Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gamificação do estudo ajuda no aprendizado; entenda como

Gamificação pode engajar e motivar os estudantes com técnicas de ensino diversificadas.

A educação está se transformando. Mais e mais ferramentas estão disponíveis para engajar os estudantes, como a tecnologia que avança a cada dia. Muitos educadores já fazem uso da gamificação, que é transformar o aprendizado com técnicas e estratégias de jogo. Isso faz com que a educação se torne mais dinâmica para os jovens, ao passo que captura sua atenção.

É possível aplicar elementos de concepções de jogos e seus princípios nas atividades educacionais. Os jogos e seus elementos Podem ser utilizados para educar de uma forma que entretenha e envolva os Alunos. Professores podem usar essa técnica para transformar as tarefas em objetivos divertidos.

Gamificação não é novidade, mas pode crescer

A gamificação já era utilizada no passado com crianças, como para dar distintivos e classificações para os escoteiros, por exemplo. Jogos educativos passaram a surgir e ser usados na sala de aula. Com a tecnologia e o computador, os jogos passaram a ser possíveis também de forma online.

Estudantes do curso de pedagogia podem ficar atentos a essa nova tendência para aplicar em seu futuro profissional. São diversas habilidades estimuladas através da gamificação, como a concentração, a memória, a autonomia e o trabalho em equipe.

Motivação e trabalho em equipe

Inserir essa ferramenta na sala de aula pode fazer com que o ensino se torne mais prazeroso. Os estudantes contam com um incentivo para aprender e podem evoluir de forma mais rápida. Também abre espaço para a participação dos alunos de forma coletiva.

Há diversos elementos que podem motivar um estudante em um jogo educacional, como a ação e o alcance de objetivos, a socialização com os demais colegas, a pontuação que pode ser adquirida, a imersão em um novo ambiente e o uso da criatividade.

É importante que os educadores saibam dosar os jogos e não criem um clima altamente competitivo, em que os alunos que não forem bem no jogo terminem se sentindo mal. O ideal é usar a gamificação para que os alunos se sintam motivados e interessados no ensino.

Inserindo os gamer no dia a dia do ensino tradicional

É possível fazer com que as lições sejam mais divertidas através da gamificação. Para tanto, o educador precisa pensar quais características de jogo são mais adequadas para tal situação e quais delas pode aplicar naquele momento para envolver mais os alunos.

Uma das formas de gamificar a aula é, por exemplo, transformar a aprendizagem em uma missão para diferentes grupos. Há também a possibilidade de premiar alguns hábitos saudáveis, como a concentração do aluno ou sua persistência diante de um fracasso.

O intuito é aumentar a produtividade em sala de aula e potencializar o engajamento do aluno. É fundamental perceber que tipo de jogos os alunos gostam mais e se motivam mais. Uma turma pode ser diferente de outra nesse aspecto e desejar tipos diferentes de gamificação. Assim, o educador deve estar aberto a adaptar-se.

Ouvir os estudantes é parte importante

É preciso ter atenção para que a gamificação seja uma vantagem no aprendizado. Se uma turma não estiver motivada com o estilo de jogo, é possível implementar outras estratégias de jogo. Os alunos também podem dizer o que preferem e o que eles acham mais divertido e motivador para eles.

Os alunos podem aprender mais sobre si mesmos quando interagem uns com os outros em um jogo. Eles desenvolvem seu próprio pensamento em uma competição saudável, além de aplicar sua persistência para resolver um problema. A disciplina para conquistar um objetivo é outro benefício que pode ganhar com a gamificação.

Muitos jovens estão acostumados a jogar videogame em casa ou até outros tipos de jogos. Existe uma familiaridade com essa forma de atuar no mundo. Ao levar a estrutura de um jogo para a sala de aula, o aluno pode se sentir mais próximo do que precisa aprender.

É possível ainda propor que os próprios alunos criem jogos para seu aprendizado. Isso dá voz aos participantes e faz com que eles se sintam parte da elaboração da aula. Podem assim se tornar mais ativos e responsáveis pelo ensino, e não somente seres passivos que absorvem o conteúdo.

Existem também diversos jogos educativos online que podem ser usados na sala de aula. O profissional de educação precisa explorar as diversas possibilidades para entender o que mais se encaixa para determinada turma de alunos dentro de seus objetivos de aprendizagem.

Um aprendizado passivo se dá através da leitura e da escuta. Ao ter que explicar, resumir e reestruturar um conteúdo, o aprendizado se torna ativo. A gamificação pode colaborar com esse processo de colocar o aluno em um lugar onde ele deve pensar, praticar e reproduzir o que se aprende.

Ao educador, cabe estimular os jovens para que se sintam curiosos e engajados. O progresso deles pode ser analisado, e o feedback dos mesmos também é importante para afinar os métodos usados. Uma gamificação customizada para cada turma faz com que os alunos se sintam mais livres para colocar sua personalidade na maneira como fazer uma tarefa.

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.



This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Gamificação do estudo ajuda no aprendizado; entenda como

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×