Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

MATERIAIS ESPECIAIS

O descarte adequado, ou mesmo a reciclagem, de boa parte do Lixo produzido pelos indivíduos é um tema constante na sociedade atual. Alguns tipos de materiais necessitam de uma preocupação que vai um pouco além desses pontos. É o caso de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, material não passível de ser jogado fora junto dos resíduos domésticos. A seguir alguns exemplos do que fazer com os materiais especiais:


*Lâmpadas: as lâmpadas fluorescentes Devem Ser separadas em um lixo à parte, porque, quanto misturados a algum outro tipo de lixo, os cacos de Vidro costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas e por este motivo devem ser depositadas no lixo comum.


*Cacos de vidro plano e espelhos: quando o vidro for reto (liso), devemos embalar em jornal e colocar em um Lixo Separado. Estas sobras de vidro seguirão então para vidraçarias.


*Baterias: somente as baterias de telefones sem fio, filmadoras e celulares são recicladas. De acordo com a resolução n°257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os fabricantes e importadores ficam obrigados a coleta, transporte e armazenamento das pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio e mercúrio, bem como seus compostos. A mesma resolução obriga os responsáveis a informarem corretamente seus consumidores sobre o encaminhamento adequado deste material nas embalagens dos produtos. Para descartá-las, portanto, procure informações na embalagem ou na loja de produtos similares mais próxima.
Outros tipos de pilhas e baterias têm baixa concentração de metais pesados e por isto não são consideradas tão prejudiciais ao meio ambiente. Para descartá-las faça um lixo separado, pois as baterias podem se romper e contaminar o restante dos detritos.


*Óleo de cozinha: o óleo de cozinha é um dos alimentos mais prejudiciais ao meio ambiente e jogado no ralo da pia, ele vai para o esgoto comum e contamina rios e mares. Apenas um litro de óleo de cozinha polui um milhão de litros de água. Para reciclar, coloque o óleo em garrafas PET bem fechadas e entregue às cooperativas de reciclagem. Ele será utilizado em fábricas de sabão e na produção de biodiesel.



SEJA INTELIGENTE. SEJA SUSTENTÁVEL!

Fontes:
http://www.megalix.com.br/reciclagem/lixo-especial
http://www.abras.com.br/supermercadosustentavel/logistica-reversa/baterias-e-pilhas/pilhas-e-baterias-ja-tem-destinacao-correta/
http://www.blogdasaude.com.br/wp-content/uploads/2013/02/%C3%B3leo-de-cozinha.jpg
http://30.media.tumblr.com/tumblr_lelzzumPap1qckzpmo1_500.jpg






This post first appeared on Descarte Inteligente, please read the originial post: here

Share the post

MATERIAIS ESPECIAIS

×

Subscribe to Descarte Inteligente

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×