Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Banana, a melhor opção para a produção orgânica


Resultado de imagem para banana orgânica
O manejo natural da banana torna o fruto uma das culturas mais fácil de ser adaptada para o sistema orgânico. De acordo com Ana Lúcia Borges, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura, aproximadamente, dois terços de toda a massa da bananeira retorna para o solo, restituindo quase 70% dos nutrientes que produz, não sendo necessário colocar tanto adubo. E isso vem do encontro com os métodos orgânicos, que exigem técnicas ambientalmente sustentáveis e a não utilização de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis.
Insumos como fertilizantes, corretivos e inoculantes só Podem Ser Usados se permitidos em Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No mercado existem produtos certificados. Os nutrientes podem ser supridos por meio de fontes orgânicas (adubo verde, esterco animal, torta vegetal ou cinza) ou minerais naturais (calcário, fosfato natural e pó de rocha), além de sua mistura. Quando o produtor aproveita resíduos da sua propriedade, além de reduzir custos com transporte, ele também utiliza coberturas vegetais apropriadas para o ecossistema da região.
“A agricultura orgânica é mais adequada e viável ao pequeno agricultor, porque ele pode usar tudo da sua área. Se ele tem um animal, até mesmo uma galinha, pode usar o esterco, fazer o composto e colocar na bananeira”, explica Ana Lúcia. Segundo a pesquisadora, outros resíduos que podem ser usados no composto são bagaço de laranja ou de cana-de-açúcar, cinzas de madeira, polpa de sisal, raspa de mandioca, torta de algodão, cacau ou mamona.
Saudável
De acordo com Ernani Teixeira Campos Júnior, gerente da Fito Produtos Orgânicos, esse tipo de produto é procurado por quem busca uma alimentação mais saudável. “Muitas mães usam a banana orgânica para fazer papinha para seus bebês. A venda tem crescido. Quem experimenta, dificilmente volta para a convencional. Geralmente, ela é mais cara que a convencional, mas, no período de safra, já ocorreu de ficar até mais barata”, conta Ernani.
Custo
No processo de produção da banana orgânica não é usado nenhum produto para forçar o amadurecimento do fruto, sendo necessários nove meses para a colheita. Segundo Gilvan, a fruta é um pouco menor que o convencional, mas seu paladar é completamente diferente. Como o processo não permite produzir o ano todo, a produção total é menor. Segundo o produtor, o custo da banana orgânica chega a ser cerca de 40% maior, reflexo do maior custo de produção.

Fonte: Estado de Minas



This post first appeared on Mundo Organico, please read the originial post: here

Share the post

Banana, a melhor opção para a produção orgânica

×

Subscribe to Mundo Organico

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×