Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Veja como apagar de forma segura os dados do seu smartphone Android antes de vender

É um ponto inevitável quando você tem um smartphone: a hora em que um modelo mais novo chega e seu bom e velho aparelho não é mais necessário.

Publicidade



Talvez a sua empresa tenha te comprado um novo smartphone Android. Talvez o seu antigo estivesse muito lento. Ou talvez você apenas goste muito de aparelhos eletrônicos e não conseguiu resistir a um determinado novo modelo.

Qualquer que seja o caso, é algo comum hoje em dia se encontrar com um celular extra em casa. E, apesar de poderem existir muitos usos práticos para um aparelho Android antigo, também há uma hora em que a melhor escolha é vender, doar ou apenas passá-lo para frente.

Antes de fazer isso, no entanto, você vai querer se certificar de que apagou e removeu de forma segura todos os traços do seu passado – porque a última coisa que você iria querer é que o novo dono do aparelho acabe se deparando com os seus dados pessoais ou profissionais.


1 - Certifique-se que o aparelho está criptografado

O maior medo na hora de “zerar” um aparelho Android é a possibilidade improvável, mas não impossível, de alguém depois usar ferramentas de recuperação de dados para tentar acessar os seus dados.

É por isso que o primeiro e mais importante passo na hora de apagar os seus dados do aparelho Android é criptografar o armazenamento local. Desse jeito, mesmo que o seu aparelho acabe nas mãos de uma pessoal com más intenções – e mesmo que essa pessoa consiga recuperar os dados apagados – as suas informações pessoais permanecerão virtualmente ilegíveis.

Se o seu smartphone é relativamente novo, há uma boa chance de que ele já esteja criptografado por padrão. Mas vale verificar isso para ficar tranquilo. Abra o aplicativo de Configurações, depois vá até a seção de Segurança e busque por uma opção de Criptografia (a palavra e a localização exatas podem variar dependendo do aparelho, mas não deve ser difícil achar essa informação nas configurações). Lá, você poderá ver se o seu smartphone está realmente criptografado – e iniciar o processo caso não esteja.

Vale notar que o processo pode levar algum tempo, e você não poderá usar o smartphone enquanto não terminar. Depois que for devidamente finalizado, no entanto, você pode ficar tranquilo sabendo que os seus dados possuem uma camada poderosa de proteção contra possíveis olhos curiosos.

2 - Remova o SIM card e qualquer cartão de armazenamento

Agora que os seus dados estão protegidos, tire um momento para confirmar que o chip da sua operadora e qualquer cartão de memória (normalmente SD ou microSD) tenham sido devidamente removidos do smartphone.

É preciso fazer isso porque os dois cartões estão conectados com a sua identidade e cheios de dados particulares, e não há razão para deixar nenhum deles em um aparelho que não será mais seu.

3 - Realize uma restauração de fábrica para apagar totalmente o seu aparelho

Essa parte é a verdadeira “limpeza” do smartphone: vá até o app Configurações e busque por uma seção chamada Fazer Backup e Restaurar – caso não a encontre, busque por Sistema ou Configurações Gerais e então tente encontrar os botões Fazer Backup e Restaurar ou apenas Restaurar

Encontre e selecione a opção para realizar a restauração de fábricas e selecione qualquer opção subsequente para apagar todos os tipos de dados e contas. O sistema provavelmente te dará uma ou duas telas de confirmação e te pedirá para inserir sua senha ou padrão. Completadas essas tarefas, basta esperar enquanto o Android faz o serviço (que pode levar alguns minutos).

4 - Remova qualquer associação de contas

Por fim, tire alguns minutos para remover manualmente o smartphone da sua conta Google e qualquer outra conta com a qual o aparelho possa estar associado.

Para o caso do Google, apenas acesse o buscador e pesquise por Google Device Manager. Feito isso, clique no link e então encontre o seu aparelho na lista, clique nele e selecione o botão (vermelho) Remover. Pronto: isso vai acabar com qualquer conexão do dispositivo com a sua conta do Google.

Depois é hora de pensar com calma em outras opções similares – ou seja, apps cujas contas estão conectadas ao seu smartphone. A lista pode incluir gerenciadores de senha como LastPass ou apps de autenticação como Authy.

Feito isso, você está pronto: seu aparelho Android foi limpo de maneira segura e agora está pronto para encontrar um novo lar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em IDG Now!


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

Veja como apagar de forma segura os dados do seu smartphone Android antes de vender

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×