Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vacina contra febre amarela (atualizado para 2018)

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação da criança e do adulto, em alguns estados do Brasil, com indicação para pessoas que residam ou que irão viajar para áreas endêmicas, pois a doença é transmitida através da picada de mosquito Haemagogus Sabethes ou Aedes Aegypti.

Publicidade



Esta vacina deve ser aplicada para todos com mais de 9 meses de vida, especialmente até 10 dias antes de viajar para um local afetado, sendo aplicada por um enfermeiro no braço num posto de saúde. Porém, quem já fez esta vacina completa, pelo menos 1 vez na vida, não precisa voltar a fazer a vacinação antes de viajar, já que se encontra protegido para o resto da vida.

Quando tomar a vacina da febre amarela

A vacina contra Febre Amarela está indicada para todos os que vivem em áreas endêmicas mas também deve ser tomada por todos os que pretendem viajar para locais endêmicos, como região norte do Brasil e alguns países da África.

Os bebês com mais de 9 meses de vida já podem tomar a vacina, principalmente se vivem em locais onde há risco da doença. A vacina também é recomendada para pessoas que trabalham com turismo rural e trabalhadores que precisam entrar na mata ou floresta destas regiões.

Como é aplicada a vacina da febre amarela

A aplicação da vacina contra febre amarela é feita através de uma injeção na pele por um enfermeiro. A vacina pode ser aplicada em bebês com mais de 9 meses de vida e em todas as pessoas que possam estar expostas à febre amarela.

Como funciona a vacina fraccionada da febre amarela

Além da vacina completa da febre amarela, foi também liberada a vacinada fraccionada, que contém um quinto da vacina completa e que, em vez de proteger para toda a vida, apenas protege por 8 anos.

Durante esse período a eficácia da vacina permanece igual e não existe risco aumentado de pegar a doença. Esta medida foi implementada para permitir que um maior número de pessoas seja vacinada durante períodos de epidemia e a vacina fraccionada pode ser feita nos postos de saúde gratuitamente.


Contraindicações

Não é recomendado tomar a vacina contra febre amarelada durante a gravidez, sendo recomendado vacinar apenas em caso de epidemia. Também não se deve dar a vacina à pessoas que tenham alergia à proteína do ovo, alergia à canamicina e eritromicina, pacientes imunodeprimidos, tais como portadores de câncer, AIDS ou em uso de drogas imunossupressoras, infecções e crianças menores de 6 meses de idade.

É recomendado adiar a toma da vacina contra febre amarela nos seguintes casos:

- Até 3 meses após o tratamento com corticoides ou imunossupressores em doses elevadas, acima de 2 mg/kg/dia;
- Em caso de febre;
= Para mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses de vida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Vacina contra febre amarela (atualizado para 2018)

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×