Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

9 dicas para combater a insônia e dormir melhor

São uma hora da manhã e você continua deitada na cama sem conseguir dormir. Todo mundo já teve um dia ou outro como esse, mas a gente releva o quanto é importante ter uma boa noite de sono no dia a dia. Tanto que vive procurando formas de dormir melhor e aumentar a qualidade das nossas horas dormidas, além de buscar maneiras diferentes de lidar (e acabar) com a insônia.

Publicidade



Se você também faz parte desse time, veja algumas dicas bem legais para você dormir melhor e aproveitar bem os seus momentos de descanso – e acordar renovado para conquistar o mundo no dia seguinte.

1. Pare de tomar café mais cedo

Você sabia que a cafeína costuma ficar até 5 horas no seu organismo? Ou seja, se você tomar um cafezinho depois do jantar, às 20h, ele vai continuar no seu corpo até 01h. Dependendo da quantidade de café ingerido e da potência (se é mais forte ou fraco), fica bem óbvio que ele vai afetar o seu sono. O ideal é parar de consumir cafeína depois do almoço e fazer uma substituição por bebidas mais leves depois desse período.

2. Invista em chás de ervas

Falando em bebidas mais leves, que tal trocar o café por uma xícara de chá? Opte por ervas que acalmam, como a camomila, e por tomar a bebida até uma hora antes de deitar na cama, para não acordar com vontade de ir no banheiro.

Aliás, existem chás pensados justamente para esse momento, com uma mistura de ervas que acalmam e deixam você mais preparada para dormir (entenda: com sono!). Existe um certo conforto em tomar bebidas quentes à noite, que dão uma sensação de aconchego e te deixam mais relaxada para dormir melhor.

3. Evite exercícios físicos

Por mais que exercícios físicos sejam importantíssimos para a saúde, é melhor evitá-los muito próximo da hora de dormir. Você deve perceber como ir para a academia deixa você mais agitado e animado e isso não muda só porque você decidiu se exercitar à noite. Correr alguns quilômetros e tentar dormir logo em seguida não vai funcionar – apesar de se sentir cansado, o seu corpo estará estimulado e pronto para outras atividades. Dê pelo menos duas horas de espaço entre o fim do exercício e o momento de cair na cama.

4. Tenha uma rotina

Ter uma rotina soa como algo chato para você? Criar alguns hábitos que preparam para dormir (como sempre tomar uma xícara de chá em um certo horário, parar de usar o celular uma hora antes, tomar um banho quente e colocar um pijama), é uma maneira de condicionar o seu corpo a saber a hora de descansar. Com o tempo, essa rotina já vai deixar você com o sono, porque o seu cérebro fará o link entre essa rotina e a hora de dormir. Esse é um ótimo motivo para criar uma rotina e conseguir dormir melhor no dia a dia.

5. Opte por atividades relaxantes

Como foi colocado acima, não é legal fazer exercícios antes de dormir, mas como ocupar esse tempo? Pense no contrário, em atividades que relaxam e acalmam. Meditar por alguns minutos, praticar algumas poses de ioga, ler um livro… Atividades que não sejam muito estimulantes e que te deixem mais bem preparada para uma boa noite de sono.

6. Tome um banho quente

Assim como uma xícara de chá quentinha acalma, um banho gostoso também tem essa função. Ele relaxa o corpo, esquenta e deixa você mais sonolento – ou seja, é uma desculpa perfeita para cair na cama e entrar logo no mundo dos sonhos.

7. Invista na essência de lavanda

Aromaterapia é uma ferramenta incrível para ajudar com insônia e problemas para dormir. Um destaque é para a essência de lavanda, que relaxa, diminui a pressão arterial e deixa você em um estado mais calmo. Espirrar um pouco no quarto alguns minutos antes de dormir ou acender uma vela com essa essência (e apagá-la antes de deitar, claro!) já ajuda a cair no sono mais rápido.

8. Cuide do seu emocional o dia inteiro

Não adianta passar o dia estressado e querer relaxar antes de dormir. É preciso um equilíbrio para que esse estresse não afete o seu sono. Cuidar do que você está sentindo ao longo do dia, procurar desestressar, manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e criar hábitos que favoreçam o seu bem-estar é muito importante.

9. Mantenha os eletrônicos longe da cama

Mas se você não se sente confortável de ficar alguns dias longe do celular e das redes sociais, pelo menos desligue os eletrônicos uma hora antes de dormir. A luz azul afeta o ciclo do seu sono, faz mal para a pele e ainda causa insônia. Melhor deixá-lo longe da cama quando possível.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Medicina | MSN


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

9 dicas para combater a insônia e dormir melhor

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×