Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Equador: Polícia conecta 8 equatorianos com o grupo narco-guerrilheiro colombiano, Movimento Guevarista

Imagem arquivo ilustrativa fonte: PE



LH, 19/05/2022 



Os detidos, integrantes do Movimento Guevarista, devem responder por um suposto crime de tráfico de pessoas. Na operação 'Domino', que começou em 2019, as polícias do Equador e da Colômbia trabalharam, e há testemunhas sob proteção.

Agentes de inteligência os seguiram até o dia anterior às prisões. Eles estavam cientes, e entre si suspeitavam do monitoramento da Força Pública em Chimborazo, quando em Quito, (os criminosos) se reuniram para beber cerveja artesanal. Isso foi relatado por fontes de inteligência policial de alto escalão para (o jornal) LA HORA.

Assim chegaram as últimas notícias aos policiais encarregados de prender oito Pessoas ligadas ao Movimento Guevarista. No entanto, a prisão de seis homens e duas mulheres não está relacionada, inicialmente, a suas próprias atividades subversivas, amplamente documentadas pelas autoridades, mas a um possível crime de tráfico de pessoas ao enviar pessoas de Cotopaxi para a Colômbia e Venezuela para serem treinadas e reforçar militarmente o grupo.

Eles poderiam até responder judicialmente pelo desaparecimento de quatro pessoas que chegaram aos campos de treinamento da Segunda Marquetalia (ex-FARC) em Arauca, Venezuela. Especificamente para o lugar onde estava o pseudônimo ' Paísa ', que segundo as autoridades colombianas era um narco -terrorista sanguinário .

Conexão com um narcoguerrilheiro

Segundo boletim de ocorrência, Édison C. e Janeth Y., do grupo Guevarista, mantiveram contato com o ' Paísa ' em julho de 2021, na Venezuela. Nessa ocasião chegaram a acordos com o narcoterrorista para formar uma guerrilha latino-americana, preparar 50 membros do movimento em luta guerrilheira com os Comandos de Defesa Fronteiriça, no Putumayo; enviar 20 equatorianos à Venezuela para serem treinados; criar um acampamento em La Bonita; vender armas para ' Paísa ' e visar empresários para sequestrá-los e, assim, financiar o guevarismo.

E, ao que parece, tudo estava indo como planejado. Mas Hernán Darío Velásquez, nome verdadeiro de ' Paísa ', foi abatido em Arauca em 6 de dezembro de 2021, devido a disputas entre traficantes de drogas. A inteligência equatoriana afirma que naquele ataque um equatoriano forneceu segurança para o narcoterrorista e também que havia outro grupo de equatorianos que já haviam sido enviados pelo Movimento Guevarista .

O monitoramento, com a assistência da Polícia colombiana, determinou que o recrutamento e a doutrinação começaram em setembro de 2000 nas províncias de Cotopaxi, Chimborazo, Los Ríos, Manabí, Pichincha e El Oro. Um dos detidos na operação, realizada entre o Ministério Público e Polícia, Ernesto F., seria o líder. Ele é uma figura reconhecida da esquerda radical equatoriana.

Os campos de treinamento no Equador e na Venezuela

Com os planos em execução, segundo fontes policiais, o recrutamento e a doutrinação foram realizados nas províncias de Cotopaxi, Chimborazo, Pichincha, Manabí, Los Ríos, El Oro, Carchi e Imbabura. As reuniões aconteciam de sexta a domingo. Lá, os participantes trataram de aprender lutas de rua, uma introdução à guerrilha urbana, ideologia radical, autodefesa e disciplina paramilitar. Tudo para saber se poderiam ir para a Venezuela. Segundo as investigações, o Movimento Guevarista já teria cerca de 1.200 adeptos e 400 pessoas doutrinadas e treinadas em combate subversivo.

A investigação mostra que o Movimento ofereceu bolsas de estudo em uma universidade na Argentina com todas as despesas pagas e, uma vez que os jovens aceitaram as bolsas oferecidas, foram para Quito, para o setor de San Roque na rua Chimborazo, onde está localizado a sede. - conhecida como Casa Rebelde. Outros, por vontade própria, chegaram a viajar para o acampamento de Iván Márquez, o principal líder dos narcoguerrilheiros na Venezuela, na fronteira com o Brasil.

O desaparecimento de 4 pessoas

18 pessoas foram para a Venezuela. 14 retornaram em 4 de dezembro de 2021, mas quatro não. E esse é o problema jurídico que os membros do Movimento Guevarista têm atualmente, apontaram fontes governamentais de alto escalão. A localização real das quatro pessoas é desconhecida e suas famílias estão preocupadas.

Neste processo judicial há assistência judiciária internacional, com versões dos envolvidos, e também uma testemunha protegida que forneceu detalhes dos movimentos dos guevaristas.

Ernesto F., Edison C., Carlos C. e Silverio C. seriam os recrutadores. Enquanto, Édison C., Nelly Y., Gabriela G., Juan B. e Alexis M. teriam realizado o transporte, recepção e entrega das pessoas ao narco -guerrilheiro .

A Promotoria e a Polícia realizaram a operação na madrugada de hoje, 19 de maio de 2022, em Imbabura, El Oro e Pichincha. Foram nove batidas, onde foram encontradas armas e munições, informou o Ministério Público. Os oito detidos tiveram que chegar à Unidade de Flagrância para sua audiência, marcada para as 19h.

Fontes de inteligência garantem que deveriam ter aberto suas cartas para evitar o sequestro de um empresário nesta semana. O nome não foi divulgado.

Se forem considerados culpados do crime de tráfico de pessoas, poderão ser condenados a até 22 anos de prisão por tráfico de pessoas por recrutamento forçado para conflitos armados ou por cometer atos puníveis por lei, de acordo com o Código Penal vigente.

Pedidos de prisão

Organizações da sociedade civil (ONGs), como Inredh e Surkuna, foram até a Unidade de Flagrantes de Quito, denunciaram as ações da justiça no exterior. Eles asseguram, em vídeos nas redes sociais, que há um ataque político contra as lideranças do Movimento Guevarista . Inredh denunciou que até o meio-dia de hoje, 19 de maio, não conseguiu verificar a situação de sete dos oito detidos, embora tenha conseguido entrar em contato com Édgar F. Inredh, organização que afirma defender os Direitos Humanos, e assegurou que defenderá o preso.

Nota do editor do blog: O Equador está passando por uma crise de segurança pública, na qual as cadeias equatorianas se tornaram quartéis do narcotráfico de onde saem as ordens de execução ou criação de conflitos urbanos, para perturbar a paz e ordem pública, com o intuito de levar as autoridades a negociar. Não só o presidente Guillermo Lasso se dobrou aos criminosos, como deixou de fora o fato de que essas redes de comandos podem estar interligadas aos grupos paramilitares de guerrilha, como as FARC, que tem enorme presença no Equador. Ao negociar com os grupos narcotraficantes, Lasso acaba gerando um ambiente favorável aos grupos narcoguerrilheiros, pois veem que há disposição das autoridades equatorianas em evitar o conflito, em vez de usar a força, pois não querem fugir dos padrões das diretrizes internacionais de direitos humanos, as quais estão colocando em prática nesse contexto. O resultado é o crescimento acentuado do narcotráfico e da insegurança, bem como da atividade de grupos como o Movimento Guevarista. Ou o Equador abandona essas diretrizes, ou virará um México, e acabará negociando com atores políticos camuflados em organizações criminosas.

Artigos recomendados: Equador e FARC


Fonte:https://www.lahora.com.ec/pais/detenciones-movimiento-guevarista/



This post first appeared on Correio Paulista, please read the originial post: here

Share the post

Equador: Polícia conecta 8 equatorianos com o grupo narco-guerrilheiro colombiano, Movimento Guevarista

×

Subscribe to Correio Paulista

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×