Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Combate à Síndrome de Burnout nas empresas é imperativo

Um quarto da população brasileira encontra-se afectada pela Síndrome de Burnout, conforme revela um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 2021.

Esta doença ocupacional, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é caracterizada por um estado crónico de esgotamento físico e emocional, resultante de condições de Trabalho adversas.

A prevalência desta síndrome no Brasil é tão significativa que o país ocupa a segunda posição no ranking mundial, sendo superado apenas pelo Japão, de acordo com o relatório da International Stress Management Association (ISMA-BR) do mesmo ano.

Causas e Implicações do Burnout, ou Esgotamento Profissional

As causas subjacentes da Síndrome de Burnout variam, mas incluem frequentemente excesso de trabalho, pressão constante, assédio moral e um ambiente organizacional tóxico.

Um estudo global da Goethe University destaca a correlação entre tipos de liderança e a incidência de Burnout, indicando que chefias autoritárias e abusivas podem aumentar a probabilidade de desgaste mental nos trabalhadores.

No Brasil, uma pesquisa da Mindsight, realizada em março de 2022, revelou que 87% dos trabalhadores já experienciaram uma liderança que provocou algum tipo de desgaste mental, sendo este comportamento mais comum em líderes masculinos.

Estratégias para a Promoção de um Ambiente de Trabalho Saudável

Para combater esta epidemia silenciosa de esgotamento profissional, é crucial fomentar um ambiente de trabalho saudável, justo e igualitário. Neste contexto, a colaboração entre os departamentos de Recursos Humanos e Compliance pode ser uma solução para implementar as melhorias necessárias.

A função primordial do programa de compliance é assegurar a conformidade com a legislação em vigor, incluindo leis e normas laborais. Este também é encarregado de prevenir e combater irregularidades, como o assédio moral.

Uma estratégia eficaz de compliance pode ser a implementação de um canal de denúncias, por meio do qual se recolhem e investigam informações sobre potenciais irregularidades. No caso de comprovação de conduta ilícita, a empresa deve aplicar as sanções previstas no seu Código de Conduta. Além disso, os treinamentos podem ser utilizados como estratégias preventivas. Antes de assumirem posições de liderança, os funcionários devem ser treinados sobre a conduta adequada.

Tratamento da Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout pode manifestar-se através de sintomas físicos e emocionais, que incluem cansaço excessivo, dores de cabeça, dificuldades de concentração, problemas gastrointestinais, dores musculares, alterações dos batimentos cardíacos, insónia, falta de apetite, isolamento e mudanças súbitas de humor. Os profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, são os mais aptos para identificar e tratar esta condição.

O tratamento geralmente envolve psicoterapia e, em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. A prática regular de actividade física também é recomendada para o alívio dos sintomas. O Ministério da Saúde (Brasil) alerta que, se não for devidamente tratada, a Síndrome de Burnout pode evoluir para distúrbios gastrointestinais e levar à perda total de motivação, culminando num quadro depressivo.

Em suma, as empresas têm um papel fundamental na prevenção desta síndrome. Devem promover um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para expressar preocupações e sugerir melhorias, e valorizar devidamente o trabalho da equipa.

Outros artigos interessantes:

  • Apple deixa de ser a favorita dos norte americanos!
  • Cientistas usam IA para combater superbactéria
  • Beosystem 72-23: A harmonia entre o passado e o presente


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Combate à Síndrome de Burnout nas empresas é imperativo

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×