Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

António Costa: o "Meio Vizinho da China" - Não Me Façam Rir!


Não me consigo conter, tenho forçosamente de falar novamente do banal António Costa.
O Primeiro ministro da esquerda radical tem a presunção de pensar que é um excelente aluno na arte do politicamente conveniente. Com que então o camarada Costa é vizinho da China? Certamente por empatia, pois por convicção do querido líder, o seu papá era indiano goês. Os moçambicanos discordam de tal afirmação; para aqueles o senhor Orlando Costa era um mestiço de origem goesa: os Frechaut de Moçambique são mestiços de origem francesa e negra.

Veja bem, António Costa, os seus “vizinhos” chineses devem tê-lo achado um desatento; porque apesar da interdependência económica, as relações entre aqueles e a sua amada Índia são tensas, tendo em conta que os chineses ocuparam vastas extensões de território indiano. Os chineses têm relações cordiais com o Paquistão com quem os indianos disputam o território de Kashmir.

O António é conhecido pela sua persistência inexorável, se calhar tem esperança que a política de détante unilateral empreendida pelo Partido do Congresso, desde os anos 50 do século passado, seja revertida por si, por ser chefe dum lugar na Europa onde o governo chinês tem grandes interesses. Logo matará dois coelhos de uma só cajadada: os pele amarela continuarão a injectar Renminbi neste jardim luso e de caminho honrará, simultaneamente, a sua ascendência marajá na pessoa do seu papá.

Uma pequena facécia: António Costa adora escolher qual das etnias melhor serve os seus propósitos. Por exemplo, ele é de origem católica goesa, portuguesa e francesa; os moçambicanos, que são uns antropólogos por excelência – não me perguntem como – são exímios em instantaneamente decifrar quando alguém tem sangue de negro por mais branquinho que seja; ou quando uma pessoa tem sangue de branco por mais escuro que seja. Pois bem, António, os moçambicanos pretos chamam-lhe monhé, mas a minha prima que é mesmo monhé (miscigenação de preto com árabe) diz que o senhor não tem essa categoria, embora lhe reconheça o mérito de haver chegado onde chegou. Para a prima Belarmina, o António é básico pois deixou-se enredar pela cultura da trivialidade; para os demais como os Wilson, Charles, Gussmann, Frechaut, Arnaud, Arnault etc... o António não passa de um afectado (mas olhe: j'adore le raffinement do seu francês). Para os canecos (miscigenação de brancos e goeses), o António merece-lhes o desprezo devido ao seu tom achocolatado; para os white mozambican, o António é um fofo; para os paquistaneses, indianos e afins, o António é um seu nada; os pretos dizem: ah, suka, não quero saber coisas de monhés, quando lhes apetece são brancos e quando lhes convém são apretalhados.

António Costa, já havia notado que alguma coisa lhe tolhia o espírito, mas garanto-lhe que não precisa de ter complexos de espécie nenhuma, visto ser portador de atributos que o colocariam num patamar invejável...na Ásia. Quanto a mim, não entendo mas respeito as suas escolhas étnicas e acho que dever-se-ia declarar português de uma vez por todas, esquecendo essa lenga-lenga do goês católico, agnóstico e outras inferioridades de permeio. Contudo, se continua desconfortável na pele de lusitano, vossa mercê faça uso da sua dupla nacionalidade, parta para Delhi, inscreva-se no Partido do Congresso, emparceire com a família Gandhi, já que como estes, o caríssimo descende de uma longa linhagem de gente super importante do século XVI: por favor, vá e seja feliz.

Ó Costa, esqueci-me de uma coisa: os chineses quando olham para si, dizem: mafuta!

Até para a semana        


(Fonte da Imagem: Diário de Notícias)
[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence)]


This post first appeared on Etnias - O Bisturí Da Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

António Costa: o "Meio Vizinho da China" - Não Me Façam Rir!

×

Subscribe to Etnias - O Bisturí Da Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×