Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Veja uma lista completa dos primeiros sintomas da AIDS

Os sintomas de HIV são bastante difíceis de identificar e, por isso, a melhor forma de confirmar a contaminação com o vírus é fazendo o teste de HIV em uma clínica ou num centro de testagem e aconselhamento do HIV, especialmente se tiver acontecido algum episódio de risco, como relação sexual sem camisinha ou compartilhamento de agulhas, por exemplo.

Publicidade



No entanto, em algumas pessoas o vírus pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, que surgem cerca de 2 semanas após o contato com o vírus. Esses sintomas podem incluir:

- Dor de cabeça;
- Febre baixa;
- Cansaço excessivo;
- Ínguas inflamadas;
- Garganta inflamada;
- Dor nas articulações;
- Aftas na boca;
- Suores noturnos;
- Diarreia.

Geralmente, estes sintomas melhoram em até 2 meses e, por isso, acabam sendo confundidos com uma gripe. No entanto, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, isso não significa que o vírus foi eliminado e, por isso, continua 'adormecido' no organismo.

Esta fase sem sintomas pode durar até 10 anos e, durante esse período, o vírus continua se desenvolvendo silenciosamente no corpo, afetando o funcionamento do sistema imune e acabando por desenvolver a AIDS.

Idealmente, o HIV deve ser diagnosticado durante esta fase, antes de desenvolver AIDS, pois o vírus ainda se encontra em baixa concentração no organismo, sendo mais fácil de controlar o seu desenvolvimento com remédios. Além disso, o diagnóstico precoce também evita que o vírus se espalhe para outras pessoas, já que a partir desse momento não se deve voltar a ter relações sem preservativo.

Principais sintomas da AIDS

Após cerca de 10 anos sem provocar qualquer tipo de sintoma, o HIV pode provocar uma síndrome conhecida como AIDS, que é caracterizada por um grande enfraquecimento do sistema imune. Quando isso acontece, voltam a surgir sintomas, que desta vez incluem:

- Febre alta constante;
- Suores noturnos frequentes;
- Manchas vermelhas na pele, chamadas de Sarcoma de Kaposi;
- Dificuldade para respirar;
- Tosse persistente;
- Manchas brancas na língua e boca;
- Feridas na região genital;
- Perda de peso;
- Problemas de memória.

Nesta fase, é também frequente que a pessoa sofra com infecções frequentes como amigdalite, candidíase e até pneumonia e, por isso, o médico pode desconfiar do diagnóstico de HIV quando surgem muita infecções seguidas.

Quando já se desenvolveu AIDS é muito mais difícil tentar controlar o avanço da doença com remédios e, por isso, muitos pacientes com a síndrome acabam necessitando ficar internados para evitar e tratar as infecções que vão surgindo.

Como é feito o tratamento da AIDS

O tratamento da AIDS é feito com um coquetel de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo governo, que podem incluir os seguintes remédios: ​Etravirina, Tipranavir, Tenofovir, Lamivudina, Efavirenz.

Eles combatem o vírus e aumentam a quantidade e qualidade das células de defesa do sistema imune. Mas, para que tenham o efeito esperado, é necessário seguir corretamente as orientações do médico e usar preservativo em todas as relações, para evitar a contaminação de outros e ajudar a controlar a epidemia da doença. Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento da AIDS.

O uso do preservativo é importante até mesmo nas relações sexuais com parceiros já infectados com o vírus da AIDS. Este cuidado é importante, pois existem vários tipos de vírus HIV e, por isso, os parceiros podem ser infectados com um novo tipo de vírus, dificultando o controle da doença.

Entenda melhor a AIDS



A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV que debilita o sistema imune, deixando o indivíduo fraco e propenso a doenças que seriam de fácil resolução.

Após a entrada do vírus no organismo, as células de defesa tentam impedir a sua ação e, quando parecem conseguir, o vírus muda de forma e o corpo precisa fabricar outras células de defesa capazes de o travar.

Quando existe uma menor quantidade de vírus HIV no organismo e uma boa quantidade de células de defesa, o indivíduo fica na fase assintomática da doença, que pode durar até 10 anos. Contudo, quando a quantidade de vírus no organismo é muito maior do que as suas células de defesa, surgem os sintomas da AIDS, pois o organismo já está mais enfraquecido e não consegue travar nem mesmo doenças que seriam de fácil resolução.

Por isso, a melhor forma de tratamento para AIDS é evitar uma recontaminação com o vírus e tomar corretamente os medicamentos fornecidos pelo médico.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Veja uma lista completa dos primeiros sintomas da AIDS

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×