Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça Gris: O game que me fez refletir


Siga nossas redes sociais:

Twitter
@MeuXP

Facebook
MeuXP


Depois que resolvi largar de vez os games AAA e os competitivos e me aventurar nos Indies passei a ter a mesma sensação de quando eu era mais novo: comprar um cartucho e torcer para que o jogo me divertisse. Nessa loteria já encontrei games muito bons e muito ruins, mas alguns são diferenciados. Não tem como nem dizer se é um bom game ou se é ruim, então como você julgará algo se ele é diferente da maioria? Isso é o Gris:

"Um game diferente da maioria de seu estilo (puzzle)"

Gris é um jogo independente de plataforma e aventura desenvolvido pela Nomada Studio e publicado pela Devolver Digital. Foi lançado no dia 13 de dezembro de 2018 para Microsoft Windows, MacOS e Nintendo Switch.

Nomada Studio



Depois de fazer jogos AAA e experiências interativas, os amigos de longa data Adrian Cuevas e Roger Mendonza conheceram o Artista Conrad Roset em Barcelona, ​​que estava ansioso por trazer sua arte para o mundo dos videogames por um longo tempo. Eles instantaneamente se deram muito bem e se prepararam para criar seu primeiro game, Gris; O que trará o estilo único do artista a um mundo interativo de maravilhas.

Gris é o primeiro game da Nomada Studio

Localizada em Barcelona, na Espanha, a Nomada Studio é composta por desenvolvedores experientes e artistas de games indies que conhecem muito sobre ilustração, cores e design gráfico. Em parceria com o artista Conrad Roset e música de Berlinist, Gris é uma grande obra de arte da Nomada.

Sobre o game


O game inicia em uma aura de muito mistério e pouco diálogo, tudo que você vê dentro do jogo parte da interpretação sobre sua própria realidade, então não pense que o jogo é tão simples quanto parece ou que ao ver um vídeo de um youtuber qualquer você conseguirá entender a narrativa, já que do início ao fim você é levado a descobrir que no fundo a personagem é você Mesmo, ou não, depende, eu mesmo me vi em várias fases da minha minha. Tudo branco, sem cor, aos poucos você vai recuperando as cores de sua vida.

Tudo começa quando você está no "céu" e de repente é levado ao "inferno", mas esse inferno pode representar principalmente nossos problemas e o quanto que uma pessoa pode se afundar se ela não tiver apoio suficiente. O game não te dá localização, indicação e nem nada, é uma jornada de você com você mesmo. A medida que você avança, você terá que resolver puzzels para ir de um ponto a outro e também encontrará algumas criaturas que te ajudarão em algumas soluções, mas mesmo as criaturas só vão até um determinado ponto contigo pois quem deve encontrar o próprio caminho é você. Sim! Mesmo que você tenha ajuda de alguém em um momento difícil, lembre-se que você é a única pessoa que pode de fato sair dos puzzels de sua vida.

Como ocorre na vida real, a medida que você se recupera, algumas "sombras" aparecem para não permitir que você suba e se recupere (representando uma recaída), essas sombras, ao longo do game se tornaram várias formas. 

Toda vez que eu avançada nessa busca pela minha recuperação, parte de uma estátua, que representava a mim (ou melhor, a personagem) mesmo era consertada, indicando que aos poucos eu estava finalmente saindo do inferno que minha vida se tornou. Com todas as peças da estátua montadas, a personagem pode se ver e se abraçar, nesse momento entendi que o game mostrou que nas vezes que você cai em um inferno, a primeira coisa que você deve fazer é se focar em resolver os problemas, se lembrando que nenhum problema, por mais difícil que seja, sempre há uma solução, assim, mesmo com a ajuda de alguém, quem deve realmente buscar a ascensão sempre deve ser você mesmo. Aquela estátua, no meu ponto de vista presentava o quanto ela se aceitava sendo a única coisa que faltava para ela voltar a ser feliz e viver tranquila em seu céu.

Trilha sonora


A trilha sonora ficou por conta da banda Berlinist, uma banda com sede em Barcelona. Nos últimos dois anos, eles produziram músicas originais para aplicativos digitais, exposições de arte e videogames.

Você pode ouvir a trilha sonora original do jogo abaixo:




Jogabilidade


Basicamente o game possui controles simples, já que seu objetivo não é ser um jogo frenético ou de puzzels difíceis mas ser uma obra de arte em forma de jogo, então não espere puzzles muito desafiadores, eu mesmo fiquei preso por um tempo pequeno em dois, no máximo.

Gráficos

O game usa desenhos em 2D mas lhe dando a sensação que você está em um quadro pintado a mão com uma paleta de cores bem agradável e relaxante.

Prêmios e indicações


Em 2019 o game venceu como game mais impactante no The Game Awards 2019, Melhor animação de Personagens em jogo pela Annie Awards, Direção de Arte, Contemporâneo dela NAVGTR Awards, Melhor Arte Visual pela Game Developers Choice Awards, Melhor Jogo Independente na Italian Video Game Awards e vários outros prêmios da indústria.

O que achamos?


O game é simplesmente lindo, belos gráficos, trilha sonora excelente, um game reflexivo e profundo, simplesmente uma obra de arte em forma de jogo. Há muito tempo eu não me emocionava jogando algo.

Quantos XP o game merece?

Sem XP - Não jogável
Level 1 - Péssimo
Level 2 - Ruim
Level 3 - Regular
Level 4 - Bom
Level 5 - Ótimo

Esse jogo é Level 5




This post first appeared on MEU XP - Tudo Sobre Games, Tecnologia, Animes, Fil, please read the originial post: here

Share the post

Conheça Gris: O game que me fez refletir

×

Subscribe to Meu Xp - Tudo Sobre Games, Tecnologia, Animes, Fil

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×