Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Logitech Lift review: ergonomia e desempenho a um preço razoável

A Logitech demarca-se no segmento de periféricos pela atenção dada aos detalhes, e pelo contínuo investimento na melhoria da ergonomia dos seus produtos, algo que está patente no rato vertical ergonómico Logitech Lift. Isto é especialmente verdadeiro quando falamos de ratos no geral, e basta para isso avaliar o sucesso crítico e comercial de linhas como a MX. 

A aposta da marca neste nicho data já de há algumas décadas, com alguns produtos a serem reconhecidos como pioneiros na forma como os ratos são usados, especialmente em contexto profissional. 

Os ratos verticais são especialmente diferenciados, apresentando-se como alternativa mais ergonómica e confortável, especialmente para os que passam longas horas ao computador, seja a escrever ou em tarefas relacionadas com design ou edição.

Logitech Lift: um rato vertical para (quase) todos

O Logitech Lift que tivemos a oportunidade de testar aproveita as melhores características do Logitech MX, reduzindo a sua pegada de forma a favorecer a redução da tensão exercida sobre pulso e braços durante a sua utilização. 

Mas como em quase tudo na vida, existe aqui também uma desvantagem que pode ser muito importante para um grupo específico de potenciais interessados. Se tens mãos de dimensões mais generosas, talvez queiras olhar para outras opções no mercado, já que as maiores vantagens do Logitech Lift se perdem nos utilizadores com mãos maiores. 

Com este produto, a Logitech mostra que ouve os utilizadores, e isso reflete-se nos pontos aos quais salta à vista que emprestou maior atenção. Ergonomia, claro, mas também uma autonomia extremamente longa e uma operação silenciosa, que faz até esquecer que o estamos a usar. 

O Logitech Lift é ainda compatível com a tecnologia Flow da marca, que permite que se ligue de forma imediata a até três dispositivos distintos – com a vantagem adicional de ser compatível com macOS, algo essencial no nosso caso particular. 

Design e ergonomia

A primeira coisa que salta à vista quando se tira o Lift da caixa é o seu aspeto particular, vincado pela inclinação de 57 graus que tem como objetivo otimizar a postura e reduzir o movimento do pulso. 

Na zona exterior deste corpo meio retorcido encontramos dois botões principais, com outros dois botões alojados discretamente no lado oposto, para facilmente poderem ser alcançados com o polegar. 

Junto aos botões principais temos ainda a roda de scroll e um switch dedicado para alterar em tempo real a sensibilidade do sensor.

O local onde descansa a palma da mão oferece um revestimento em borracha para aumentar o conforto e a sensação de controlo. O design está longe de ser ambidestro, este é claramente um rato vertical para quem usa preferencialmente a mão direita. Apesar disto, existe uma versão para canhotos.

Se virarmos o Lift ao contrário podemos verificar o seu formato oval e o compartimento que aloja não só a pilha AA que alimenta o rato como o adaptador Logi Bolt USB que permite o emparelhamento com qualquer dispositivo – relembrando que o Logitech Lift pode também ser emparelhado via Bluetooth. 

Um pouco acima temos o botão “easy-switch” que permite saltar entre 3 dispositivos em tempo real. Em conjunto com a funcionalidade Logitech Flow, isto possibilita a transferência de ficheiros entre equipamentos com diferentes sistemas operativos, por exemplo, ou simplesmente mover o cursor de um ecrã para outro.

No que às cores diz respeito, a marca oferece versões em Branco pastel, Rosa pastel e Grafite.

Software: Logitech Options

Todos os produtos Logitech mais recentes fazem uso da aplicação Options, que permite personalizar vários aspetos dos periféricos. 

No caso particular do Logitech Lift, isto confere ao rato vertical mais algumas funcionalidades que a sua estrutura básica parece incapaz de oferecer. Todos os 4 botões podem ser reconfigurados tanto em termos gerais como para aplicações particulares, e é aqui que ajustamos os DPI que podemos alterar on-the-fly no botão dedicado. 

O máximo que o Lift é capaz de oferecer são 4000 DPI, perfeitamente suficiente para a esmagadora maioria dos cenários em que vai ser utilizado. 

A aplicação Options é intuitiva e de fácil utilização, funcionando tanto no Windows como no macOS. 

Vale a pena comprar o rato vertical ergonómico Logitech Lift?

Em termos gerais, o Logitech Lift tem um desempenho bastante satisfatório, cumprindo tudo aquilo que se propõe a fazer. 

O seu formato singular faz com que encaixe de forma perfeita na palma da mão, a não ser que, como foi referido, tenhas mãos maiores. Existe alguma necessidade de habituação a este tipo de periférico, mas é bem mais reduzido do que imaginei. 

E o melhor é que rapidamente se começa a sentir uma alteração na postura, como benefícios imediatos n a redução da tensão dos músculos e tendões do braço. 

Os seus botões são perfeitamente capazes, sendo que a única crítica a apontar é a falta de feedback tátil dos botões principais. Algo que pode perfeitamente ser justificado pela tentativa de criar uma solução mais silenciosa, e até pelo preço do Lift, que pode ser comprado por 79,99€

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Logitech G Aurora é a nova linha de produtos gaming da marca
  • Asus Zenfone 9 é oficial: um topo de gama em todas as categorias
  • Samsung Galaxy S23 serão tudo o que desejávamos em Portugal!


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Logitech Lift review: ergonomia e desempenho a um preço razoável

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×