia pode ser um importante aliado no tratamento da diabetes devido aos compostos fenólicos na sua composição, como o oligonol, que agem regulando o metabolismo da glicose e reduzindo a resistência à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a lichia contém hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose, ajudando no controle da glicemia.

5. Melhora a aparência da pele

A lichia tem vitamina C e compostos fenólicos que são antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

6. Fortalece o sistema imune

A lichia é rica em nutrientes como as vitaminas C e folato que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a lichia ajuda a fortalecer o sistema imune.

Além disso, a epicatequina e a proantocianidina também ajudam a regular o sistema imunológico, estimulando a produção de células de defesa.

7. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de mama, de fígado, do colo do útero, de próstata, de pele e do pulmão mostram que os compostos fenólicos da lichia, como os flavonóides, antocianinas e oligonol, podem ajudar a diminuir a proliferação e aumentar a morte de células desses tipos de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de lichia.


Componentes

Quantidade por 100 g de lichias

Calorias

70 calorias

Água

81,5 g

Proteínas

0,9 g

Fibras

1,3 g

Gorduras

0,4 g

Carboidratos

14,8 g

Vitamina B6

0,1 mg

Vitamina B2

0,07 mg

Vitamina C

58,3 mg

Niacina

0,55 mg

Riboflavina

0,06 mg

Potássio

170 mg

Fósforo

31 mg

Magnésio

9,5 mg

Cálcio

5,5 mg

Ferro

0,4 mg

Zinco

0,2 mg


É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a lichia deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir 

A lichia pode ser consumida na sua forma natural ou enlatada, em suco ou chá feito com a casca, ou como balas de lichia.

A porção diária recomendada é de cerca de 3 a 4 frutas frescas por dia, pois quantidades maiores do que as recomendadas podem diminuir muito o açúcar no sangue e causar sintomas de hipoglicemia como tontura, confusão, desmaio e até convulsões. 

O ideal é consumir esta fruta após as refeições, devendo ser evitado o seu consumo logo pela manhã.

Algumas receitas com lichia são fáceis, saborosas e rápidas preparar:

Chá de lichia

Ingredientes

  • 4 cascas de lichia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as cascas de lichia para secar ao sol por um dia. Depois de secas, ferver a água e despejar sobre as cascas de lichia. Cobrir e deixar descansar por 3 minutos. Beber em seguida. Este chá pode ser consumido por no máximo 3 vezes ao dia, pois pode causar dor abdominal, diarreia e aumento dos sintomas de doenças autoimunes por ativar o sistema imunológico.

Suco de lichia

Ingredientes

  • 3 lichias descascadas;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 copo de água filtrada;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Retirar a polpa da lichia que é a parte branca da fruta. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Servir em seguida. 

Lichia recheada

Ingredientes

  • 1 caixa de lichia fresca ou 1 pote de lichia em conserva;
  • 120 g de cream cheese;
  • 5 castanhas de caju.

Modo de preparo

Descascar as lichias, lavar e deixar secar. Colocar o cream cheese por cima das lichias com uma colher ou com um saco de confeiteiro. Bater as castanhas de caju num processador ou ralar as castanhas e jogar por cima das lichias. Servir em seguida. É importante não consumir mais do que 4 unidades da lichia recheada por dia.

De: Tua Saúde



This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Lichia: 7 principais benefícios e como consumir

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×