Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como trabalhar com Chocolate?

Tags: chocolate

Mesmo com tantos ovos de Páscoa deliciosos que vemos no mercado, acho um charme uma pessoa presentear outra com produções próprias. Você usa ingredientes selecionados, faz o recheio que quiser e ainda pode embalar o ovo traduzindo a sua personalidade.Para fazer o ovo de Páscoa, fiz um vídeo ensinando o passo a passo de como fazer, rechear e embalar os seus ovinhos – é só clicar aqui -, mas o que tem deixado algumas pessoas chateadas é que às vezes o brilho do chocolate caseiro não sai igual ao chocolate que você compra e a casca fica “marmorizada”. Isso acontece quando a pessoa esta trabalhando com temperaturas erradas do chocolate para derreter e temperá-lo, o que interfere também na solidificação do chocolate moldado.

+ Tutorial do Limão: Ovo de Páscoa Recheado com Bolo de Chocolate

Para ajudar, resolvi criar um Tutorial sobre como trabalhar com chocolate.

Usei o chocolate ao leite Genuine da Cargill, o primeiro chocolate produzido no Brasil com selo UTZ de sustentabilidade em Cacau. Para quem não sabe, o certificado é dado para empresas e fazendeiros que usam práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva. Um outro motivo que usei esse chocolate é porque a Cargill não faz o uso de lecitina de soja transgênica e o sabor é realmente muito bom.

Antes de tudo, para trabalhar com o chocolate, pique para ter um derretimento rápido. Quanto menor o pedaço, mais rápido ele irá derreter.

chocolate

Como trabalhar com chocolate

1ª Etapa

Para derreter o chocolate, você poderá usar o microondas ou derreter em banho-maria.

Banho-maria

1. Aqueça com uma panela com água e, quando começar a criar bolhas no fundo, desligue o fogo. Com o chocolate picado em uma vasilha, coloque sobre a água e mexa com uma espátula até derreter completamente.

Microondas

1. Com o chocolate picado em uma vasilha, coloque no microondas em temperatura média (50%) por 1 minuto. Retirar do microondas, mexer com uma espátula e retornar ao microondas por 30 segundos. Mexa bem até derreter todo o chocolate. Se precisar, retorne a vasilha com o chocolate por mais 30 segundos e em temperatura média.

chocolate

2ª Etapa

A temperagem também poderá ser realizada de duas formas: em pedra mármore ou granito ou no banho maria frio.

Mármore

2. Despeje o chocolate na pedra e comece a fazer movimentos de um lado para o outro com espátulas até atingir a temperatura labial.

Banho-maria

2. Coloque a vasilha com o chocolate derretido em um banho maria frio (use gelo para ajudar a esfriar a água).

chocolate
mármore ou granito
chocolate
Banho-maria frio

O mais importante nessa etapa é que o chocolate chegue à temperatura correta: 27ºC.

chocolate

Antes de usar o chocolate derretido, mexa com uma espátula para que você não use grumos.

Não use uma colher de inox pois ela transmite calor da sua mão para o chocolate

3ª Etapa

Para usar esse chocolate derretido, você poderá banhar um bombom ou moldar em forminhas especiais, como ovos de Páscoa ou com forminhas de gelo.A dica para modelar é vibrar um pouco o molde para tirar bolhas de ar e em seguida colocar o molde na geladeira para endurecer o chocolate.

chocolate
Para banhar o bombom, é necessário ter um garfo especial e próprio para segurar. A dica para banhar com o chocolate é assim que retirar do banho, retirar o excesso de chocolate dando uma leve batida no cabo do garfo com a borda da vasilha e em seguida colocar os bombons sobre um papel manteiga até secar. A armazenagem pode ser feita em temperatura ambiente ou em geladeira.Agora é só fazer os Ovos de Páscoa clicando aqui!

Se quiser ver outros Tutoriais do Limão, clica aqui.

O post Como trabalhar com Chocolate? apareceu primeiro em Limão com Alecrim.



This post first appeared on Limão Com Alecrim, please read the originial post: here

Share the post

Como trabalhar com Chocolate?

×

Subscribe to Limão Com Alecrim

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×