Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Seo On Page – O Guia Definitivo Para Uma Otimização Perfeita

Tempo de leitura: 12 minutos

Todo webmaster quer ficar bem posicionado nas buscas do Google e um dos fatores que podem ajudar nessa caminhada é a realização de um bom trabalho de Seo On Page.

Explicação rápida, SEO ( search engine optimization em inglês e otimização para os motores de busca em português ) é um termo amplo, que podemos dividir em Seo OnPage e Seo OffPage.

 

  • Seo Onpage: Otimizações que realizamos dentro do site/blog.
  • Seo Offpage: Otimizações realizadas fora do blog visando prioritariamente a construção de backlinks.

 

Dito isso, voltemos ao artigo.

 

Não basta escrever aquele artigo imenso e publicar no seu site, infelizmente o Google Bot  ainda não é tão inteligente assim e precisa de alguma orientação  para saber do que se trata sua pagina.

Essa orientação é fornecida através de alguns sinais deixados por nós, estruturando nossa pagina corretamente.

Vejo muitos blogueiros desesperados para conseguir links para seus projetos, mas não fazem nem o trabalho primário, que é deixar sua pagina e seu conteúdo preparado para os motores de buscas. Mas nunca esquecendo que o foco principal é o usuário ( leitor )

Quando não cometem esse erro, pecam no excesso de otimização, enchendo o texto de palavras Chave ( keyword stuffing ).

Se você se encontra em uma das situações acima, esse artigo vai ajudar a deixar seu conteúdo muito mais amigável aos olhos do Google e pronto para alcançar altas classificações nas Serps.

Vamos juntos.

 

 

Pesquisa de Palavras Chaves

Antes de partimos para nossas melhores dicas, é fundamental que você tenha realizado uma boa pesquisa de Palavras Chave, a principal e as relacionadas.

Creio que você já saiba a importância dessa parte no processo, a escolha das palavras chave corretas é um dos fatores determinantes para o sucesso da nossa empreitada e você não pode e nem deve negligenciar esse passo.

Mas não se preocupe, apesar de toda importância você não precisa ser um mestre em pesquisas de palavras chave para encontrar alguns termos de buscas populares.

Existem diversas ferramentas que auxiliam na busca de uma Palavra Chave matadora, mas como nosso objetivo é simplificar, vamos usar as ferramentas oferecidas pelo Google gratuitamente.

Google suggest

A caixa de pesquisa e suas sugestões de termos mais buscados são incríveis. Não ignore o poder que existe nessa caixinha, pois ao digitar nossa palavra chave o google suggest mostra os termos mais populares, baseado na palavra chave digitada, ou seja, você terá os assuntos mais buscados no Google.

google suggest

No exemplo acima fizemos uma busca por “como criar um blog” que seria nossa Palavra Chave Principal. Logo abaixo podemos ver potenciais palavras chave relacionadas que cairiam muito bem em nosso artigo fictício.

Eu usaria as palavras chave “como criar um blog no WordPress” e “como criar um blog de sucesso”

Para incrementar ainda mais suas palavras chave, role a pagina até o final e veja se encontra mais alguma interessante em “Pesquisas relacionadas”.

on page seo-google pesquisas relacionados

 

Daria pra aproveitar “como criar um blog passo a passo” e fecharíamos nossa pesquisa com uma palavra chave principal e três relacionadas.

Cuidado para não cair em tentação e sair enchendo seu conteúdo com palavras chave relacionadas. Caso você cometa esse erro, obviamente seu conteúdo soará não natural e o titio Google não achará nada bom. Normalmente trabalho com até três palavras chaves ( 1 principal + 2 relacionadas ).

Planejador de palavras chaves do Google

A segunda ferramenta que iremos usar é o planejador de palavras chave do Google, vá ate o planejador e confira o volume de pesquisas para as palavras que você pesquisou.

volume de pesquisas

Apesar do resultado apresentado não ser 100% exato, o planejador de palavras chave do Google é uma excelente ferramenta para se iniciar.

Feito isso, agora você tem as palavras chave que vão nortear a criação do seu conteúdo, basta introduzi-las naturalmente no seu texto.

Não fique na paranoia contando a quantidade de palavras chaves que você já incluiu no texto, densidade da palavra chave é algo que você não precisa se preocupar, escreva e deixe que Sua Palavra Chave alvo apareça naturalmente.

Só para você não esquecer, inclua Sua Palavra chave principal e as relacionadas NATURALMENTE.

 

Check List Seo On Page

check-list-seo on page

Agora que você já tem sua palavra chave principal e algumas relacionadas, chegou a hora de otimizar sua pagina.

Seguindo esses passos, você já estará a anos luz a frente da sua concorrência, pois apesar de ser simples, a maioria dos webmaster ignoram o processo de seo onpage.

Então vamos lá.

 

Use a Palavra Chave no Título do seu Artigo

A tag titulo ( title tag ) é um componente crucial para o sucesso do nosso trabalho de on page seo. Devemos sempre incluir nossa palavra chave principal no titulo do nosso artigo e quanto mais a esquerda ( inicio ) melhor.

Mas seja criativo, não torne seu titulo chato e sem graça. Seguindo o nosso exemplo, não crie um titulo “Como Criar Um Blog”, crie algo compartilhável e com forte apelo, pode ser: “Como Criar Um Blog de Sucesso em 4 semanas. Garantido!”

É recomendável que seu titulo possua até 70 caracteres, que é o tamanho que o Google irá exibir nas buscas, os caracteres que ultrapassarem esse limite não vão aparecer nas buscas.

Mas sinceramente não me preocuparia com isso, sem contar que títulos mais incrementados tendem a ser mais compartilháveis nas redes sociais. Caso consiga criar um titulo criativo e dentro do limite de 70 caracteres, meus parabéns.

 

Mantenha Sua URL Amigável

Quando publicamos um novo artigo, a URL ( link permanente ) é gerada automaticamente, a menos que você edite manualmente.

Sugiro fortemente que você defina seus links permanentes para %Postname%, assim seus links serão criados baseados no titulo do seu artigo.

Esse passo é incrivelmente simples, mas muitas pessoas ainda o ignoram, e ainda nos deparamos com links desse tipo:

www.seusite.com.br/blog/p123

Ao configurar nossos links permanentes como % Postname%, nossa URL será muito mais amigável aos olhos do Google e dos usuários.

www.seusite.com.br/como-criar-um-blog

Diferença perceptível não é?

Caso o titulo do seu artigo seja muito grande, encurte sua url manualmente clicando no botão “editar” ao lado do link permanente e considere deixar somente a sua palavra chave.

E convenhamos, o link muito grande é feio, alem do mais o Google afirmou que o maior peso é dado até a quinta palavra de um link.

O link desse artigo é /seo-on-page-guia-definitivo/ , mas poderia usar somente /seo-on-page/ .

 

Otimize o Corpo do Seu Conteúdo

otimizar-conteudo-onpage seo

Tomar algumas ações dentro do seu conteúdo também são importantes e ajudam na otimização da sua pagina.

 

  • No inicio…

Sua palavra chave principal deve aparecer no inicio do seu artigo, dentro do grupo das primeiras 100 palavras. Não se preocupe, pois na maioria das vezes, com uma breve introdução do que os leitores encontraram no seu artigo você resolve essa questão.

 

  • Tags H1, H2, H3, H4…..

Nos meus artigos, uso no máximo até a Tag H4, dificilmente passo disso, às vezes nem chego, uso até a H3.

Essas tags são utilizadas nos subtítulos do seu texto e alem de destacar sua palavra chave, servem para quebrar seu texto e deixa-lo mais agradável para leitura.

Normalmente a Tag H1 encontra-se no titulo do seu artigo e 99% dos templates WordPress são criados com essa opção padrão. Se o seu tema não a tem, deveria ter.

Verifique essa informação olhando o código fonte do seu site ( no Firefox, botão direito do mouse >> código-fonte ).

Não tenha mais de uma tag H1 em seu texto.

A Tag H2 é usada para destacar um subtítulo mais importante no seu texto e aqui também é importante que você inclua sua palavra chave principal.

“Como Criar Um Blog de Sucesso”, é um excelente titulo para H2, além de termos nossa palavra chave alvo, ainda incluímos uma das relacionadas.

Mas não fique na ânsia de encher seus subtítulos com sua palavra principal, se tiver mais de um subtítulo com a Tag H2, diversifique com palavras chaves relacionadas.

A Tag H3 é minha preferida, dificilmente uso com minha palavra chave principal, mas sempre combino com palavras relacionadas e as de cauda longa.

 

  • Adicione Links Para Outros Sites

Aqui temos um grande problema, muito mais pela cultura dos webmasters brazucas que não linkam para sites de terceiros, não sei se por medo de concorrência.

Alguns estudos gringos mostram que linkar para sites de autoridade podem impulsionar a classificação de uma pagina no Google.

Então, não tenha medo de indicar outras paginas ( fique a vontade em linkar pra gente ), só tenha em mente que o assunto deve ser complementar ao seu artigo e gere valor ao usuário.

Aproveite e faça uma linkagem interna, indique outras paginas do seu blog que complementem o artigo, assim a chance de manter o usuário dentro do seu site será maior.

 

  • Deixe Suas Imagens Otimizadas

Não incluímos imagens somente para tornar nosso conteúdo mais atrativo para os leitores , imagens são uma peça importante nos nossos esforços de SEO.

Inclua imagens que ajudem a contar a historia do seu texto, mas também ajude os motores de busca a lerem sua imagem, você faz isso usando um texto alternativo.

Pra nós que usamos WordPress é fácil. Veja na imagem ao abaixo.

imagens-otimizaçaodeconteudo

Para deixar sua foto bem vista pelos motores de busca, salve a mesma com sua palavra chave alvo ou relacionadas e não esqueça o texto alternativo.

Porque salvar sua imagem com o texto de uma das palavras chaves? Se você reparar, sua imagem também gera um link, e o melhor cenário é que esse link seja relacionado ao seu conteúdo.

Você esta escrevendo um artigo sobre carros vermelhos, qual o Google vai enxergar melhor?

http://seusitesobrecarros.com.br/img_123456789,jpg

Ou

http://seusitesobrecarros.com.br/carrosvermelhos

Apos enviar suas imagens otimizadas pro seu WordPress, crie o texto alternativo no campo apropriado, conforme imagem acima e tenha ao menos uma imagem com sua palavra chave no campo de texto alternativo.

 

Meta-Descrição

Esse é um dos pontos que muitos webmasters ignoram e perdem preciosos pontos na hora de otimizar uma pagina.

Esse é o trecho que o Google mostra quando fazemos uma busca em seu site, e pode não parecer mas é um item super importante, podendo fazer que o usuário clique para ler seu artigo, ou então ignorar seu site e clicar em outro.

Os usuários de WordPress tem seu trabalho facilitado por conta de plugins SEO, o que uso e recomendo é o WordPress SEO da Yoast, aqui tem um artigo bem atual sobre a configuração desse plugin indispensável.

Veja na imagem abaixo como estruturei a meta-descrição desse artigo.

plugin yoast seo onpage

Não é nenhuma maravilha, mas diz claramente o que o leitor verá ao clicar no link do meu artigo. E o melhor é que inseri uma chamada a ação, “Clique e veja”, além de obviamente incluir minha palavra chave principal.

Hoje além de palavra chave alvo, sempre que puder incluir uma chamada a ação, faça. Não desperdice essa oportunidade e leve em consideração o usuário, crie a melhor descrição que você puder, pois é através dela que seu futuro visitante vai decidir se você merece seu clique ou não.

Caso você não preencha a meta-descrição, o Google pegará algum trecho do seu texto aleatoriamente, e isso não é bom.

 

Conclusão

O grande G, através dos seus algorítimos, usam mais de 200 sinais para classificar uma pagina, e obviamente é impossível atender a todos sinais.

Mais como vimos aqui, podemos controlar alguns desses sinais e fazendo esse trabalho já estamos alguns passos a frente da concorrência.

Então não se esqueça:

  • Faça um bom trabalho de busca de palavras chave
  • Inclua sua palavra chave principal no titulo do artigo
  • Deixe sua URL amigável ( permalinks ) e se possível somente com sua palavra chave alvo
  • Otimize o corpo do seu conteúdo ( tags H1, H2 e H3, imagens, links de saídas e palavra principal no inicio do artigo )
  • Crie uma meta-descrição matadora e com uma chamada a ação.

Como você pode ver, basta seguirmos um pequeno roteiro e seu trabalho de seo on page estará no caminho certo rumo as primeiras posições do Google.

Mas não esqueça de que nosso maior foco é o usuário.

Criticas, duvidas ou sugestões, deixe uma mensagem no campo de comentários.

O post Seo On Page – O Guia Definitivo Para Uma Otimização Perfeita apareceu primeiro em Empreendedor da Internet.



This post first appeared on Empreendedor Da Internet - SEO De Resultados E Estrategias De Backlinks, please read the originial post: here

Share the post

Seo On Page – O Guia Definitivo Para Uma Otimização Perfeita

×

Subscribe to Empreendedor Da Internet - Seo De Resultados E Estrategias De Backlinks

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×