Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

12 benefícios da maçã para a saúde



A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do gênero Malus que são usados ​​pelos seres humanos. 

As maçãs crescem em pequenas árvores, de folha caducifólia que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. 


As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã. Em 2010, o genoma da Fruta foi descodificado, levando a uma nova compreensão no controle de doenças e na reprodução seletiva durante a produção da maçã.

Existem mais de 7.500 plantações conhecidas de maçãs, resultando numa gama de características desejadas.

Maçã vermelha.
Classificação científica
Reino:Plantae
Clado:angiospérmicas
Clado:eudicotiledóneas
Clado:rosídeas
Ordem:Rosales
Família:Rosaceae
Subfamília:Maloideae
Género:Malus


15 benefícios da maçã para a saúde

A fruta pode contribuir bastante com a saúde de quem a consome. Os benefícios da maçã abrangem o bem-estar do organismo, da pele e muito mais.

Consumi-la ajuda a evitar doenças. A polpa e a casca são ricas em vitamina C, cálcio, fósforo, potássio, fibras, antioxidantes, enfim, só vantagens!


Vamos lá para os principais benefícios:

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)
Tudo isso graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Mas fique atento, pois, ao retirar a casca, essa substância é totalmente eliminada do alimento e seus benefícios vão embora, também.

2. Evita o envelhecimento precoce
A maçã possui muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce. “Suas propriedades antioxidantes blindam nosso coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e mama”, aponta Roberta.

3. Protege a voz e a garganta
Como a maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que, entre diversas ações, atuam como adstringente a fruta auxilia na limpeza da boca e faringe. E acaba por contribuir com a saúde da voz.

4. Fortalece o sistema imunológico
O responsável por isso é a quercitina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

5. Ajuda o sistema digestivo
Por conta das boas quantidades de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, presentes na maçã, essas substâncias contribuem no alívio dos problemas no sistema digestivo, como diarreia, constipação intestinal, entre outros. Nesse caso, o indicado é consumir a maçã assada ou cozida, e até mesmo o chá de maçã.

6. Previne o derrame cerebral
Foi o que apontou um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda. Ao longo de dez anos, os pesquisadores acompanharam grupos de pessoas entre 20 e 65 anos. A conclusão da pesquisa apontou que aqueles indivíduos que consumiam alimentos de polpa branca, como a maçã, tinham 52% menos chances de desenvolver um AVC. Tudo isso por conta da alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

7. Combate à anemia
Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia. Além disso, a fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a boa absorção do ferro no organismo.

8. Dentes fortes e cérebro saudável
A maçã também pode ajudar nesses dois quesitos. Isso porque a fruta é rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

9. Ajuda a emagrecer 
As fibras encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que reduz as chances de ingerir alimentos em maior quantidade e, como consequência, contribui para o processo de perda de peso – se estiver seguindo uma boa dieta.

10. Alivia gastrite e úlceras
A quercitina (presente na maçã), ao formar um gel que protege a mucosa intestinal, torna-se uma boa aliada no processo de gastrite e úlceras gástricas.

11. Fortalece o sistema respiratório:
As maçãs são ricas em antioxidantes que podem proteger os pulmões. Um estudo realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que comer três maçãs por dia ajuda a amenizar o declínio natural das funções do pulmão e repara os danos causados pelo cigarro.

12. Diminui o risco de ter diabetes tipo 2:
A maçã é boa por ser fonte de diversas vitaminas, mas, na dieta de quem tem diabetes, o que ganha destaque é uma fibra chamada pectina, que se mostra eficiente no controle da glicemia.

Aproveite todos os benefícios da maçã
Para manter todas as benfeitorias da maçã, o ideal é consumir 1 porção da fruta por dia. E não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão em excesso pode engordar, levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

Fontes:

http://arevistadamulher.com.br
https://www.minhavida.com.br
https://pt.wikipedia.org



This post first appeared on Natureza Bela, please read the originial post: here

Share the post

12 benefícios da maçã para a saúde

×

Subscribe to Natureza Bela

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×