Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 recursos úteis do Android que acabam sendo esquecidos pelos usuários

Cada versão do Android traz muitos e muitos recursos novos. Alguns deles transformam imediatamente a maneira como trabalhamos, enquanto que outros somem sem chamar a atenção.

Publicidade



E então temos os recursos que ficam no meio disso tudo – ferramentas que parecem úteis, talvez despertem o nosso interesse, mas então se perdem no meio de tantas novidades e acabam esquecidos no dia-a-dia. Especialmente quando esses recursos estão fora da nossa visão e não são tão óbvios, é realmente fácil deixá-los de lado com o tempo.

Bom, vamos considerar essa postagem um lembrete amigável: esses recursos escondidos, que foram adicionados ao Android nos últimos anos, continuam lá e ainda são bastante úteis. Separe um momento para redescobri-los, e você pode se surpreender com a utilidade deles.

1 - Troca rápida de apps

Um dos recursos mais úteis do Android nos últimos tempos é também um dos menos conhecidos e mais difíceis de serem descobertos. Estou falando da função de troca rápida de apps, no estilo “Alt+Tab”, que foi introduzida com o Android 7.0 e continua sendo um dos meus atalhos favoritos no sistema até hoje.

Tudo bem se você esqueceu dele – ou talvez nem ouviu falar, em primeiro lugar – porque realmente não há nada que te levaria a pensar na existência dessa ferramenta. Mas desde que o seu smartphone esteja rodando o Android Nougat (ou versão mais recente), você pode dar um toque duplo na tecla Overview (o ícone no formato de um quadrado localizado próximo dos botões Back e Home) a qualquer momento para acessar rapidamente os dois aplicativos usados mais recentemente.

O recurso funciona mesmo a partir da tela inicial, fornecendo um retorno rápido para qualquer aplicativo que você tenha aberto por último.

2 - Fixação no menu de compartilhamento

Outra ferramenta interessante adicionada com o Nougat é a habilidade de personalizar a ordem dos apps no menu Compartilhar do Android – assim você pode manter os seus destinos favoritos/mais usados no topo da lista para facilitar o acesso.

Tudo que você precisa fazer é compartilhar algo a partir de um app, como o Chrome, e então apertar e manter o dedo sobre qualquer destino da lista. Feito isso, selecione a opção “Fixar Guia”. Também é possível fixar diversos destinos para compartilhamento - eles aparecerão em ordem alfabética no topo da lista.

No entanto, uma “pegadinha” pode deixar as coisas um pouco confusas. Isso porque nem todos os apps usam o menu de Compartilhamento do Android. O Google Photos, por exemplo, possui o seu próprio menu customizado. Nessas exceções um tanto confusas, as suas customizações não aparecerão.

Mas na maior parte dos aplicativos onde compartilhar é uma opção, você pode manter as coisas que mais usa no lugar mais conveniente – e quem não iria querer isso?

3 - Fixação de tela

Um recurso que passou despercebido por muita gente é o “Marcar Janelas”, que foi introduzido com o Android 5.0 em 2014. Ele te permite bloquear um app ou processo específico na sua tela e então exige que você desbloqueie seu aparelho antes que qualquer outra coisa possa ser acessada no aparelho.

A ideia, na verdade, é bastante interessante. Vamos dizer que você entrega o telefone para um colega de trabalho – talvez para ele visualizar um documento, ver algo em um site, ou fazer uma ligação rápida caso esteja sem o próprio telefone. Tire dois segundos para fixar na tela o app que for relevante para esse objetivo, e então você poderá ficar tranquilo sabendo que o restante das suas coisas estão seguras e inacessíveis até que o celular volte para as suas mãos.

Para usar o recurso, primeiro vá até a opção “Marcar janelas” nas configurações de segurança do sistema para certificar-se que ela está habilitada. Então apenas toque na tecla Overview (citada acima) e suba os cards na tela até chegar ao fim, onde estará o app mais recente (e que você quer fixar, no caso). Vê o ícone circular de um pino no canto inferior direito do app? Toque nele e pronto: esse app agora ficará fixado na sua tela. Você terá de segurar as teclas Back e Overview juntas e então desbloquear o aparelho antes que qualquer outro aplicativo possa ser aberto no smartphone.


4 - Customização de configurações rápidas

Se você é um pouco como eu, provavelmente usa com frequência o painel de Configurações Rápidas do celular – para se conectar rapidamente com uma rede WiFi, ligar o flash, colocar o telefone no modo Não Perturbar (Do Not Disturb) ou qualquer coisa do tipo.

E se você é um pouco como eu, provavelmente também esqueceu o quanto é fácil ampliar e customizar os atalhos que você quer nessa seção.

Desde o Android Nougat, é possível rearranjar as opções das Configurações Rápidas – o que significa que você também pode controlar quais atalhos aparecem como ‘chaves’ na visualização menor com apenas um deslizar de dedo na tela, que traz apenas seis ícones.

Mas o rearranjo básico é apenas o início do que você pode fazer: o Nougat também habilitou o suporte para adições de terceiros às Configurações Rápidas.

Para rearranjar a ordem, deslize o dedo de cima para baixo na tela, abrindo o painel de Configurações Rápidas. Lá, toque no ícone com três pontos na vertical e então escolha a opção Ordem dos Botões.

5 - Regras para o Do Not Disturb/Não Perturbar

Você continua silenciando seu smartphone manualmente à noite ou pouco antes de uma reunião? Desde o lançamento do Nougat, há uma maneira mais fácil (e nativa) para fazer isso de forma automática.

Vá até as Configurações do sistema e acesse a seção Sons. Lá, você deverá encontrar algo sobre Não Perturbar (Do Not Disturb). Toque nessa opção e verá uma lista de regras automáticas customizáveis sobre como o seu smartphone deve se comportar em diferentes dias e horários. Configure os horários em que gostaria de ter sossego e aproveite a facilidade (e a tranquilidade).

Este conteúdo foi originalmente publicado em IDG Now!


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

5 recursos úteis do Android que acabam sendo esquecidos pelos usuários

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×