Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Volta às aulas em meio a pandemia de covid-19

Volta às Aulas Em Meio A Pandemia De Covid-19

Bom pessoal como muitos de vocês devem estar acompanhando pelos notíciarios alguns países estão reabrindo escolas e creches, aqui na Alemanha as escolas começaram gradativamente a funcionar no dia 04 desse mês, eu não sei como está sendo nos outros estados da Alemanha, mas aqui em Berlin (como já expliquei em outra publicação falando sobre como são as escolas por aqui) as escolas tem uma diretriz geral que devem seguir porém cada uma adaptou ao que melhor funcionasse a sua Escola. As creches (Kitas) por enquanto continuam fechadas.

Eu só posso falar sobre como está sendo na escola da Luiza, embora eu saiba que outras crianças da mesma idade e em escola diferente estejam fazendo seu cronograma de maneira bem diferente.

A Luiza está no primeiro ano, e na escola dela vai até o sexto, os primeiros a voltarem foram justamente as turmas do sexto ano, que depois de irem uma semana pra escola e como eles são os mais velhos deu pra ter uma ideia dos desafios que a escola teria com os mais jovens e o que fazer, foram sendo chamados gradativamente os outros anos, no dia 14.05 chamaram os segundos anos e no dia seguinte a Luiza começou com o primeiro ano, mas em nenhum dia todas as séries ficam juntas, tem um dia na semana pra cada série, e portanto a escola está sempre bem abaixo da sua capacidade.

Eu já expliquei que a turma da Luiza tem alunos do primeiro e do segundo ano, pois eles fazem várias matérias juntos, como cada criança tem seu plano de aprendizagem não tem problema que aconteça essa mistura (para entenderem melhor: clique aqui) portanto como estão separando os dias de aulas por séries a sala da Luiza está com metade da turma, em torno de 13 crianças, e todas as mesas foram reajeitadas para manter o distanciamento necessário, o horário de aula permanece o mesmo, a Luiza entra às 8:00 como antes mas o horário de saída de todos agora é ao mesmo tempo (o que não acontecia antes) e as atividades extras que eram do período de 14:00 às 16:00 foram canceladas, bem como o horário extendido de 16:00 às 18:00.

Toda a dinâmica da chegada e da saída dos alunos mudou também, antes as crianças chegavam e subiam sozinhas para suas classes, e agora a professora recebe eles no pátio, e na saída que antes nem todos iam embora ao mesmo tempo e geralmente os pais subiam na sala pra buscar os filhos e pegar as mochilas agora também não acontece mais, já que todos estão saindo às 14:00 é a professora que os leva para o pátio da escola onde nós os esperamos.

A questão de higienização está bem diferente por toda a escola e o restaurante embora continue fornecendo o almoço para as crianças também teve a rotina alterada. Os banheiros são supervisionados para que apenas um número limitado de crianças possam entrar ao mesmo tempo, todas as atividades esportivas foram canceladas até o próximo ano letivo, e toda essa questão de novas rotinas e higienização nos foi disponibilizada por um pdf enorme que mostra todas as diretrizes que as escolas estão sendo direcionadas a seguir.

Sobre o uso de máscaras não é obrigatório, a Luiza usou alguns dias, bem como vários amigos dela, mas agora diante do distanciamento que vem sendo rigidamente seguido nenhuma criança está usando mais.

Os dias que cada série e turma vão pra escola foram designados a nós por um calendário e sinceramente não tem nenhum padrão, há semanas que a Luiza vai apenas um dia, e em outras como essa que estamos que ela vai 3x, isso vai se manter até o começo das férias de verão.

Como nos sentimos? bom primeiro acho importante deixar claro que a ida das crianças à escola na Alemanha é compulsória, então não temos muito o que fazer, mas eu pessoalmente mesmo levando a pandemia a níveis seríssimos mandaria a Luiza pra escola mesmo se não fosse obrigatório, afinal é importantissímo pra ela e eu confio nas medidas de segurança que a Alemanha vem tomando, obviamente que há riscos, mas ainda sim acho que tem sido excelente pra ela poder ter um pouquinho de normalidade. Também confio muito na equipe da escola e nos professores da Luiza.

A Alemanha tem sido exemplo de como está lidando com essa questão da pandemia, e acho que todos tem acompanhado as notícias que parabenizam as ações da nossa Chanceler Angela Merkel, claro que nem tudo é perfeito e ainda temos um longo caminho a trilhar em busca de estabilização e redução dos infectados, mas estamos no caminho certo aparentemente.



This post first appeared on Bom Gosto De Mãe | Então Virei Mãe, E Tudo Na M, please read the originial post: here

Share the post

Volta às aulas em meio a pandemia de covid-19

×

Subscribe to Bom Gosto De Mãe | Então Virei Mãe, E Tudo Na M

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×